Não é novidade o quanto cresce o número de veículos roubados e furtados no país. Isso acontece, dentre outros motivos, porque a frota também cresce significativamente em todo o país. Especialmente nas grandes cidades, o desejo de se desvencilhar do caos do transporte público, muitos trabalham duro para adquirir o seu próprio veículo. Infelizmente, não poucas vezes, esse sonho é interrompido por pessoas mal-intencionadas.
Embora haja períodos em que esses números variam, o normal é que pelo menos um veículo seja roubado a cada minuto no Brasil. Em momentos específicos como o carnaval, por exemplo, esse número aumenta significativamente. Apesar de, em alguns casos, o veículo roubado ser aproveitado como um todo, na maioria das vezes a intenção é abastecer o mercado ilegal de peças de carros.
Por incrível que pareça, os ladrões de carros têm suas preferências. Na verdade, talvez não se baseie em um gosto pessoal, mas, os carros mais roubados costumam ter certas características. Inclusive, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) costuma traçar o perfil dos carros mais roubados. E, a partir dessas informações, temos abaixo quais são os carros visados pelos ladrões.
Hyundai HB20
Com base nos últimos dados, p Hyundai HB20 está entre os carros visados pelos ladrões. Talvez um dos motivos seja a facilidade com que são encontrados no tráfego. Quando se trata de utilização das peças, há também um grande campo de exploração, já que é um dos preferidos dos motoristas. Trata-se de um veículo confortável, bonito e econômico. A boa relação entre o custo e o benefício atrai consumidores e, em contrapartida, atrai também os aproveitadores. Para o HBV, o Índice de Veículos Roubados chega a 0,668% (em relação ao número de seguros firmados).
Chevrolet Onix
Esse é outro dos queridinhos dos motoristas que também está entre os carros visados por ladrões. Considerando que os veículos de maior volume são os preferidos dos criminosos, é justificável que o Onix esteja no ranking. Também, assim como o HB20, sua popularidade no trânsito também aumenta a demanda por peças do modelo, elevando o IVR a aproximadamente 0,573%.
Toyota Corolla
Apesar de se tratar de um perfil diferente dos anteriores, o Toyota Corolla também figura a lista de carros visados. Afinal, trata-se de um carro de luxo e objeto de desejo de muitos. Além da utilização do próprio veículo, está em jogo também o desfazimento da estrutura através de desmanches, que aproveitam apenas as peças do carro. Nesse caso, o IVR chega a 0,419%.
Volksvagen Gol
Por muito tempo, o Gol foi líder de vendas no país. Da mesma forma, era do gol também o topo do ranking de carros visados por ladrões. Alcançando níveis de IVR de 0,781%, talvez a estatística de roubo desse tipo de modelo se relacione também com a quantidade de veículos na rua. Afinal, o Gol já foi febre nacional e continua sendo uma boa escolha entre os carros populares.
Renault Sandero
Com IVR de 0,651%, o Renault Sandero é bastante desejado pelos ladrões. Somente faram mais de 1300 veículos desse modelo roubados no país. Em consideração às taxas de registros de seguro, é um número significativo que o coloca entre os carros visados pelos ladrões em 2021.
Honda Fit
A relação entre as aquisições de seguros e os registros de sinistros, coloca o Honda Fit entre os carros visados pelos ladrões em 2021. Seu IVR fica em torno de 0,402%. Trata-se de um carro econômico e bastante presente no tráfego. O que o coloca também entre os mais vistos.
Fiat Palio 1.0
Muito comum de ser encontrado no trânsito brasileiro, o Fiat Palio acaba também por estar entre os carros visados pelos ladrões. Além de ser encontrado facilmente, é também uma excelente fonte de suprimento de peças no mercado clandestino. Nesse caso, o IVR do Fiat Palio gira em torno de 0,788%.
Ford Ka 1.0
Veículos como o Ford Ka cumprem o mesmo padrão dos citados anteriores. Trata-se de um modelo bastante procurado no Brasil e, portanto, bastante disponível no trânsito. Logo, a demanda por peças de veículos desse modelo também é alta, o que alimenta a procura por peças no mercado negro. Para esse modelo, os dados nacionais mostram que o IVR é de 0,588%.
Chevrolet Prisma
São 0,563% de IVR que comprovam o quanto o Prisma se coloca entre os carros visados por ladrões em 2021. Além de ser um veículo que chama a atenção pelo estilo e beleza, também faz parte daquele grupo que se transforma em um bom fornecedor de peças para outros veículos.
Ford Fiesta 1.0
O Ford Fiesta também é encontrado facilmente por aí. Além de ser um carro barato é também bastante econômico. Da mesma forma, a facilidade de introduzir suas peças nas negociações obscuras faz dele um alvo recorrente de ladrões. Isso fica bastante claro a partir do seu índice de IVR que é de 0,516%.
Quer saber mais sobre o assunto? Receba todas as nossas novidades em primeira mão!