Carros elétricos: Saiba tudo sobre eles

carros elétricos

Os carros elétricos estão cada vez mais perto de serem produzidos em larga escala e passar a integrar uma fatia maior do trânsito de veículos. Uma vez que de acordo com o estudo Electric Vehicle Outlook 2017, da Bloomberg New Energy Finance, metade das vendas de carros zero-quilômetro em 2040 será de elétricos, e um terço da frota no mundo será movida a eletricidade. Você sabe como funciona um carro elétrico ou quais as principais vantagens desse modelo? Então confira este post!

Como funciona um carro elétrico?

A bateria de carros elétricos geralmente é feita de íon-lítio, como a dos celulares. Para ter a capacidade necessária para garantir uma boa autonomia ao veículo, no entanto, elas precisam ser muito maiores. Pesando cerca de 200 quilos, ela representa de 10% a 20% do peso total do automóvel, além de 40% do custo.

Além da ré, existe apenas uma marcha em carros elétricos. Isso porque a força que causa o movimento é diretamente proporcional à energia exercida pelo motor. Dessa forma, não há engrenagens como as de um veículo “normal”.

Já os freios são regenerativos. Isso quer dizer que eles transformam quase todo o calor gerado pelo atrito entre as pastilhas e o disco em energia elétrica. Além de reabastecer a bateria, isso diminui a necessidade de recarga e aumenta a autonomia do veículo.

Quais são as vantagens?

Motor mais eficiente

Um motor a gasolina tem uma eficiência de 0.98kw/h por quilômetro. Já um motor elétrico utiliza de 0.1kw/h a 0.23kw/h por quilômetro. Isso quer dizer que carros elétricos precisam de menos energia para entregarem praticamente o mesmo desempenho.

Powered by Rock Convert

Condução mais agradável

Por não terem pedal de embreagem e nem caixa de marchas, os carros elétricos proporcionam uma melhor condução ao motorista e passageiros. Além disso, A aceleração é constante e uniforme, o que elimina os trancos comuns no dia a dia e o esforço repetitivo para trocar marcha nas cidades.

Muito econômico

Para percorrer a mesma distância, os carros elétricos consomem até 10 vezes menos com eletricidade do que veículos movidos a gasolina gastam com o combustível. Além disso, o rendimento médio é maior que o de um veículo 1.0 com motor “convencional”.

Baixo custo de utilização

Os custos de utilização de carros elétricos são baixos, já que diferentemente dos veículos com motor à combustão, não há tantas peças móveis no motor e nem a necessidade de manutenção constante. Com isso, um veículo desse é mais barato para se manter do que um movido a álcool, gasolina ou diesel.

Menores emissões de ruídos e poluentes

O nível de ruído emitido por carros elétricos é muito baixo, o que torna o trânsito muito mais tranquilo e agradável. Além disso, esse tipo de veículo não emite gases poluentes, já que o motor não funciona à base de combustão. Com isso, não há impacto negativo no meio ambiente.

Essas são algumas informações sobre os carros elétricos. logo, daqui a alguns anos eles serão cada vez mais populares, dadas as vantagens sobre os veículos movidos a combustão. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Então comente abaixo.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco