Na hora de proteger o veículo da sua frota ou da sua família, há várias opções no mercado. Portanto, antes de contratar o melhor serviço, é necessário conhece-lo a fundo para aproveitar ao máximo os benefícios e evitar problemas. Apesar de o rastreador veicular ser uma ótima escolha, muitas pessoas têm dúvidas em relação ao seu funcionamento. Apesar de parecer muito complexo, esse sistema é simples e bem fácil de ser operado pelo usuário. Quer conhecer? Então leia este post.
Instalação
O rastreador veicular é instalado junto aos componentes elétricos do veículo. Apesar de ter bateria própria, uma fonte extra de alimentação garante o funcionamento do aparelho em caso de falhas. Além disso, quando acionado, o bloqueador utiliza esses componentes para interromper o funcionamento do veículo em casos de emergência. Essa instalação, por ser complexa e muito importante, deve ser feita por quem realmente entende do assunto. Por isso, é essencial o trabalho de empresas responsáveis e confiáveis.
Uma boa empresa de rastreamento veicular nunca instala o receptor do sistema no mesmo lugar em todos os veículos, e também não deixa o cliente saber onde essa peça foi afixada. Essas medidas são para garantir a segurança do equipamento e do próprio usuário.
Tipos de serviço
As melhores empresas de rastreamento veicular utilizam um sistema híbrido, que une as tecnologias GPS e GPRS. O Sistema de Posicionamento Global (GPS) funciona à base de dezenas de satélites espalhados pela órbita da Terra, que por meio da triangulação (informações de três satélites de locais diferentes) consegue apontar a localização exata de qualquer coisa que esteja no planeta. Já os Serviços Gerais de Pacote por Rádio (GPRS), com um chip, usam o sinal das operadoras de telefonia móvel para enviar os dados captados pelo GPS.
O aparelho rastreador instalado no veículo recebe de satélites dados sobre latitude, longitude, direção e velocidade. Simultaneamente, envia esses sinais à central de rastreamento. Ela os decodifica e transforma em localizações e informações acessíveis a qualquer pessoa.
App mobile do rastreador veicular
Instalado e em funcionamento, o sistema de rastreamento pode ser acessado por meio de um aplicativo compatível com smartphones e tablets. Dessa forma, o usuário tem total acesso ao software e sem a necessidade de acionar a central de monitoramento para localizar onde o veículo está, por exemplo.
Pelo App o cliente tem acesso a dados em tempo real, como localização, velocidade, acionamento da ignição e rotas. Além disso, ainda pode criar cercas virtuais, para delimitar áreas seguras para circulação, e receber alertas caso algo esteja fora do normal.
Central de monitoramento
Todo o serviço é monitorado por uma central que funciona de forma ininterrupta e em todos os dias da semana. Apesar do sistema poder ser controlado pelo usuário, a central de monitoramento oferece suporte com profissionais treinados. Ela deve ser acionada em caso de furto e roubo do veículo. Para tomar as providências adequadas para localização e recuperação. Mas também pode ser usada para tirar dúvidas, obter dicas e comunicar algum tipo de anormalidade.
O rastreador veicular é uma das alternativas mais seguras e eficientes para garantir a segurança do seu patrimônio, da sua frota e da sua família. Para saber ainda mais, adquira gratuitamente nosso e-book com um guia completo sobre o rastreador veicular.
Então, Na hora de contratar uma empresa para fazer esse serviço, escolha a Declatrack, que trabalha com seriedade e eficiência. Também oferece soluções sob medida para os mais diversos tipos de clientes.
Aplicativo de rastreamento veicular: proteja a sua família