Especialmente no Brasil, os números de roubos e furtos de veículos são cada vez mais altos. Quando se escolhe uma grande cidade, então, para viver, os riscos são ainda maiores. Claro que, com um pouco de inteligência e cuidado, dá para escolher boas opções no mercado automobilístico que promovam a segurança. É o caso, por exemplo, da utilização de sistema de rastreamento veicular. Essa atitude simples pode impedir que grandes problemas aconteçam. Além de promover a segurança do veículo e seus ocupantes, o rastreamento também é uma excelente ferramenta de gestão.
Mas, você sabe o que é e como funciona um sistema de rastreamento veicular? Para tirar todas as suas dúvidas, nós selecionamos as principais informações sobre o assunto. Continue com a gente!
O Que é um Sistema de Rastreamento Veicular?
Um rastreador é um elemento básico do sistema de rastreamento veicular. De maneira muito simples, trata-se de um dispositivo capaz de localizar um veículo geograficamente. Tudo isso é feito através da tecnologia que reúne e transmite dados a respeito do desempenho do veículo. Assim, é possível monitorar o tráfego e ajuntar informações que podem gerar relatórios.
Esses dados são reunidos e emitidos através de frequências tecnológicas capazes de muitas proezas. A transmissão geralmente acontece por meio de conexões firmadas a partir de radiofrequência, satélite ou GPRS.
Para Que Serve um Rastreador?
Em um primeiro momento, o primeiro pensamento a respeito do sistema de rastreamento veicular é sobre a segurança. E, ninguém está errado ao pensar isso. Realmente, o primeiro impacto e o mais visível, de um rastreador é coibir ações mal-intencionadas que resultem em ações de violência. Mas, além da segurança, o rastreador traz muitos outros benefícios.
Monitoramento em Tempo Real
Um bom sistema de rastreamento veicular é eficiente no processo de monitoramento de cada veículo. Através do dispositivo rastreador é possível saber exatamente onde cada veículo está. Isso porque, o sistema envia os dados de localização em tempo real, o que permite que, em caso de necessidade, um veículo seja interceptado rapidamente.
Com um monitoramento eficiente, as chances de recuperação de um veículo que tenha sofrido algum desvio, são imensamente maiores. Seja em caso de furtos, roubos, e até mesmo sequestros, a resposta pode ser bem mais proveitosa quando se pode monitorar o trajeto do veículo.
Melhoria do Processo Logístico
Quando o assunto é frota, um sistema de rastreamento veicular faz toda a diferença. Especialmente no tempo imediatista que o mundo vive, quanto mais rápidos os processos, mais satisfeitos os destinatários deles. Assim, as informações levantadas pelo dispositivo são armazenadas de forma muito inteligente, e utilizadas conforme a demanda da própria gestão.
Com o rastreador, é possível verificar a velocidade de cada veículo, a quilometragem percorrida, o acompanhamento de hábitos do condutor, dados de aceleração e frenagem, controle de jornada de trabalho, otimização de rotas, dados sobre abertura de portas e baús, e muitas outras informações importantes. A partir delas, então, tem-se uma base segura para a tomada de decisões e investimentos nos desempenhos de veículos e motoristas.
Redução de Custos
O pacote de vantagens se completa com a certeza de que é possível reduzir custos apenas com a utilização de um bom sistema de rastreamento veicular. Parece um composto completo aquele que considera um maior desempenho, com maior segurança e com custos menores. O resultado de tudo isso é a satisfação do consumidor final, a economia institucional e a otimização de ganhos.
Ao investir na implantação de um sistema de rastreamento veicular você garante maior segurança ao patrimônio. E, de quebra, os veículos que possuem rastreadores, conseguem apólices mais baratas na hora de contratar um seguro. Assim, o que se considera na hora da aquisição é o compromisso com valores fixos de compra, implantação e manutenção do sistema. Mas, ficam de fora as análises de perfis, riscos ou condições do veículo como fazem os seguros. Em seguida, a contratação do seguro vai identificar a importância do rastreador na redução de chances de ocorrência de sinistros. Consequentemente, um preço melhor será aplicado, ao passo que a segurança é duplicada.
Além disso, a redução de custos pode ser considerada a partir da utilização dos recursos do sistema. Pois, com a reunião de informações, será muito mais fácil planejar uma rota. Ao antecipar questões como paradas, abastecimento, melhores caminhos e tudo o que diz respeito ao tráfego, a gestão consegue direcionar melhor cada detalhe, a partir das informações levantadas. Cor rotas mais inteligentes e condições melhores, com certeza, os custos cairão.
Declatrack Sistema de Rastreamento Veicular
Mas, claro, a eficiência do dispositivo, depende também do desempenho de quem desenvolve e cuida dele. Por isso, a Declatrack está há mais de 15 anos no mercado, prestando serviços de segurança automotiva. Todas essas vantagens são potencializadas com a implantação a partir de técnicos habilitados. Além, claro, da prestação de assistência especialmente desenvolvida para ajudar aos usuários.
Para conhecer o melhor sistema de rastreamento veicular do mercado automotivo, clique aqui!
Leia também:
Lubrificante automotivo: qual é o melhor para seu carro?
Receba nossas novidades em primeira mão!