Para os apaixonados pela Fórmula 1, um grande e esperado momento é aquele em que se vê os carros em alta velocidade no cumprimento do GP da Emilia-Romagna. Nesta temporada, inclusive, a missão começou com algumas surpresas e incidentes já no treino livre. Isso faz com que todos aguardem grandes emoções para a realização oficial da etapa.
O GP da Emilia-Romagna, em Ímola, já é aguardada com muita expectativa, sendo também o segundo GP da Emilia-Romagna da história da F1. Essa etapa da competição, realizada no Autódromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari é um dos momentos mais aguardados pelos fãs da velocidade.
Como nasceu GP da emilia-romagna
Embora seja apenas a segunda vez que recebe esse nome, o GP da Emilia-Romagna, já foram realizadas 27 corridas da Fórmula 1, em Ímola, em tempos anteriores. Entretanto, os nomes adotados para as ocasiões foram GP da Itália e GP de San Marino. A propósito, se ao considerar as recepções de F1 na Itália, já são 101 corridas para o país que se tornou o primeiro país a sediar mais de 100 GP’s.
Para receber essa etapa do prêmio, a pista recebeu também algumas adaptações. A propósito, sua utilização como circuito nesses dois últimos anos, tem a ver com a passagem da pandemia de COVID-19. E, desde o ano passado nesse clima de adaptações, a F1 está encontrando saídas para que tudo saia o mais próximo do normal, possível. Como evolução da edição do GP da Emilia-Romagna em 2020, por exemplo, os pilotos terão mais tempo para sentir a pista nos treinos livres.
Para a edição desse GP, pode-se esperar muita adrenalina, já que o circuito já sofreu algumas modificações ao longo dos anos. Entre as principais diferenças estão, por exemplo, o sentido anti-horário, que não é comum nas pistas de corridas, e a alteração de algumas famosas curvas em trechos retos com espaço para aceleração. Além disso, há um novo complexo de boxes que compõe as inovações do GP da Emilia-Romagna.
Como principais características, essa nova pista também traz diferenças das demais, já que é um circuito mais estreito cercado por áreas de escape com brita. Por essa razão a precisão dos pilotos tem que ser bastante técnica, fazendo que a classificação seja muito importante, já que as oportunidades de ultrapassagens são menores.
O GP da Emilia-Romagna na F1 2021
No primeiro treino livre do GP da Emilia-Romagna, já se destacaram alguns fatos interessantes. Alguns deles, tratam-se, na verdade, de incidentes que já adiantam o que vem por aí na realização oficial do Grande Prêmio. Nesse primeiro treino, por exemplo, Valtteri Bottas abriu o Grande Prêmio sendo o piloto mais veloz do treino. Por pequenas diferenças de tempo, Bottas foi acompanhado de Lewis Hamilton e Max Verstappen.
Durante a realização do primeiro treino, alguns incidentes chegaram a parar o evento. Foram levantadas algumas bandeiras vermelhas por causa de alguns acidentes, inclusive. Embora não tenha sido nada realmente sério, foram faltas que mostrar a rigidez do circuito e a tolerância diminuída para incidentes.
Entre os principais incidentes, por exemplo, tem-se o fato de Nikita Mazepin ter rodado na pista logo durante a largada. Por ter sido um incidente sem grandes riscos, o piloto pode continuar a realização do treino. Entretanto, nos últimos segundos do treino, Mazepin voltou a rodar na pista. Dessa vez, um toque no muro resultou em danos ao carro e até a ocorrência de uma bandeira vermelha.
Além disso, o treino livre do GP da Emilia-Romagna também teve acidente. Nada novo sob o céu da F1, já que os envolvidos são velhos conhecidos das confusões automobilísticas. Enquanto corriam, os pilotos Pérez e Ocon acabaram se tocando na pista, o que gerou uma bandeira vermelha e a retirada dos carros.
Durante todo o treino, acontecimentos pequenos também marcaram o momento. Foram questões simples como pequenas escapadas da pista e passeios pela brita. Mas, nada que comprometesse o andamento do treino livre ou a segurança dos carros e pilotos. Já na parte técnica, as câmeras internas dos carros não funcionaram, por causa de um problema de transmissão. Por essa razão, alguns detalhes foram impedidos de serem clareados.
Cronograma e Como Acompanhar
Para quem é apaixonado por velocidade e gosta de acompanhar de perto o que acontece na F1, a programação do GP da Emilia-Romagna pode ser, sim, acompanhada conforme o cronograma abaixo:
- Sexta-feira, 16 de abril
– Treino livre 1, das 6h às 7h: BandSports
– Treino livre 2, das 9h30 às 10h30: BandSports
- Sábado, 17 de abril
– Treino livre 3, das 6h às 7h: BandSports
– Classificação, das 9h às 10h: TV Bandeirantes (para algumas praças) e BandSports
- Domingo, 18 de abril
– Corrida, a partir das 10h: TV Bandeirantes e BandNewsFM.
Neste ano, a Fórmula 1 ainda está aprendendo a se portar em tempos pandêmicos. Por essa razão, algumas medidas são tomadas para que tudo aconteça dentro da maior normalidade possível ao mesmo temo em que não fere as regras consideradas seguras.