Pensar na tecnologia é algo que realmente nos impressiona. O que é bastante interessante, já que a ciência já nos provou por várias vezes que não importa o quanto já estejamos impressionados, tem sempre mais. E, no campo automotivo, isso é cada vez mais verdade. Quando é que, por exemplo, poderíamos imaginar um carro que muda de cor a partir de um toque. Mas, ele já está por aí. Então, abram alas para a mais recente novidade da BMW.
Ficou curioso, não é mesmo? Mas, não se preocupe porque a gente não conta fofoca pela metade. Continue com a gente até o final deste post para descobrir tudo sobre o assunto.
Como funciona o carro que muda de cor
Desde o início do mês, a BMW já adiantou muito sobre esse assunto que está dando o que falar. O anúncio foi feito em Las Vegas e, convenhamos, não haveria mesmo um lugar melhor para dar a notícia. Com apenas um toque, a tecnologia E Ink faz com que a parte externa do carro mude de cor, em diferentes tonalidades, através da corrente elétrica. Na verdade, essa tecnologia se parece com aquela utilizada nas telas dos leitores digitais, como o Kindle.
A explicação até parece simples, mas, a reação física que torna isso possível é realmente incrível. Essa mágica é possível a partir de uma quantidade em milhões de microcápsulas com pigmentos brancos e pretos. São elementos tão pequenos e finos quanto um fio de cabelo. Entretanto, não são apenas pigmentos, já que eles possuem cargas positivas, pretos, e negativas, brancos. Ao se misturarem eles também podem formar um bonito tom de cinza.
Ao que tudo indica, a tecnologia vai se aplicar primeiro no BMW iX Flow. A ideia é proporcionar ao proprietária e ao carro um poder de personalização. Por fim, como a energia é utilizada apenas na hora do acionamento, ela não é necessária para a manutenção da cor que se escolheu.
A promessa é que o condutor possa escolher a melhor cor conforme suas preferências. Entretanto, não se sabe ainda quais serão todas essas possibilidades de escolha.
Benefícios da mudança de cor
Essa grande novidade do carro que muda de cor tem razões para isso. E, claro, há também benefícios e impactos claros da utilização de cada cor. A ideia é que as cores sejam escolhidas e utilizadas com base em condições como clima e tempo. Quando se usa cores claras, por exemplo, há um potencial de diminuição da temperatura. Assim, essa é uma excelente escolha para os dias quentes. Enquanto isso, as cores escuras fazem o contrário, absorvendo mais calor. Logo, trata-se de uma excelente opção para os dias frios.
Quando se pensa nesses benefícios, é possível perceber que também é possível economizar no ar-condicionado. Logo, a economia se estende para a energia que o carro utiliza para se locomover. Por fim, o resultado é a proporção de uma autonomia maior da bateria, nos carros elétricos. Para os carros movidos a combustível, a expectativa também é de redução no consumo, o que também é uma excelente novidade.
Então, além da expressão de bom gosto e personalidade, essa tecnologia também é uma questão de otimização do funcionamento do veículo. E, isso é uma grande notícia, já que não vai onerar a produtividade de veículo. Agora, nos resta saber qual o impacto da novidade nos preços dos novos veículos.
Quando estará no mercado?
A verdade é que ainda não uma previsão certa, especialmente pelo fato de a produção de veículo estar enfrentando problemas com os insumos ainda. Mas, a tecnologia já foi exibida Consumer Electronics Show 2022, o que prova que a tecnologia está a todo vapor. Da mesma forma, ainda não há uma estimativa de preço, já que ainda está no campo do experimento e da novidade.
Para o brasileiro, a tecnologia ainda é um pouco confusa. Afinal, quando se trata de mudança total na cor dos veículos, o normal é que se faça uma espécie de adição no documento do carro junto ao Detran. Como a notícia ainda é muito nova, o mercado ainda aguarda mais detalhes para entender o funcionamento legal.
Enquanto isso, a gente vai se deliciando com o rio de possibilidades. Afinal, o que mais virá depois dessa tecnologia? Será que vêm aí os carros que voam, finalmente?
Como o futuro ainda é o futuro, o melhor é ir aproveitando aos poucos cada nova possibilidade. Enquanto isso, você pode conferir essa novidade a partir de um vídeo da própria BMW. Assim, dá para ir alimentando as ideias e a imaginação, enquanto a possibilidade não chega às concessionárias.
Leia também: Carros mais vendidos do Brasil em 2021
Receba nossas novidades em primeira mão!