Carros autônomos: o futuro já é realidade

carros autônomos

Já pensou usar um veículo que dirige sozinho? Com os carros autônomos, essa realidade está cada vez mais próxima de ser vista nas ruas e de acontecer com você. Neste post, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de transporte. Confira!

O que são os carros autônomos?

Um carro autônomo é um modelo tecnológico e inovador que dispensa a ação de um ser humano na sua condução. Com ele, o “motorista” se torna apenas um ocupante, podendo fazer diversas outras atividades. Como por exemplo: ler, conversar ao celular ou simplesmente relaxar enquanto segue o trajeto.

Hoje em dia já estão disponíveis no mercado automobilístico brasileiro, veículos que realizam funções parciais autônomas. Em alguns modelos, o motorista pode contar com funções muito úteis como detecção de mudança de faixa não intencional, assistente de estacionamento e piloto automático. Os casos autônomos, no entanto, ainda estão em processo de desenvolvimento. Empresas como Google, Tesla, Uber e Volvo já estão trabalhando em projetos bem avançados que envolvem esses modelos.

Como eles funcionam?

Os casos autônomos funcionam a partir de vários computadores, radares e sensores. Esses equipamentos captam e interpretam dados coletados a todo momento. Obstáculos, semáforos, trânsito e outros fatores são imediatamente detectados. Com isso, ele consegue determinar o caminho a ser seguido a partir de um simples pedido do ocupante. Os carros autônomos realizam todo o processo de condução como aceleração, troca de faixa, conversões, acionamento de faróis e limpadores, frenagens, etc.

Powered by Rock Convert

Quais são as vantagens?

Segurança

Talvez a principal vantagem dos carros autônomos seja a segurança, por impedir que ocorram falhas humanas como acidentes causados por sono, embriaguez ao volante e violação de normas, por exemplo.

Comodidade

O interior do carro pode acabar virando uma sala de estar ou mesmo um quarto, já que o ocupante não precisa estar 100% atento à condução do veículo. Com isso, esse tempo de deslocamento pode acabar sendo muito mais produtivo, pois, é possível falar ao telefone, checar e responder e-mails, se maquiar ou resolver outros problemas, por exemplo.

Economia

A previsão de um estudo norte-americano é que os carros autônomos gerem economias bilionárias, já que com mais segurança os acidentes seriam cada vez mais evitados. Com apenas 10% de participação desses modelos no trânsito de veículos, é possível poupar mais de mil vidas por ano, além de evitar mais de 200 mil acidentes. O impacto direto na economia é estimado em mais de 5 bilhões de dólares.

Essas são as respostas para as principais dúvidas sobre os carros autônomos. A médio prazo, os testes em desenvolvimento já vão permitir que esses veículos sejam comercializados. Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Então comente abaixo.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco