Você sabe o que é tabela FIPE?

tabela fipe

Se você já tentou comprar ou vender um carro, muito provavelmente ouviu falar na tabela FIPE. Você sabe exatamente o que ela é, afinal? Além de te ajudar a fazer um bom negócio, essa referência pode ser usada ainda em outras ocasiões. Saiba mais!

O que é a tabela FIPE?

A tabela FIPE é um índice de pesquisa realizado e divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Esse índice mostra os preços médios de veículos fabricados e comercializados no mercado nacional, e é atualizado mensalmente.

Como funciona?

O preço dos veículos, sejam eles carros, pequenos utilitários, motos, caminhões ou micro-ônibus, depende do modelo e do ano em que ele foi fabricado, além claro, da marca. Outros fatores, no entanto, podem interferir no valor final. Alguns exemplos são: cor, região, estado de conservação, acessórios, versão e histórico. Por isso, é importante ter um padrão de referência ao tratar desse assunto. Isso evita que o mesmo veículo, com marca, modelo, ano, versão, cor e acessórios iguais tenha preços muito diferentes. É essa a importância da tabela FIPE para todo o território nacional.

Veículos para uso profissional ou vendas especiais, como táxis, automóveis para frota ou revenda e viaturas, não são incluídos nesse índice. Assim como modelos personalizados, blindados, de marcas ainda não consolidadas no mercado internacional e de importação independente.

Quando usar?

Para Saber o valor médio de um veículo, basta consultá-lo pelo site ou aplicativo da FIPE. Escolhendo o período de referência e incluindo as informações principais, como a categoria, a marca, o modelo e o ano de fabricação, o resultado é informado de imediato. Conheça algumas das utilidades desse índice:

Para comprar e vender veículos

Powered by Rock Convert

O principal uso dos índices da tabela FIPE é para a consulta de preços de revenda. Essa funcionalidade é útil tanto para quem compra quanto para quem vende, já que ter um índice para usar como referência evita pagar caro demais ou receber menos que o normal.

Para medir a depreciação

Como o índice é atualizado mensalmente desde 2001, as informações contidas podem ser usadas de várias formas. Uma delas é a comparação de preços de um mesmo veículo, o que indica a depreciação do valor do bem. Um possível comprador na dúvida entre dois modelos, por exemplo, pode usar a tabela FIPE para analisar a perda de valor agregado em 1 ano. Dessa forma, ele consegue saber qual carro se depreciou menos e conseguir um bom preço de revenda no futuro.

Para calcular o IPVA

A base de cálculo para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é feita com base na tabela FIPE. O valor varia de acordo com cada estado brasileiro por causa da alíquota, mas a porcentagem é calculada em cima do valor do veículo.

Para avaliação de seguradoras

Quando o custo do conserto é superior ao valor da franquia contratada, a seguradora deve assumir os danos. Em caso de sinistro, a indenização considera a tabela FIPE no mês de pagamento. Ou seja: se houve perda total em agosto, por exemplo, e a indenização for paga em dezembro, o valor deve ser calculado de acordo com o índice de dezembro.

Essas são algumas das principais aplicações da tabela FIPE. Tendo uma referência, fica muito mais fácil fazer cálculos e negociações. Ficou com dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Como medir a média de consumo de um veículo?

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco