Dirigir na chuva forte: 6 coisas que você precisa saber

dirigir na chuva forte

Confira em nosso post de hoje dicas de como dirigir na chuva forte e evitar dores de cabeça…

Antes de tudo, o motorista deve saber que dirigir na chuva forte não é fácil e o motorista deve redobrar a atenção para evitar acidentes. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o número de pequenas colisões aumenta 30% no período chuvoso. Entre os principais fatores estão: distância entre os veículos, pista escorregadia, baixa visibilidade e falta de atenção. O último fato está ligado ao costume dos motoristas em dirigir em vias secas, esquecendo, por exemplo, que em uma pista molhada é preciso mais tempo para fazer uma parada.

Freios

As condições do veículo é um dos principais fatores de segurança. É preciso fazer revisões constantes. O primeiro ponto são os freios. Eles precisam estar funcionando perfeitamente e são fundamentais para evitar batidas, principalmente na traseira de outros automóveis. Se uma roda estiver freando mais que a outra, existem riscos de o carro rodar ao dirigir na chuva forte.

Pneus

Os pneus precisam estar sempre regulados e em perfeitas condições de rodagem, principalmente em dias de chuva forte. Se estiverem carecas, ficam mais escorregadios e difíceis de parar o veículo. Além disso podem derrapar durante uma conversão e provocar acidentes.

Limpador de para-brisa

As paletas do limpador de para-brisa ressecam com o tempo e exposição às temperaturas. Se estiverem assim, não terão boa aderência para limpar o vidro e não ajudaram a melhorar a visão do motorista. Use também o ar-condicionado para desembaçar o vidro internamente. Caso o veículo não tenha, utilize uma flanela limpa.

Powered by Rock Convert

Direção defensiva ao dirigir na chuva forte

Como dito anteriormente, as pequenas colisões aumentam no período chuvoso. Ao dirigir na chuva forte deve-se colocar em prática a direção defensiva e evitar os acidentes. Mantenha uma distância mínima de 10 metros do carro da frente (A distância é equivalente a uma contagem de 2 segundos). Diminua a velocidade de 10% a 20% do limite da via. Não ande do lado de ônibus ou caminhões, pois eles jogam muita água nos vidros e isso pode assustar o motorista.

Outra dificuldade ao dirigir na chuva forte é a aquaplanagem. Ela acontece quando se forma uma lâmina de água na pista, deixando-a escorregadia. Se passar por essa situação, não pise no freio, apenas tire o pé do acelerador. O carro se estabilizará assim que sair da água. Em locais com acúmulo de água o tráfego fica perigoso. Em caso de dúvidas, encoste o carro e espere a chuva passar.

Pedestres

É normal que pessoas corram sob chuva forte. Ao dirigir na chuva forte é preciso ter muito cuidado e atenção com a travessia de pedestres. Se o local apresenta fluxo de pessoas, dirija preventivamente, com velocidade moderada e extrema atenção. Muitos pedestres costumam atravessar ou andar sobre as margens da pista sem os devidos cuidados.

Pilotar moto em chuva forte

Os veículos de duas rodas ficam mais vulneráveis em períodos chuvosos. Os motociclistas devem respeitar as leis de trânsito, principalmente nesses momentos. Assim, Evite trafegar pelos cantos das pistas, mantenha o farol e lanternas acessos e use equipamentos de proteção contra a chuva. Os motoristas de carro podem ter dificuldade em visualizar as motos, pelos retrovisores. É muito importante garantir a sua segurança e prever toda movimentação a seu redor.

Essas foram algumas dicas para dirigir em dias chuvosos. Tenha sempre atenção e prudência no trânsito. Conhece outras medidas de segurança para esse período? Deixe o seu comentário abaixo.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco