Combustível: 10 dicas de como economizar

No blog de hoje selecionamos 10 dicas de como economizar no abastecimento de um automóvel.

Você sabe quanto gasta com combustível por ano? Com base em dados do ranking de consumo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), os valores anuais pagos para abastecer um veículo podem variar entre 2.890 e 7.390 reais. Os números são altos, mas, com algumas boas práticas, é possível reduzir em até 35% o consumo nesse mesmo período de tempo. Quer saber como fazer isso?

Dirija devagar

Quanto mais resistência do ar for aplicada em um veículo, maior será o seu esforço para se locomover. Consequentemente, o consumo de combustível também aumentará. Em pequenas velocidades a economia pode não ser grande, mas em velocidades elevadas faz diferença. Uma simples redução de 20% na velocidade média, pode gerar uma economia de 25% de combustível.

Reduza o peso

O consumo de combustível também está ligado ao peso do veículo, afinal, quanto maior a carga aplicada, mais esforço o automóvel irá fazer para se locomover. Uma simples redução de 40 quilos, retirando um bagageiro móvel ou um suporte de bicicleta, por exemplo, pode reduzir o consumo em até 2%.

Aerodinâmica

Deixe o veículo o mais aerodinâmico possível. Isso diminui a resistência do ar e aumenta a economia de combustível. Em velocidades abaixo de 60km/h, andar com as janelas abertas não proporciona muita diferença, porém, acima disso, mantenha as janelas e o teto solar fechados. Em altas velocidades, o ar-condicionado consome menos combustível do que o efeito causado por deixar as janelas abertas.

Adquira um veículo econômico

Ao realizar a compra de um novo veículo, faça uma avaliação do consumo de combustível que ele tem e compare com outros modelos de automóveis. Veículos movidos a diesel, híbridos ou elétricos são os que mais proporcionam economia. Alguns carros, por exemplo, compensam o preço de compra com a economia gerada no abastecimento em menos de dois anos.

Abasteça em postos confiáveis

Os postos de abastecimento são grandes aliados para reduzir o consumo dos automóveis. Os preços variam constantemente entre os estabelecimentos e há um grande risco em nosso país de abastecer com combustível misturado a outros componentes. Um combustível adulterado pode gerar gastos com manutenção e aumentar o consumo do automóvel.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Powered by Rock Convert

Use menos o ar-condicionado

Dirigir em cidades quentes é complicado, mas você sabia que o ar-condicionado é responsável por 20% de aumento no consumo de combustível? Para usar menos, procure estacionar sempre na sombra, instalar insulfilm nos vidros e desligar o ar minutos antes de chegar ao local de destino.

Dirija com suavidade

Tenha cuidado ao trocar as marchas e pisar no acelerador. Siga as orientações do manual do veículo e evite “passar a marcha” sem atingir a velocidade ideal para isso. O pé no acelerador também influencia o consumo de combustível. Evite pisar fundo e mantenha a suavidade ao encostar no pedal.

Use combustível indicado

A eficiência do tipo de combustível pode variar de um veículo a outro, e os chamados “premium” podem não fazer diferença para o seu automóvel. Verifique o manual e evite aumentar os seus gastos.

Faça as manutenções corretamente

Não descuide da manutenção e faça a troca do óleo e do filtro de ar nos momentos indicados pelo manual do seu veículo. Esses itens são essenciais para o bom funcionamento do motor e ajudam na economia de combustível. Atente-se também à calibragem dos pneus e ao alinhamento da direção. Quando estão desregulados, aumentam o esforço do automóvel e o consumo de combustível.

Planejamento de rotas

Planejar as rotas e escolher os melhores caminhos para transitar ajuda a reduzir o consumo de combustível em até 15%. O rastreador veicular exerce muito bem essa função. Com ele é possível saber por quais rotas o veículo circula, o tempo gasto nelas e outras informações, que ajudarão no planejamento das melhores rotas. Algumas empresas ainda possuem recursos que, além de possibilitar planejar a rota, oferecem informações preventivas sobre a manutenção do veículo.

Portanto, o valor economizado com combustível pode fazer a diferença, principalmente para as frotas de veículos das empresas. Você conhece outras dicas que não foram citadas? Deixe o seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco