Segurança dos pedestres: Recomendações para transitar com segurança

pedestres

No post de hoje iremos mostrar as recomendações para a segurança dos pedestres e além disso, mostrar os direitos que os mesmos possuem…

O pedestre é a parte mais frágil no trânsito. Em meio a grande circulação de carros, motos, caminhões, ônibus e outros veículos, ele geralmente está em uma velocidade muito menor, não tem quase nenhuma segurança e não é obrigado a usar equipamentos de proteção adicionais. Isso faz com que qualquer acidente se torne muito perigoso. Neste post, você vai ler algumas recomendações para garantir a segurança dos pedestres.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os pedestres têm direitos e deveres estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, o CTB. As regras partem do princípio de que a preferência é sempre para o menor, ou o mais fraco. Dessa forma, o pedestre tem prioridade sobre qualquer outro veículo

Estar em preferência, no entanto, não quer dizer que o pedestre pode fazer o que quiser e de qualquer forma no trânsito. Por isso, além de direitos, há também deveres que ele deve cumprir para promover a segurança no trânsito. É sobre isso que vamos falar!

Direitos do pedestre

De acordo com o CTB, o pedestre tem assegurado o direito a utilizar passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação. Em áreas urbanas, quando não houver ou não for possível a utilização deles, a circulação poderá ser feita na pista de rolamento, com prioridade sobre os veículos. Os pedestres, então, deverão transitar pelas bordas da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, desde que não seja proibido pela sinalização e que a segurança não fique comprometida.

Powered by Rock Convert

Ao atravessar a via em cima da faixa de pedestre, há prioridade de passagem desde que não haja sinalização semafórica. Se houver, mesmo que o sinal feche durante a travessia, o pedestre que já tiver iniciado a passagem tem preferência. O motorista que descumpre isso comete infração gravíssima, sob pena de multa e perda de pontos na carteira de habilitação.

Deveres do pedestre

Existem deveres ara garantir a segurança dos pedestres. Dentre eles, estão:

  • – Olhar para os dois lados antes de atravessar uma via;
  • – Aguardar a passagem do veículo ou a completa parada dele antes de iniciar a travessia;
  • – Atravessar sempre em linha reta, sem correr;
  • – Ao descer de um veículo, olhar atentamente para os dois lados e esperar que ele pare totalmente antes de desembarcar.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os pedestres também podem ser multados. De acordo com o artigo 254 do Código Brasileiro de Trânsito, poderá ocorrer cobrança de multa ao pedestre que:

  • – Andar nas pistas, exceto para cruzá-las onde for permitido;
  • – Cruzar a pista nos viadutos, pontes, ou túneis, salvo onde exista permissão;
  • – Atravessar a via dentro das áreas de cruzamento, salvo sinalizado;
  • – Usar a via para evento (passeata) sem autorização;
  • – Andar fora da faixa, passarela, passagem aérea ou subterrânea;
  • – Desobedecer à sinalização de trânsito.

Recomendações

Para garantir a segurança dos pedestres, fique sempre atento para o que acontece ao seu redor, onde quer que esteja. Isso inclui dar menos atenção ao celular e evitar ouvir músicas com volume alto nos fones de ouvido. Tente fazer com que seja sempre visto e previsível. Respeite os semáforos, as faixas de pedestre e as demais sinalizações de trânsito.

Essas são algumas das recomendações para os pedestres. Para vivermos em harmonia em um trânsito seguro, é necessário respeito, educação e bastante atenção. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Vantagens de ter um rastreador veicular da Declatrack

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.