Para os apaixonados por carros, o Bugatti Chiron é um sonho de consumo. Infelizmente para a maioria, a aquisição de um carro dessa categoria é algo dos sonhos. Isso porque, não existe outro carro mais luxuoso, poderoso, sofisticado e caro. Ao que parece, o novo Bugatti Chiron provoca sensações e adrenalina de níveis inestimáveis ao ser dirigido. Provavelmente, todas essas sensações se fazem por causa do desempenho do carro. Afinal, não é sempre que se tem a oportunidade de dirigir um veículo diferenciado que vai de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos.
Assim, para os amantes de carros e de potência, a seguir estão as principais informações sobre o Bugatti Chiron.
Características Gerais
Tendo sua produção iniciada em 2016, a promessa é que seriam fabricados apenas 500 exemplares do distinto modelo. Considerando que até o momento já foram produzidas mais de 400 unidades, tudo indica que logo a produção será extinta. O sucesso desse supercarro tem boas razões. A potência, o desempenho e as características de exclusividade são exemplos dos motivos que fazem o Bugatti Chiron.
O modelo tradicional do carro conta com um motor 8.0 de 16 cilindros. Com esses equipamentos, o veículo é capaz de produzir 1500 cv de potência e 163,15 kgfm de torque. Esse conjunto de potência fez com que o carro atingisse a marca de 490,3 km/h na pista de testes da Volkswagen, que detém a marca. Depois desse incrível desempenho, passou a ser considerado o carro de rua mais rápido do mundo. Apesar de toda essa velocidade alcançada, é importante saber que a velocidade máxima é limitada. Isso se dá em virtude da necessidade de se manter a segurança. A limitação ocorre em 380 km/h ou em 420 km/h, essa última só pode ser atingida após ser acionada a tecla denominada “Speed”.
Entretanto, além do preço do próprio carro, o Bugatti Chiron é um carro difícil de ser alimentado. Pois. toda essa potência custam um abastecimento médio de 4,67 km/l. Parece pouco, mas, se considerado a sua versão anterior, o Veyron, é até uma economia. Além disso, a considerar o valor do carro, certamente quem possui os recursos necessários para a compra certamente não é alguém que precise se preocupar com o consumo
Ficha Técnica Bugatti Chiron
O primeiro fator que chama a atenção é o motor que compõe a mecânica do Bugatti Chiron. Seu funcionamento se faz a partir de um motor central com turbo alimentado por injeção eletrônica multiponto. A potência se faz em 16 cilindros de 4 válvulas. Assim, a taxa de compressão vai a 8,3:1 com 7993 cilindradas por cm e 1500 cv a 6700 rpm. O torque, como já foi adiantado chega a 163,3 kgm a 2000 rpm.
Um outro grande diferencial do carro é a sua transmissão. Ela funciona com tração integral e câmbio automatizado de 7 marchas. Tudo isso sendo comandada por um sistema de embreagem dupla a seco.
Para a suspensão, a versão Chiron traz a parte dianteira e traseira totalmente independentes. Enquanto isso, os freios dianteiros e traseiros foram desenvolvidos para funcionar com discos de cerâmica, controlados por uma direção com assistência elétrica.
Quanto ao tamanho, o Bugatti Chiron possui comprimento de 4,54 metros e largura de 2,03 metros. Para dar uma sensação de proporção, a sua altura fica em 1,19 metro e entre eixos de 2,71 metros. Para o auxílio com o espaço e acondicionamento de bagagens, o porta-malas conta com disposição de 50 litros. Completa a disposição do espaço um tanque de combustível com capacidade para 100 litros. Toda essa estrutura soma um peso total de 1995 kg.
Como desempenho, o veículo apresenta uma possibilidade de velocidade máxima de 420 km/h. Para atingi-la, a aceleração possibilita uma variação de 0 100 km/h em apenas 2,5 segundos.
Quanto Custa um Bugatti Chiron
A considerar o espaço entre a encomenda e a aquisição de um Bugatti Chiron, há um perfil comum a quem adquire esse tipo de veículo. Quem pode tê-lo, geralmente é alguém que já possui uma média de 40 carros na garagem, pelo menos um jato particular, coleções de obras de arte e propriedades espalhadas pelo mundo.
Mas, quanto a demonstração disso, não há preocupações. Embora seja o perfil comum dos adquirentes, a marca certamente não fará uma investigação a respeito. Assim, o simples fato de manifestar o interesse, transforma o cliente em potencial em alvo da marca. A partir disso, eventos, informações e cuidados especiais serão dispensados àqueles que possa ser compradores.
Após os trâmites e bajulações possíveis, o sonho de possuir um Bugatti Chiron chega a custar aos bolsos do interessado uma bagatela de US$ 3 milhões. Com base nos preços da moeda atualmente, isso resultaria em um investimento de aproximadamente R$15 milhões.
Satisfazer a paixão por carros pode ir de modelos básicos a antiguidades e tesouros como o Chiron. De maneira geral, cada categoria é aclamada por um determinado público. Entretanto, todos se igualam no suprimento da paixão da realização na aquisição daquilo que lhe satisfaz.
Que saber mais? Fale com a gente!