A História da Ferrari faz parte da construção da paixão automobilística de pessoas do mundo todo. Na verdade, a maioria ostensiva dos apaixonados por carros, possui um desejo intenso de ter em sua garagem um exemplar fabricado pela marca.
Entretanto, nem todos conhecem a origem ou o que transformou a fabricante no sonho de consumo das pessoas. Convém então, aos admiradores, saber de onde vêm e o que representa possuir um item da Ferrari. A fonte italiana de carros de luxo ocupa espaço nas pistas de velocidade, na garagem dos afortunados e no coração de todos os amantes de carros.
A apaixonante logo da marca é um cavalo negro empinado. O escudo ainda ostenta as letras SF, de Scuderia Ferrari. Como referência, o cavalo é o símbolo do Conde Francesco Baracca, cuja fama era firmada sobre suas inegáveis habilidades de montaria. Depois de conhecer a mãe e a história de Baracca, Enzo atendeu a um pedido da mulher, fazendo com que os seus carros tivessem essa marca registrada. Conforme relatos históricos, esse teria sido um pedido da Condessa para que atraísse a sorte. Ao que parece, funcionou perfeitamente.
Assim, é importante saber o que a marca carrega de tão valioso. Mais do que isso, como foi construída a reputação e o valor dessa grandiosa marca.
Nascimento da Ferrari
Fundada por Enzo Ferrari, a Ferrari é uma com quase 100 anos de trajetória. Desde de 1939, quando foi criada, a Ferrari traçou um caminho que a colocou no patamar de marca mais poderosa do mundo. Além disso, é também da Ferrari o marco de carro mais caro da história com a fabricação do 250 GTO.
O início de tudo se deu na cidade de Modena, com o nascimento de Enzo Ferrari. Ainda menino, aos 10 anos, o ícone decidiu que se tornaria piloto. Embora não soubesse, mais tarde se tornaria o surgimento pelo que hoje conhecemos como a história da Ferrari. Depois de acompanhar o pai em corridas, Enzo foi mecânico na Alfa Romeo. Lá, também, ele se destacou como piloto de testes, de provas e, por fim, diretor de equipe esportiva.
Em seguida, criando a Scuderia Ferrari, Enzo se dedicou como equipe de automobilismo independente, embora ainda fosse ligado à Alfa Romeo. Entretanto, com a chegada da Segunda Guerra Mundial, seu foco passo de carros para a fabricação de equipamentos agrícolas.
Ascenção da Ferrari
Foi após a Segunda Guerra Mundial que Enzo Ferrari construiu o primeiro carro com o seu próprio nome; tratava-se da Ferrari 125S. Embora suas instalações não fossem as mais convidativas, o carro chamava atenção por sua potência. Afinal, tratava-se de um motor V12, muito além do seu tempo.
A partir de então, a Ferrari cresceu exponencialmente nas pistas automobilísticas. Com uma equipe dedicada e competente, a marca alcançou o marco de mais de 5 mil vitórias automobilísticas.
Com o passar do tempo, a produção cresceu. O que era uma produção de 2800 carros por ano passou para 3581, ainda em 1997. Embora tenha tido parte de suas ações adquiridas pelo grupo Fiat, em 1969, a Ferrari comprou metade das ações da Maserati, do grupo Fiat, em 1997. Após essa reviravolta, a marca hoje assume o comando da indústria.
Ferrari no Brasil
No Brasil a história da Ferrari aparece com seu marco em 1969, quando o primeiro modelo a circular no solo brasileiro foi trazido pela Alfa Romeu. Embora problemas administrativos tenham impedido a internação de carros importados entre os anos de 1974 e 1990, a marca teve sua volta marcada pelo reposicionamento a partir de 1993.
A partir de então, com aspecto de exclusividade, a Via Europa se tornou a importadora da marca no Brasil. E, então, o Brasil não apenas se tornou um bom receptor da marca, mas, tornou-se o país mais importante da América Latina no quesito importação da marca. Isso se deu devido ao interesse do país no investimento e aperfeiçoamento dos serviços. Assim, é possível encontrar no país assistência de qualidade, revestida de profissionalismo e dedicação. Além de tudo isso, uma pitada de paixão pela marca italiana faz com que as coisas caminhem bem também no Brasil.
Ferraris Mais Admiradas
Os modelos mais admirados da Ferrari incluem fabricações desde as mais antigas. Como exemplo disso, está a Ferrari 250, surgida no mercado em 1953. Também entre as primeiras fabricações, apresentado no salão de Genebra em 1956, a Ferrari 250 GT Boano-Ellena com motor V12 2.9 de 240 cv.
Em 1984, a Ferrari Testarossa de 12 cilindros, com motor 4.9 também faz parte da linha de mais admirados da Ferrari. Em seguida, a Ferrari F40 se tornou uma das queridinhas. Na verdade, a F40 é também um modelo produzido em comemoração aos 40 anos de existência da Ferrari.
Assim se firmou a história da Ferrari no Brasil e no Mundo. A junção da qualidade da marca, assim como a paixão automobilística e o desempenho nas pistas, é o que faz da Ferrari uma das marcas mais amadas do mundo.
Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a gente!