Em algum momento da vida, o ser humano irá procurar adquirir um veículo. Qualquer que seja o motivo da aquisição, se torna parte integrante essencial meios de aumentar a segurança. Dessa forma, um dos melhores e mais seguros recursos é o rastreamento veicular. Ainda não conhece este recurso? Então venha e aprenda por que vale a pena investir nesta proteção.
O que é rastreamento veicular?
O rastreamento veicular consiste no trabalho de localização exata de um veículo em tempo real sendo possível ser identificado em qualquer lugar. Essa tecnologia surgiu visando primordialmente a segurança do proprietário e do motorista em caso de algum imprevisto.
Quando se fala em rastreamento veicular há três modelos principais que se diferem somente pela telecomunicação. Ou seja, a tecnologia GPS está presente em todos, só diferem-se as maneiras de comunicação com a central de controle.
Efetivamente, os três modelos principais se dividem em satélite, radiofrequência e M2M/GSM. Iremos mostrar a seguir cada um mais detalhadamente.
Satélite
O rastreador via satélite trabalha informando a localização do veículo via satélite. Portanto é possível saber a localização aproximada do veículo e possui maior funcionalidade em espaços abertos. Todavia este recurso não transmite a localização em tempo real e costuma ser mais caro.
Radiofrequência
Por sua vez, o rastreador via radiofrequência realiza seu trabalho enviando as frequências para a central de controle. Esta captará o sinal e cumprirá o principal objetivo que é a localização.
Porém este é um dispositivo mais simples. Portanto é indicado para veículos com propósitos menores do que monitorar grandes frotas.
M2M/GSM
Já o rastreador M2M/GSM se diferem dos demais por utilizar a tecnologia parecida com a dos smartphones. Este envia seus dados via antenas de telefonia, sendo então, captados pela central onde é possível até mesmo saber a velocidade do carro.
São modelos mais modernos e que podem fornecer informações em tempo real.
Como funciona?
Devido ao aumento de furto ou acidentes, em alguns casos, é possível até que realizem uma intervenção em caso de movimentação suspeita que deixe o veículo inativo.
Por sua vez, não são somente os carros novos que podem ser equipados dessa super tecnologia de rastreamento veicular. Em alguns casos até mesmo os modelos mais antigos, a partir de 1996 podem desfrutar deste benefício.
Efetivamente, a ligação é estabelecida entre um dispositivo pequeno que cabe na palma da mão e o veículo. Isto é, a conexão acontece quando este é plugado na saída OBD, e, para os veículos mais antigos ainda é possível estabelecê-la com a ajuda de um adaptador.
Isto porque os modelos fabricados antes de 1996 podem não contar com a saída OBD.
Rastreamento X monitoramento
Ademais, sabemos o que é e como funciona o rastreamento veicular. Porém você sabe a diferença entre rastreamento e monitoramento?
O rastreamento consiste em armazenamento de dados durante o percurso do veículo, e com estes dados é possível saber se correu tudo bem ao final do trajeto.
Por outro lado, o monitoramento acontece em tempo real durante todo o trajeto do veículo. A atualização acontece rapidamente.
Ambos são igualmente importantes, mas em alguns casos é mais interessante que se saiba a localização exata do veículo.
Por que aderir ao rastreamento veicular?
Existem vários motivos pelos quais você deve aderir ao rastreamento além da segurança e eficiência e é exatamente o que te mostraremos a seguir.
Economia
É notória a economia em veículos que utilizam o rastreamento veicular. Isto porque podem ser oferecidos melhores trajetos, e monitoramento de tarefas e paradas.
Essa tecnologia é capaz de ajudar a economizar por volta de 25% a 40% nos gastos da empresa em uma frota média ou grande.
Rendimento
Ademais, a tecnologia auxilia a empresa a obter um rendimento maior e mais estável. Uma vez que o monitoramento da relação KM/L (quilômetros por litro) é extremamente importante no processo de escolha da frota.
Consciência
Os dois pontos citados acima ampliam a consciência perante às escolhas relacionadas ao crescimento e controle dos veículos.
Conclusão
Como vimos, há diversos casos cotidianos que nos levam a pensar mais em segurança e eficiência quando se fala de veículos. Por isso é extremamente importante a instalação de um dispositivo de rastreamento veicular de qualidade.
Diante de tanta informação e tantas opções se torna complicada a tarefa de escolher um sistema para suprir a demanda de cada um.
Entretanto, não é impossível realizar essa escolha, pelo contrário, é mais simples do que imagina!
É para isso que existe a Declatrack! A empresa conta com uma equipe qualificada para lhe atender, mostrar e detalhar tudo o que você precisa saber antes de deixar seu veículo mais protegido.
Além disso, estão sempre à disposição, para esclarecer qualquer dúvida. Estes são apenas alguns dos benefícios desta empresa que é referência em rastreamento veícular. Não fique fora dessa e conheça o rastreamento veícular da Decla! Vale a pena o investimento!