Trocar veículos: dá para saber quando está na hora?

trocar veiculos

Além do prazer pessoal em dirigir um carro zero, existem muitas vantagens em trocar veículos usados por modelos novos, desde que isso seja feito na hora certa. E se você está se perguntando se existe uma forma de saber esse momento, saiba que: sim!

É possível saber a hora certa de trocar de carro observando certos aspectos. Você deverá avaliar, é claro, o que melhor se encaixa na sua situação. Vamos ver alguns fatores básicos que poderão te ajudar a entender quando trocar o seu carro por um zero.

1. Quilometragem do veículo

Um dos fatores mais clássicos que indica quando mudar de carro é a quilometragem. Por melhor que seja o veículo, é natural que ele sofra desgastes com o uso, que poderão persistir apesar das manutenções.

Quando o carro alcançar cerca de 60.000 quilômetros rodados pode ser uma boa hora para trocar. O ideal é não deixar chegar nos 100.000, pois além dos custos maiores com a manutenção, o veículo também acabará mais desvalorizado na revenda.

2. Tempo de Uso

Outro parâmetro interessante para saber se está na hora de trocar de carro é o tempo de uso. Nem sempre o veículo é muito rodado, isso varia de acordo com cada usuário. No entanto, existem desgastes que ocorrem devido a outros fatores, como o clima e o passar do tempo mesmo.

O período ideal para permanecer com um carro é por cerca de 5 anos. Além de evitar os problemas que tendem a crescer depois desse tempo, esse “prazo” também facilita a revenda sem maiores prejuízos.

Se tratando de modelos de luxo a coisa é ainda mais ligeira. Carros de luxo apresentam uma desvalorização ainda mais acelerada e custos com manutenção muito maiores. Portanto, neste caso o tempo ideal para troca é de no máximo 3 anos de uso ou 50.000 quilômetros rodados.

Powered by Rock Convert

3. Gastos com Manutenção

É provável que se você ficar atento à quilometragem, ao tempo de uso e realizar as manutenções preventivas do carro regularmente, não chegará ao ponto de perceber um gasto com a manutenção que justifique a troca.

No entanto, este também é um parâmetro para trocar veículos. Se o valor anual gasto com a manutenção do carro começar a ultrapassar o seu valor de venda, está na hora de passá-lo adiante e comprar um novo. Para ter um parâmetro você deve consultar a tabela Fipe.

4. Desgostos com a Marca

Não é só o desgaste físico do carro que pode acabar gerando prejuízos para você. O desgaste da relação com uma marca ou concessionária. Também pode ser um indicador de que está na hora de cortar as relações e buscar novos horizontes.

 Então, se nesse contexto você tiver condições de trocar o veículo, não espere que ele acabe mais desvalorizado para tomar uma iniciativa.

5. Mercado de seminovos

Outro fator que pode ser determinante para saber quando trocar veículos é a movimentação do modelo no mercado. É importante ficar atento em saber se um novo lançamento ou alguma ação da marca poderá desvalorizar drasticamente o seu carro.

Se algo desse gênero estiver nas previsões, pode ser que ainda que você não esteja muito preocupado em trocar por outros fatores. Esse pode ser o momento de evitar prejuízos futuros.

Esses são alguns fatores que poderão te ajudar a decidir a hora certa de trocar o seu veículo por um novo. Já tomou sua decisão? Conte para nós, deixe um comentário!

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco