Manutenção: Dicas para escolher uma boa oficina

manutenção preventiva

Muitos motoristas encontram dificuldades quando precisam levar o seu veículo para uma oficina mecânica. Antes de mais nada, o desafio é ainda maior se o proprietário não é familiarizado com esse mercado. Com isso, o fator de decisão, em muitos casos, é o preço, porém é necessário verificar outros critérios. Neste post daremos algumas dicas que ajudam a escolher o lugar certo para a manutenção preventiva do seu veículo.

Manutenção preventiva

Antes de mais nada, a manutenção preventiva é primordial para todos os veículos. Ela prolonga a vida útil e evita que problemas mais graves aconteçam.  Já que algumas peças correm o risco de causar danos mais sérios ao motor ou colocar em risco a segurança do motorista. Por isso é muito importante mantê-las sempre em perfeitas condições e com a manutenção em dia.

Como escolher uma boa oficina mecânica?

A princípio o que você observa quando leva o seu veículo em uma oficina mecânica? A idéia que o local deve ser sujo já não existe mais. Mas ainda, existem alguns fatores importantes para se atentar dentro do estabelecimento. São eles:

  • – Estrutura;
  • Equipamentos de qualidade;
  • – Boas ferramentas;
  • – Profissionais capacitados;
  • – Procedências das peças vendidas, entre outros.

Dessa forma, tudo isso deve ser notado assim que entrar na oficina mecânica. Assim,o é possível analisar como o seu carro será tratado dentro do estabelecimento. Existem também outras dicas para escolher o local certo e evitar problemas.

Procure indicações

Muitos motoristas já possuem oficinas mecânicas de confiança e levam o seu veículo sempre lá. Se você ainda não tem uma, antes de escolher onde ir converse com amigos e familiares. As boas recomendações são sempre bem-vindas e podem ajudar você a ter um resultado satisfatório do trabalho.

Verifique a oficina

Algumas pequenas atitudes dentro das oficinas mecânicas podem indicar a qualidade no trabalho oferecido. Verifique o estado dos materiais utilizados pelos mecânicos e como eles estão organizados. Dessa forma, fique atento também aos procedimentos padrões, como as anotações que são feitas na recepção do veículo.  Assim como os trabalhos feitos para identificar os problemas dele.

Powered by Rock Convert

Orçamento

O preço também é um fator primordial na escolha de uma oficina mecânica. Antes de escolher uma, pesquise comparando os custos e benefícios do serviço. Ao receber o orçamento fique atento ao que está escrito nele. Quanto mais detalhado estiver, melhor. Evite surpresas indesejadas na hora de efetuar o pagamento.

Condições do veículo

Antes de autorizar o conserto é muito importante verificar as características do veículo. Solicite um documento com algumas informações, como a quilometragem, nível da gasolina e as condições gerais do veículo. Além disso, se já existir algum dano na lataria ou pintura também deve ser relatado. Isso evita que outros estragos aconteçam e passem despercebidos.

Garantia

Logo, uma boa oficina mecânica deve oferecer garantia sobre as peças e os serviços prestados. Após retirar o veículo, rode e cheque o seu funcionamento. Avalie o desempenho e se tudo está funcionando como o previsto. Ao perceber qualquer sinal de irregularidade, retorne à oficina.

Qualidade dos itens

Não adianta nada consertar um veículo utilizando peças ou acessórios ruins. Com certeza elas darão problema novamente. Verifique a procedência de tudo que for usado no conserto. Evite peças usadas, remanufaturadas ou recondicionadas. Existem até falsificações, por isso é importante ficar atento.

Escolher a oficina mecânica certa é fundamental para o bom conserto do seu veículo. Essas foram algumas dicas de como encontrar a melhor oficina. Você conhece outras? Compartilhe conosco.

Carro: qual o melhor combustível para os modelos flex?

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.