Motor do carro: como aumentar a vida útil com 6 truques simples

motor do carro

No post de hoje confira algumas dicas para aumentar a vida útil do motor do seu veículo…

Antes de mais nada você deve saber que o motor é o componente mais importante de um carro. Ele é o que o responsável por gerar a força que o movimenta. Por isso, mesmo que esteja o tempo todo à vista do motorista, é um dos itens que mais merece atenção e cuidados específicos. Apesar das centenas de peças que, juntas, garantem o funcionamento do automóvel. Além disso, ele também depende da ajuda do condutor para durar mais e continuar exercendo perfeitamente a sua função. Abaixo, listamos seis truques para fazer o seu motor do carro durar mais – e evitar dores de cabeça fora de hora. Confira:

Leia o manual do motor do carro

O primeiro truque é o mais importante. Principalmente para os veículos zero quilômetro, conferir as instruções de uso é sinônimo de conhecer cada detalhe do seu carro e manter a garantia da montadora. E isso, além de economia, promove o uso perfeito do veículo.

Ter as informações corretas sobre onde e quando deverão ser feitas as revisões, quais marcas e produtos são indicados e qual o uso correto de todas as funções do seu automóvel são a principal garantia de que o seu carro vai durar bastante. Por isso, em nenhuma hipótese podem ser ignoradas.

Use combustível de qualidade

O uso de gasolina fora dos padrões estabelecidos de qualidade pode trazer grandes danos, tanto para o motor do carro quanto para outras partes do veículo. O combustível adulterado é caracterizado pela adição irregular de álcool anidro, água e outros solventes que, em contato frequente com as peças do seu carro, prejudica o funcionamento e o desempenho. No motor do carro, por exemplo, causa o ressecamento das peças de borracha. Por isso, tenha atenção antes de abastecer. Procure por postos confiáveis e com bandeira, e não tenha medo de pedir testes caso desconfie da qualidade do combustível. Não leve apenas o preço em consideração. Seu motor, seu carro e seu bolso agradecem.

Powered by Rock Convert

Fique atento ao óleo

O óleo automotivo cumpre o papel de limpar e lubrificar as partes móveis do motor do carro, tendo assim a necessidade de ser trocado regularmente. As indicações de troca giram em torno de 10 mil quilômetros rodados ou seis meses de uso, mas você deve consultar o manual para saber qual o ideal para o seu carro (lembre-se do truque 1). O filtro de óleo deve ser trocado junto com o fluido, caso contrário o óleo novo vai continuar passando pelo material retido. Dependendo do nível de sujeira no filtro, impurezas podem passar por ele e atingir o motor do carro.

Observe os indicadores

Dê atenção ao que o seu carro fala. As luzes no painel são indicadores do que está ou não funcionando corretamente no seu veículo. Eles devem ser observadas frequentemente. Informações como temperatura do motor, nível de óleo e injeção eletrônica jamais devem ser ignoradas.

Procure, também, observar o nível de água do radiador. Níveis muito acima ou abaixo do recomendado podem levar o motor do carro a um superaquecimento, o que significa graves problemas.

Dirija de forma correta

Mudanças simples no modo de condução do veículo podem trazer grandes benefícios para o motor do carro. Lembre-se que, se o seu carro não for um superesportivo, não há motivos para dirigi-lo como se fosse. Atitudes como “esticar” a troca de marcha, pisar demais no acelerador e deixar o motor em altas rotações. Além de aumentar consumo de combustível. Ainda desgastam prematuramente as peças.

Com cuidados simples, você pode prolongar  a vida útil do motor do carro, e evitar problemas antes do previsto. Mas, para proteger o seu carro como um todo, adote, também, medidas de segurança para você e o seu veículo.

Tem mais algum truque? Comente abaixo!

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.