No mundo automobilístico são muito comuns as movimentações de veículos de um proprietário para outro. Seja por causa de venda direta, leilão ou doação, ao se transferir um veículo, algumas orientações devem ser observadas. Ao receber um veículo por qualquer que seja o meio, o novo proprietário deve estar ciente de suas condições. Afinal, não é nada agradável perceber só depois os trâmites que o veículo em questão possui débitos financeiros. Por essa razão, consultar débitos deve ser a primeira atitude após a manifestação do interesse no veículo. Essa ação pode garantir a segurança do compromisso, além de diminuir os riscos de problemas futuros.
São cinco os tipos de débitos que podem ser acusados na consulta: IPVA, multas, restrições, inspeção veicular e licenciamento. Quanto as restrições, elas se subdividem em três tipos. A primeira delas, se trata da restrição administrativa, que acontece quando o veículo vendido não tem seu documento transferido em tempo hábil. A segunda é a restrição tributária, quando há restrição de transferência do veículo em função de benefício tributário. Por fim, há a restrição judicial, que ocorre por diversos motivos; desde dívidas do financiamento até dívidas do próprio dono.
Embora possa parecer um processo complicado, consultar débitos de veículos é muito fácil e prático. Para provar isso, reunimos as principais orientações para que você faça a consulta por si próprio, e sem pagar por isso.
Como Consultar Débitos no Detran
Conforme dito anteriormente, consultar débitos de veículos é uma tarefa simples e rápida. Para fazê-la, o interessado precisa apenas estar de posse dos documentos do veículo e ter acesso à internet.
O primeiro passo, então, é acessar a internet e entrar no site do Detran onde o veículo está registrado. Após o acesso, o interessado deve procurar pela opção denominada de serviços on-line. Ao acessar essa funcionalidade, o site pedirá o número de CPF ou CNPJ, além da senha para que se possa acessar o registro. Nos casos de primeiro acesso, há também a opção de se cadastrar no sistema.
Depois de estar logado no sistema, o próximo acesso é na opção denominada de “veículos”. Em seguida ao clique, a opção a ser selecionada é “pesquisa de débitos e restrições de veículos”. O próximo passo exigirá que sejam fornecidos os dados da placa ou do Renavam do veículo. Por fim, a próxima ação é consultar débitos de veículos, o que dará ao interessado todas as informações de que precisa.
Principais Detrans do País
Apesar de ser um processo fácil e autoexplicativo, alguns Detrans adotam caminhos diferentes para a mesma consulta. Entretanto, ao se atentar às informações essenciais do tópico acima, é possível acessar o sistema de qualquer estado.
O caminho utilizado pelo Detran do estado do Rio de Janeiro, por exemplo, utiliza nomenclaturas diferentes para as funções. Após acessar o site o interessado deve procurar a aba de consultas e clicar em “Nada Consta”, a próxima página a se abrir é a solicitação da Placa ou Renavam para efetuar a consulta.
Já no portal do Detran de São Paulo, a consulta está disponível em “Serviços on-line”, onde o interessado deve clicar em “Veículo – débitos, restrições e vistorias”. Em seguida é possível que se faça o login e, logo depois, a consulta através do fornecimento de dados da placa ou do Renavam.
No Detran Amazonas, o usuário deve selecionar a opção “situação do veículo” na aba denominada veículos. Por sua vez, no portal do Detran da Bahia há um link vistoso logo na página inicial. Para consultar débitos de veículos no portal da Bahia, o interessado deve selecionar “Situação de veículos” e, em seguida, escolher “consultar situação” no canto inferior do lado esquerdo da página.
Com as orientações gerais e compreensão do processo, é possível consultar a informação nos sites de todos os Detrans. Assim, é possível também garantir uma compra segura.