Etanol ou Gasolina, com qual abastecer?

etanol

Com a inovação do mercado automotivo, os motoristas passaram a desfrutar de carros flex, podendo abastecer com etanol e gasolina. Um grande benefício para os consumidores, que podem escolher entre as duas opções de abastecimento, afinal vivemos em um país onde a variação do preço da gasolina ou do etanol ocorre constantemente.

Antigamente, os carros que eram abastecidos com álcool não funcionavam muito bem, principalmente no momento da partida. Porém esses problemas foram resolvidos, essencialmente pelo reservatório de gasolina instalado no veículo. Caso o seu veículo seja dos novos modelos e você tenha o costume de abastecer com etanol, não fique preocupado, pois o seu carro não sofrerá danos por isso.

Os motoristas possuem várias dúvidas sobre qual combustível devem utilizar e por isso fizemos este post para esclarecer as principais diferenças. Enfim, Não deixe de conferir!

Abastecer com etanol ou com gasolina?

Os proprietários de carro flex ficam constantemente na dúvida sobre abastecer com etanol ou com gasolina, porém, o que é mais levado em consideração é o preço de cada tipo de combustível. Um grande erro, já que não é a única característica que deve ser analisada.

O etanol ou álcool, normalmente é mais barato que a gasolina. Todavia esse tipo de combustível rende menos km por litro, pois exige um consumo muito mais elevado do motor. Então, se você decidir abastecer com etanol só porque ele está mais barato, terá que voltar mais vezes ao posto de combustível.

Powered by Rock Convert

Seguindo essa lógica, abastecer com gasolina terá menor consumo do combustível e ainda maior desempenho do motor.

Muitas pessoas abastecem com o álcool, pois entendem que ele seja menos prejudicial ao meio ambiente do que a gasolina. Essa ideia não é muito válida, afinal a combustão do etanol não possui a mesma eficiência que a gasolina e acaba liberando uma maior quantidade de monóxido de carbono no ar.

Gasolina comum, aditivada ou premium?

  • Gasolina comum: Não possui aditivos, é a menos recomendada para os veículos e por isso é a mais barata. Por outro lado nas suas substâncias não existem propriedades que protegem os motores, deixando-os mais sujos.
  • Gasolina premium: Essa é indicada para os carros mais potentes, por exemplo os esportivos de luxo, pois possuem uma taxa de compressão mais alta.
  • Gasolina aditivada: Apesar do preço um pouco mais elevado do que a comum, é a mais indicada. Suas substâncias são mais limpas e possui aditivos que ajudam na preservação do motor.

Quando saber se compensa abastecer com etanol ou com a gasolina?

Para escolher entre o etanol e a gasolina ao abastecer o veículo, basta fazer uma simples conta! Uma regra é básica: só vai valer a pena abastecer com etanol se o preço do litro custar até 70% do litro da gasolina.

Para fazer o cálculo é necessário dividir o valor do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7 compensa abastecer com etanol. Caso o resultado dê mais que 0,7 opte pela gasolina.

Além dessas dicas, aproveite também para ter mais informações sobre o assunto acessando o nosso post: Como medir a média de consumo de um veículo?

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco