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história da bmw
  • agosto 6, 2021
  • Carros

BMW M5: Conheça mais sobre essa máquina

Se você ama a BMW, certamente o BMW M5 é objeto da sua admiração. Afinal, o design arrojado e elegante desse veículo faz dele um dos automóveis mais bonitos da marca. Isso acontece por causa da mistura perfeita de um design delicado, potência arrojada e espaço interno bastante satisfatório.

Como parte da família, serie 5, o BMW M5 é um esportivo que já está em sua sexta geração. E, dessa vez, a versão se apresenta ainda muito mais veloz, moderno e eficiente.

Então, para você, apaixonado por carros, nós trazemos aqui todas as principais informações sobre esse icônico modelo. Continue com a gente para conhecer tudo sobre o BMW M5!

História do BMW M5

Conforme já adiantamos, o BMW M5 já é a sexta geração de uma linha de veículos icônicos que caiu no gosto dos apaixonados por carros. A propósito, já são 33 anos no mercado, onde o veículo já recebeu várias e significativas alterações até chegar ao modelo atual. Durante esse tempo de mercado, o veículo recebeu muitas melhorias importantes.

Ao longo dos anos, até chegar à sexta geração, o BMW M5 recebeu muitas inovações importantes. Em cada geração foram introduzidas novidades e tecnologias que transformaram esse, num dos carros preferidos dos condutores. Mais do que isso, ele é o sonho de consumo de muita gente.

Veja só como o BMW M5 evoluiu em 33 anos!

1º Geração – 1985

A primeira geração do BMW M5 nasceu em 1985. Esse foi o pontapé inicial para o sucesso em que se tornou. Assim, o E28, foi apresentado no Salão do Automóvel de Amsterdam. Com a proposta de combinar o espaço de um sedã com o desempenho de um esportivo é que esse modelo chegou ao mercado. Inclusive, por ocasião de seu lançamento, ele chegou a ser considerado como o sedã de produção mais rápido do mundo.

BMW E28
BMW E28

Como prova dessa produção efetiva do BMW M5, o primeiro modelo já apresentava a possibilidade de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos5. A partir disso, era possível alcançar uma velocidade média de até 245 km/h.

2º Geração – 1989

Em 1989, chegava ao mercado o E34, a segunda geração do BMW M5. Ele se manteve no mercado pelos próximos 6 anos até o fim de sua fabricação, em 1995. Tratava-se de um modelo construído à mão, como a versão anterior. Inclusive, o próprio motor também era de fabricação manual.

BMW E34
BMW E34

O motor utilizado nesse modelo era o mesmo do E28. Com essa configuração, a oferta de potência era de 315 cv, com transmissão de  5 velocidades e tração traseira. Nessa versão ainda mais potente, a aceleração poderia ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos. Nessa versão a velocidade máxima também ganhou alguns quilômetros, chegando a entregar até 250 km/h.

3º Geração – 1998

A terceira geração do BMW M5, o E39, veio a surgir quase uma década depois da segunda geração. Anunciado no Salão de Genebra daquele ano, a ideia era investir em uma produção que devolvesse resultados em volume de vendas. A fim de permitir isso, agora a linha de produção não era mais exclusiva. Ao contrário, o modelo dividiu a linha de montagem com outros veículos.

E 39
E 39

Durante a sua permanência no mercado o veículo continuou a receber itens cada vez mais inovadores. Como exemplo disso temos o banco aquecido, navegador GPS, conexão bluetooth e outras possibilidades.

4º Geração – 2005

Na quarta geração, a BMW quis trazer para o mercado uma junção entre um motor V10 a gasolina e uma nova transmissão de 7 velocidades. Esse motor entregava um resultado impressionante. Por causa desse desempenho, ele chegou a receber diversos prêmios.

E 60
E 60

Conforme a própria marca, o E 60, quarta geração do BMW M5 chega a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Enquanto isso, ele é capaz de chegar a 200 km/h em 15 segundos. Já quanto a velocidade, embora o velocímetro possua marcação até 330 km/h, a potência comprovada do carro chega a 250 km/h.

5º Geração – 2011

A quinta geração surgiu, então, em 2011 com o F10. Aqui a marca tem o primeiro registro de utilização do motor turbo nessa linha. Isso foi uma enorme evolução, pois trata-se do motor mais potente utilizado pela marca à época. Nesse modelo também já foi possível ver outras inovações como injeção direta de combustível.

F10
F10

Com uma histórica potência, o propulsor desse veículo gera até 565 cavalos. Tudo isso é transmitido para o carro a partir de um câmbio automático de 7 velocidades e um sistema de embreagem duplo. Com histórica potência, a aceleração desse carro vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. Entretanto, como os demais, a velocidade máxima se limita a 250 km/h.

Ficha técnica do BMW M5

Então, finalmente se chega ao BMW M5, que é o que chamamos de quinta geração dessa história. Aqui nós já temos um sistema de tração possível para as quatro rodas, motor 4.4 biturbo e 600 cavalos de potência. Desde 2017 no mercado, trata-se de mais um dos modelos icônicos da BMW.

BMW M5
BMW M5

Para você conhecer todas as possibilidades do M5, trouxemos a Ficha técnica da última versão para você ficar por dentro de todas as possibilidades que esse modelo pode te oferecer!

SOBRE O MODELO
Marca:  BMW
Modelo:  M5
Versão:  4.4 V8 Turbo
Ano fabricação:  2020
Detalhes:  Importado, sedã, 4 portas, 5 ocupantes
MOTOR
Instalação:  Dianteiro
Posição:  Longitudinal
Aspiração:  Turbo
Alimentação:  Injeção direta
Cilindrada:  2.993 cc
Cilindros:  8, em V
Comando de válvulas:  Duplo, no cabeçote, corrente, variável
Válvulas por cilindro:  4
Combustível:  Gasolina
Potência máxima:  600 cv @ 5.700 rpm
Torque máximo:  76,5 kgfm @ 1.800 rpm
Taxa de compressão:  10:1
Código do motor:  S63B44
TRANSMISSÃO
Câmbio:  Automático
Marchas:  8
Tração:  Integral permanente
Código do câmbio:  ZF 8HP
DESEMPENHO
Acel. 0 a 100 km/h:  3,4 s
Velocidade máxima:  305 km/h
CONSUMO
Urbano:  6,5 km/l
Rodoviário:  8,5 km/l
Autonomia:  578 km

 

SUSPENSÃO
Dianteira:  Independente, braços sobrepostos, molas helicoidais
Traseira:  Independente, multibraço, molas helicoidais
FREIOS
Dianteira:  Disco ventilado
Traseira:  Disco ventilado
DIREÇÃO
Assistência:  Eletro-hidráulica
Diâmetro de giro:  12,6 m
PNEUS
Dianteira:  265/35 R20
Traseira:  295/30 R20

 

AERODINÂMICA
Área frontal:  2,35 m²
Coef. aerodinâmico:  0,32 Cx
DIMENSÕES
Comprimento:  4.965 mm
Altura:  1.473 mm
Largura:  1.903 mm
Entre eixos:  2.982 mm
Bitola dianteira:  1.626 mm
Bitola traseira:  1.595 mm
Vão livre do solo:  132 mm
PESO E CAPACIDADES
Peso:  1.855 kg
Porta-malas:  530 litros
Carga útil:  585 kg
Tanque combustível:  68 litros

Leia também: História da BMW: tudo sobre a icônica marca

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