Você, apaixonado por clássicos antigos, certamente já sonhou em ter na sua garagem um Fiat 147. Aliás, esse desejo figura a mente de muitos amantes do mundo automotivo. Inclusive, esse modelo já foi um auge para o mercado de carros. E é por essa razão que o veículo se tornou um ícone da história, um personagem desejado nas garagens e uma peça de colecionadores apaixonados.
Mas, você conhece a história do Fiat 147? Conheça aqui todas as principais informações e curiosidades sobre essa preciosidade do mundo automotivo. Continue com a gente!
Como Nasceu o Fiat 147
Com bases e inspiração no 127 italiano, o Fiat 147 foi a grande inauguração da Fiat aqui no Brasil. Isso se deu em 1976. E, como não poderia ser diferente, o sucesso durou por alguns anos, tendo sido produzido até o ano de 1986. Esse foi, portanto, o marco de algumas primeiras vezes no Brasil. Pois, além de abrir o espaço para uma fabricante tão grandiosa, o Fiat 147 também foi o primeiro carro à álcool a ser produzido por aqui.
Conforme já adiantamos, esse clássico nasceu no Brasil juntamente com a história da Fiat. Como primeira apresentação oficial, o Fiat 147 foi apresentado no Salão do Automóvel de 1976. Na ocasião foram expostos 15 exemplares pintados com cores diferentes. A partir de então, o carro caiu no gosto do brasileiro.
Por ocasião do seu nascimento, o 147 pretendia concorrer com alguns modelos que já figuravam o mercado automotivo. É o caso, por exemplo, do Fusca, a Brasília e o Chevette. Então, por causa de características importantes, como a estabilidade apresentada no trânsito e marketing excelente, a aposta da Fiat deu certo.
Características Gerais
Muito à frente do seu tempo, o Fiat 147 já apresentava muitos atrativos. Por se tratar de um compacto, o modelo fazia jus ao nome. Desde o motor, a opção foi por uma peça menor. Assim, o compacto motor de quatro cilindros media apenas 1.048 cm³. Suas dimensões propiciavam um desenvolvimento de 56 cv e 11,5 kgfm. Essa primeira versão ainda era movida a partir da utilização de gasolina que impulsionava um motor 1.3.
A fim de aproveitar as possibilidades do mercado, o Fiat 147 trazia algumas características já conhecidas. Como exemplo disso, o modelo apresentava um sistema de suspensão diferenciada nos dois eixos. Além disso, o conjunto mecânico contava com molas helicoidais na dianteira. Enquanto isso, havia também feixe de molas semielíticas transversais.
Algumas características do primeiro 147 eram bastante simplistas. O painel do carro, inclusive, contava com uma quantidade limitada de informações. Tratava-se de um painel bem mais simples do que aqueles que você costuma encontrar por aí agora. Para a época, não existia, por exemplo, um marcador de temperatura no painel do Fiat 147.
A maior das sacadas da Fiat com o lançamento desse modelo estava, porém, em sua parte interna. Apesar de se classificar como um modelo compacto, esse ícone automotivo já podia comportar até 5 passageiros de maneira confortável. Para a época, isso era um grande avanço, já que não se via essa possibilidade em outros carros da mesma categoria.
Por causa do seu conjunto de benefícios, o Fiat 147 chegou a desbancar carros de grandes nomes para a época. Inclusive, o sucesso do veículo fez com que fosse possível adquirir uma versão simplificada ou melhorada, a GL.
Principais Versões Fiat 147
Como tudo o que é bom, o Fiat 147 encontrou espaço em algumas variações do seu modelo. Por causa do sucesso, as evoluções foram chegando a fim de atender a demandas cada vez mais ousadas.
Fiat 147 Pick up
Um veículo tão bem aceito não poderia se restringir ao modelo de passeio. Então, a Fiat aproveitou a sua oportunidade de lançar no mercado automotivo uma picape. Conforme o histórico do 147, a picape também era um carro menor. Entretanto, a caçamba que carregava dava ao carro a possibilidade de fazer o transporte de cargas de todos os tipos. Juntamente com um parente com o desenho mais longo, a picape ficou em posição de soberania até o surgimento do pampa.
Fiat 147 Rallye
A fim de apresentar uma versão mais esportiva em seu leque de opções, a Fiat também inseriu no mercado, o Rallye. Nessa versão, o Fiat 147 assume novo visual, novos faróis, painel mais completo e mais força para esse carro tão leve e compacto. A ideia aqui era trazer a paixão pelo modelo já existente para os esportivos. Com isso, seria possível atender a diversos tipos de gostos e demandas.
Fiat 147 Movido a álcool
Após três anos de testes, o Fiat 147 chegou ao mercado para marcar uma nova era. Sendo o primeiro carro do país a ser movido com álcool no motor. Apesar de adotar alguns aspectos do Rallye, como o painel e as rodas, essa era uma grande aposta em um futuro totalmente novo. A partir de então, o mercado automotivo abriu caminho para as novas tecnologias sustentáveis.
Leia também: Puma: conheça a sua história
Receba nossas novidades em primeira mão!