Em tempos de modernidade, quem usa Maps e Waze está no caminho certo! Embora os dois encontrem adeptos e não adeptos, a verdade é que são instrumentos muito preciosos de localização. Por causa das funcionalidades diferentes, apesar do mesmo objetivo, muitos podem preferir este ou aquele. É isso que leva a discussão sobre qual seria o melhor aplicativo de localização.
Maps e Waze são os principais aplicativos de auxílio no trânsito. Os dois prestam um grande papel no sentido de encontrar os melhores caminhos e direcionar o motorista. Os dois aplicativos também possuem acesso gratuito tanto para IOS quanto para Android.
Apesar de possuírem o mesmo objetivo final, Maps e Waze tem funcionalidades diferentes. Entender quais são elas, quais suas vantagens e desvantagens potencializa em muito a utilização. Por essa razão, separamos aqui quais são as principais vantagens e desvantagens de cada um dos aplicativos.
Benefícios e Desvantagens do Google Maps
Inicialmente, o Google Maps é um aplicativo de rotas que considera todos os tipos de movimentação. Mesmo que o interessado esteja utilizando um carro, o transporte público, uma motocicleta, bicicleta, ou até esteja a pé, ele pode se valer do aplicativo para encontrar uma melhor rota. A propósito, essa é já, a primeira vantagem de utilização do Google Maps.
Utilizando o Google Maps também é possível acrescentar mais de uma parada no percurso. Além disso, depois de inserir um destino final, o aplicativo mostra alguns detalhes do caminho. Desde os nomes das ruas até a situação do trânsito em determinado trecho nas proximidades. Nesse mesmo sentido, o usuário consegue encontrar postos de gasolina, restaurantes hospitais, supermercados e pontos dos Correios nas proximidades. Também com o Maps é possível baixar uma determinada rota para utilizá-la de maneira offline. Assim, mesmo que não haja cobertura de internet no percurso a ser percorrido, o motorista consegue acessar as informações sobre aquela área baixada.
Como desvantagem entre o Maps e Waze o Google Maps apresenta uma dificuldade com a função zoom. Quando utilizado, o zoom aproxima a tela do centro do mapa. Assim, o usuário acaba movimentando sem querer o mapa, e dificultando a ação correta.
Benefícios e Desvantagens do Waze
Enquanto isso, o Waze se trata de um aplicativo de mapas sociais. Entre Maps e Waze, este parece interagir de maneira mais ágil. Isso porque o aplicativo memoriza e aprende os caminhos do usuário. Então, a partir daí, ele mostra automaticamente essas rotas costumeiras e até faz sugestões de percursos melhores.
Além disso, o Waze oferece mais detalhes do caminho a ser percorrido e atualizações em tempo real. Sobre isso, inclusive, ao se deparar com alguma dificuldade no caminho; sejam acidentes, bloqueios ou obras, o usuário pode emitir alertas utilizando o próprio aplicativo. Assim, o Waze reproduz a informação e até altera rotas de veículos que também estão nas proximidades.
É possível utilizar o waze também para rastrear os amigos. Obviamente, não no sentido de vigiá-los, mas, de compartilhar interesses. Assim, um grupo de amigos que vai para o mesmo lugar consegue compartilhar as informações do trajeto, sendo possível que uns saibam dos outros quanto a localização e distância do destino.
Em relação ao Maps, o Waze possui algumas desvantagem. Diferente do primeiro, nesse aplicativo não é possível baixar a rota e utilizá-la on-line. Assim, embora seja um excelente aplicativo para a utilização na cidade, para viagens mais longas ele não é muito eficiente. Além disso, a o Waze se limita a mostrar a rota para carros. Assim, informações sobre linhas de ônibus, melhor trajeto de bike ou a pé não estão disponíveis no aplicativo.
Qual deles é o melhor?
A definição sobre qual deles seria o melhor é bastante inconclusiva. Afinal de contas, é difícil mensurar em termos de comparação, já que cada um deles possuem funcionalidades específicas. Nos casos em que o condutor necessite de precisão e instantaneidade em seus trajetos urbanos, talvez o Waze ofereça mais opções. Entretanto, se o motorista em questão vai enfrentar a estrada, talvez seja mais seguro utilizar o Maps, se preparando para a necessidade de utilização online.
A escolha, então, se torna variável e pessoal. Ela pode ser feita considerando as opções de funções de cada aplicativo, a facilidade de utilização e a rapidez de atualização. E, claro, considerar a cobertura de internet durante o percurso também vai ajudar a definir a escolha correta. Considerando suas próprias demandas e necessidades, o condutor certamente terá a melhor resposta para a questão. Além disso, também é possível revezar as duas possibilidades de forma a atender todas as possibilidades de demandas. Afinal, enquanto este é mais útil em determinadas situações, o outro pode atender melhor outras.
Entre Maps e Waze, vale mais garantir um caminho seguro e ágil.
Quer saber mais sobre o assunto? Receba tudo em primeira mão!