Saiba porque o seu rastreador deve ser homologado pela Anatel, assim como todas as vantagens que isso trás para você.
A primeira coisa que uma pessoa deve verificar quando estiver em busca de um rastreador veicular confiável é se ele é um rastreador homologado pela Anatel. Afinal, essa homologação é obrigatória. Portanto, qualquer empresa séria oferecerá um produto dentro das exigências legais.
São vários os riscos que o cliente corre caso ele não se atente para essa exigência que todo rastreador de veículos deve ter. Você sabe quais são? Vamos te contar:
O rastreador irregular não oferece garantias
Grande parte dos rastreadores veiculares em situação irregular são de procedência duvidosa e poderão apresentar vários problemas. Devido à situação que não cumpre a legislação, é possível que eles não ofereçam ao consumidor os documentos (tais como nota fiscal) e a segurança necessária. Você não irá poder por exemplo registrar uma reclamação ou recorrer à garantia do produto.
Você pode estar comprando um produto ilícito
O mercado ilegal de qualquer produto envolve um contexto complexo, que apresenta inúmeras consequências coletivas e individuais. Quando você compra um produto ilegal, acaba contribuindo para o financiamento da criminalidade e outras questões.
Problemas no rastreador irregular poderão comprometer a garantia do carro
Além de apresentar mau funcionamento e te deixar na mão. Ainda existem outros problemas mais sérios que um rastreador não homologado pela Anatel poderá apresentar. Há registros de incêndios causados por problemas na instalação e curto-circuito que danificaram os carros.
Isto é, um rastreador irregular. Além de correr o risco de não proporcionar a proteção que você busca para o veículo, ainda poderá resultar em mais um fator de risco contra a sua proteção.
O rastreador homologado é testado antes de ser comercializado
O processo de homologação do aparelho de rastreamento envolve uma série de testes de funcionalidade, estabilidade, proteção elétrica e outros requisitos que garantam a função e qualidade do produto. Só recebe o certificado os aparelhos que passam nesses testes.
Dessa forma, quando você adquire um rastreador homologado, tem a certeza de que vai funcionar. E do mesmo modo cumprirá todas as funções que promete. E que, se por ventura apresentar alguma falha, ela será compensada pela empresa responsável.
Existe o risco do aparelho irregular ser bloqueado a qualquer momento
Embora ainda seja um risco virtual, existe um projeto da Anatel para bloquear todos os rastreadores que não são homologados a partir do número de IMEI. Apesar de ser um projeto que envolve muita burocracia, se ele for aprovado, você inevitavelmente perderá o investimento realizado.
Como acabamos de mostrar, os riscos de adquirir um rastreador irregular não valem a pena. Da mesma forma, se você parar para pensar, uma empresa que não preza por estar regular e dentro da legalidade. Também não está realmente preocupada em oferecer um serviço de qualidade que garanta a sua segurança, mas apenas com o seu próprio lucro.
Invista em um rastreador veicular certo
Portanto, se você realmente deseja aumentar a proteção do seu veículo, tenha em mente esse primeiro passo, pois apenas um rastreador homologado poderá te oferecer isso. Em concordância com as empresas que prezam pela qualidade, a Declatrack oferece um serviço de rastreamento diferenciado no mercado e homologado pela Anatel. Além disso oferecemos uma central 24hrs em caso de furto ou roubo, ou seja, a central irá te ajudar a encontrar seu veículo.