A palavra higienizar nunca esteve tão em alta! Mas, em tempos de coronavírus, além da higienização das mãos, do corpo e da casa, higienizar o seu carro também é questão de segurança. Embora existam estabelecimentos especializados nesse tipo de trabalho, você mesmo pode higienizar o seu carro na sua própria casa.
Mas, para que isso que isso seja eficiente, você deve estar atento às maneiras corretas de fazê-lo. Do contrário, a tentativa de economia e de praticidade pode ser frustrada por estragos na lataria, nos vidros ou no funcionamento do seu veículo.
Pensando nisso, selecionamos as principais informações que você precisa ter para higienizar seu carro.
Use Água e Sabão
Parece uma dica muito simplista, mas é uma orientação importante. Isso porque, essa mistura não pode ser utilizada em todas as superfícies do carro. Então, apesar de ser muito eficiente na limpeza, é necessário saber como e onde aplicar.
Por óbvio, é possível higienizar o carro com água e sabão em toda a sua superfície externa. Isso deve ser feito em um ambiente de sombra a fim de ao final a lataria não esteja manchada. Nos casos em que há sujeiras mais difíceis de serem removidas, o carro pode receber a água ainda um tempo antes da lavagem efetiva. Devidamente amolecidas, as sujeiras vão sair com a aplicação de sabão e uma esponja macia.
Os tapetes e pneus também podem ser lavados com água e sabão. Mas, os pneus deve ser lavados por último, já que são mais sujos, e os tapetes primeiro, já que deverão secar antes de serem colocados de volta.
Preste Atenção nos Detalhes
A parte mais importante de se higienizar o carro é na parte interior do veículo. Afinal, é lá que os ocupantes serão alojados e devem estar protegidos. Para as partes mais difíceis de limpar como os bancos, embaixo dos assentos, porta-copos e porta-objetos, a melhor maneira de fazer a higienização é utilizando um aspirador de pó. Nesse processo cada cantinho merece atenção, e em seguida deve ser finalizado com uma flanela com álcool isopropílico.
Bancos e Assentos
No processo de higienizar o carro, os bancos e assentos merecem também muita atenção. Entretanto, a forma de higienização varia a depender do tipo de material de que é feito o assento em questão. Quando se trata de bancos de tecido, por exemplo, o procedimento exige a preparação de uma misturinha especial. Nela devem estar contidos 500 ml de água, meia xícara de chá de álcool e uma colher de vinagre branco. Para incrementar a receita, uma colher de amaciante clarinho vai deixar um cheirinho agradável no interior do carro. Depois de pronta a mistura, uma flanela deve ser embebida nela e passada delicadamente em toda a extensão do carro. Não se trata apenas da limpeza, mas da desinfecção do ambiente.
Já para os bancos de couro o procedimento é um pouco diferente. Para a sua limpeza, a misturinha ideal leva 500 ml de água e uma colher de detergente líquido de coco. Da mesma forma a flanela deve ser molhada e passada com delicadeza sobre o couro. A finalização do processo pode ser feita com uma flanela seca.
Considerando a existência de diversos tipos de couro e tecidos no mercado, o ideal é que um teste seja feito no cantinho do banco, a fim de que não se estrague.
Limpe os Vidros
As janelas, pára-brisas e demais itens de vidro no veículo também devem ser cuidadas atenciosamente. Embora não sejam tão fáceis de serem mantidas limpas, é possível fazer a limpeza de maneira prática. Para isso, ao higienizar o carro, basta borrifar limpa-vidros nas superfícies desejadas e, em seguida, passar um pano seco. Dessa maneira é possível retirar as marcas e dar brilho aos vidros ao mesmo tempo em que remove a sujeira.
Espere Secar
Por fim, embora não menos importante, é indispensável que a parte interior esteja seca para a utilização. Esse processo é acelerado quando se deixa as portas e janelas abertas após a higienização. Após todo o procedimento o carro não estará apenas limpo, mas cheiroso e agradável também.
Na verdade, o processo de secagem do interior no ato de higienizar o carro também é útil na manutenção da saúde dos ocupantes. Ao considerar esse procedimento, a proliferação de fungos é evitada, o que evita também processos alérgicos e outras questões de saúde.
Após higienizar o carro, a preocupação se dá com a manutenção da limpeza. Por essa razão, temos dica extra para isso! Para manter a limpeza, é bom manter sempre uma flanela ao alcance, a fim de socorrer pequenos acidentes no interior do carro. Além disso, dá para manter os tapetes limpos batendo-os ao menos uma vez por semana. O procedimento de limpeza também pode ser repetido nos vidros uma vez por semana. E, a dica de ouro, um aromatizante de ambientes sempre dá ao carro um aspecto de limpeza!