Estresse no trânsito: como evitar

estresse no trânsito

Um ranking divulgado pela TomTom Trafic Index, que é o mais importante no mundo em medição de congestionamentos, o Brasil aparece com 2 cidades no top 5 dos piores trânsitos do planeta. O estudo foi feito com 295 metrópoles com mais de 800 mil habitantes. De antemão, o tempo gasto em engarrafamentos, porém, não é mais alto apenas em grandes cidades. Atualmente, esse problema atinge locais pequenos e até rodovias. O estresse no trânsito causa mal-estar e até problemas de saúde em muitos motoristas e passageiros. Neste post, separamos dicas para minimizar esses efeitos. Confira:

Alimente-se bem antes de dirigir

Evite alimentos pesados e de difícil digestão, pois exigirão mais circulação sanguínea no trato intestinal, e isso diminui a circulação cerebral. Além disso, prefira refeições ricas em carboidratos, como massas e doces, também diminuem a capacidade de alerta do cérebro.

Aposte em alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como maçã, banana e folhas verdes, que ativam a circulação cerebral e ajudam você a ficar mais atento.

Não saia atrasado

Saindo de casa com antecedência, é menor o risco de chegar atrasado mesmo se houver algum imprevisto. Além disso, diminui a ansiedade e o nervosismo. Planeje o seu tempo e evite estresse no trânsito.

Faça alongamentos

Longos congestionamentos causam muita tensão, o que resulta em dores no corpo. Por isso, fazer alongamentos pode ser bastante útil. Dê mais atenção para os exercícios que envolvam as pernas, os braços, as mãos, o pescoço e a lombar.

Mantenha uma boa postura

Sentar-se corretamente é fundamental para evitar qualquer incômodo. As costas devem encostar por completo no banco, formando um ângulo de 90 graus. Os braços não devem ficar muito esticados ou retraídos. Para quem já sofre com dores lombares, vale usar uma almofada como apoio para deixar a coluna mais ereta.

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Use roupas confortáveis

A roupa não deve interferir na liberdade dos movimentos ao volante. Além disso, é proibido o uso de calçados que possam ficar presos em algum local, como tapete e pedaleira, ou fazer com que o acelerador fique preso no fundo. Por isso, nada de saltos ou roupas muito justas.

Opte por rotas alternativas

Esteja sempre atento ao trânsito: se ficar preso em um congestionamento, pesquise rotas alternativas para chegar mais rápido ao seu destino. Mas atenção: não faça isso enquanto dirige. Pare o carro em um lugar seguro e só depois disso acesse o seu GPS ou smartphone.

Aumente o som

Músicas agradáveis ajudam a reduzir a tensão e o estresse no trânsito. Programas de rádio também são úteis. Certifique-se, porém, de que poderá continuar ouvindo os sinais e sons externos.

Seja sempre gentil e evite o estresse no trânsito

Gentileza gera gentileza, e isso também se aplica ao trânsito. Ofereça passagem, dê a preferência, não feche cruzamentos, releve atitudes erradas de outros motoristas e tenha paciência. Isso ajuda a fluir o trânsito, além de evitar multas.

Pratique a direção defensiva

Dessa forma, mantenha uma distância segura entre o seu veículo e o da frente. Desde já esteja atento a tudo o que se passa ao seu redor e evite se distrair. Mesmo com o trânsito congestionado, é importante adotar medidas de segurança. Afinal, um acidente ou imprevisto acabará piorando o seu nível de tensão.

Assim, essas são algumas dicas para evitar o estresse no trânsito. Se você segui-las corretamente, perceberá mudanças na saúde e no bem-estar, mesmo em situações incômodas. Tem mais alguma sugestão? Compartilhe conosco!

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