Motociclista: como avaliar os equipamentos de segurança?

motociclista

A legislação brasileira estabelece o uso obrigatório de alguns equipamentos de proteção para motociclista. A segurança no trânsito, porém, exige medidas mais complexas. Neste post, separamos algumas dicas tanto para comprar esses equipamentos quanto para seguir no dia a dia. Confira:

Capacete

O capacete é o item de segurança mais importante para o motociclista. A legislação brasileira exige que ele tenha o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), além de faixas refletoras nas laterais e na traseira. Na hora da compra vale a pena escolher um modelo que se ajuste corretamente à sua cabeça e que tenha cores claras para que outros motoristas consigam enxergá-lo facilmente.

Luvas

A proteção das mãos é feita pelas luvas. Elas devem ser compostas de material resistente, mas que seja flexível para não atrapalhar os movimentos. As partes que protegem os tendões e a palma da mão devem ser reforçadas para que não haja lesões mais sérias. Opte por modelos com material refletor de luz para aumentar a visibilidade noturna.

Calçados

O artigo 54 do Código de Trânsito Brasileiro diz que os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias usando vestuário de proteção de acordo com as especificações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A única especificação do órgão, porém, diz respeito apenas ao uso obrigatório do capacete. O uso de chinelos e até a falta de calçados para conduzir moto não é, portanto, proibido, embora seja fundamental.

O motociclista deve usar proteção constante para os membros inferiores. Chinelos e sandálias, além de não oferecerem proteção, podem se desprender dos pés, causando acidentes. Use sempre tênis ou botas que cubram não apenas os pés, mas também os tornozelos e as canelas. O material deve ser resistente e rígido. Prefira calçados sem cadarço para evitar o enroscamento na corrente.

Powered by Rock Convert

Jaqueta e calças para motociclista

O vestuário do motociclista é composto também pela jaqueta e pelas calças. Essas peças cobrem a maior parte do corpo do piloto, por isso precisam ser impermeáveis e resistentes. Elas devem ser, preferencialmente, compostas de materiais como o couro, o PVC e o EVA.

O couro impede a absorção de água e não rasga com facilidade. Já o PVC distribui a força de impacto e impede o travamento do corpo. E o EVA, geralmente usado como proteção adicional interna para ombros, cotovelos e joelhos tem alta densidade e absorve o impacto, preservando juntas e articulações. A presença de material refletor de luz é fundamental para essas peças.

Antena

A antena é um equipamento de segurança fundamental para motociclistas por causa das linhas de pipa com cerol e as linhas chilenas, que são ainda mais perigosas. Em contato com a pele, esses materiais causam cortes profundos e imediatos, que podem ser letais. Por isso, o ideal é instalar duas antenas, uma em cada retrovisor ou em cada lado do guidão. Outra dica é optar por um modelo com ponteira cortante, para impedir que a linha enrosque na motocicleta.

Manutenção preventiva

Para se certificar que todos os componentes da moto estão em perfeito funcionamento, é essencial realizar manutenções preventivas periódicas. Isso porque a falha de um desses itens como freios, pneus ou faróis, pode causar acidentes. Siga as instruções do manual do veículo.

Seguro e rastreador

O último tópico desse post se refere a dois equipamentos de segurança também muito importantes para o motociclista. O seguro de moto é indispensável para proteger o motociclista de danos contra o próprio veículo e contra terceiros. Já o rastreador veicular, além de localizar a moto em caso de roubo ou furto, informa sobre dados importantes como histórico de localização, quilometragem percorrida, consumo de combustível, entre outros.

Essas são as dicas para aumentar a segurança a bordo da sua motocicleta. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco