Os apaixonados por automobilismo geralmente têm motivos específicos para essa paixão. Quando o assunto é sobre carros luxuosos, a exclusividade, a beleza e, claro, o valor aquisitivo são algumas das razões que despertam a paixão. No mundo todo, esse tipo de mercado chega a movimentar US$ 1 trilhão por ano. É uma expressiva movimentação no mundo financeiro, o que é justificado pelo fato de não se tratar apenas de meios de transporte. Mas, de peças de arte a serem apreciadas.
Em sua maioria, os carros luxuosos são fabricados feito sob encomendas e vendidos antes mesmo de chegarem ao mercado. Sendo, geralmente, privilégio de colecionadores muito ricos, esse tipo de carro enche os olhos dos demais apaixonados.
Seja para ocupar um lugar na garagem ou na admiração dos apaixonados por carros, a seguir estão listados os quatro carros mais luxuosos do mundo.
Bugatti La Voiture Noire
A Bugatti é uma marca que se supera a cada novo lançamento. No mundo dos carros luxuosos, este não é o primeiro e nem o único veículo produzido para compor a categoria. Mas, trata-se de uma versão comemorativa pelos 110 anos da criação e história da marca. Sua principal marca é exclusividade, já que terá apenas um exemplar. Aliás, exemplar este que já foi vendido por US $ 18,9 milhões, antes mesmo de sua chegada ao mercado. Ao que parece, o primeiro entre os carros mais luxuosos do mundo já foi arrematado. Seu dono não é ninguém menos do que o jogador português Cristiano Ronaldo.
Rolls-Royce Sweptail
O segundo lugar na lista de carros luxuosos é ocupado por uma marca histórica. Também possui como marca registra a sua exclusividade. Afinal, sua fabricação foi executada sob medida para um cliente bastante abastado. Assim, o preço da exclusividade transformou o Rolls-Royce Sweptail no carro mais caro do planeta por ocasião de sua fabricação.
Como característica marcante está o fato de o carro possuir carroceria cupê de dois lugares. Além disso, o teto de vidro panorâmico chama a atenção dos admiradores. Embora esse tipo de teto não seja exatamente uma novidade, talvez seja exatamente o estilo clássico da marca que tenha acrescentado valor ao design no novo veículo. Para completar todo o visual do carro, a parte interior foi cuidadosamente produzida com peças de fabricação manual. Além, claro, dos detalhes minimalistas e materiais nobres que justificam, ou tentam justificar, o preço de um fino exemplar dos carros luxuosos. Por ocasião de sua fabricação, informações dão conta de que o dono tenha desembolsado cerca de US $ 12,8 milhões para arrematar o exemplar.
Mercedes Benz Maybach Exelero
Custando algo em torno de US $ 8 milhões, o Maybach Exelero ocupa o terceiro no lugar no ranking de carros mais luxuosos do mundo. Além de se tratar de um veículo clássico e luxuoso, ele também é um exemplar de alto desempenho. Sua criação se deu a partir da encomenda da Fulda para a fabricante Maybach-Motorenbau GmbH. Para a Fulda, o carro deveria ser capaz de atingir limites mínimos como 350 km/h. Essa intenção se deu em virtude do motivo de sua criação. Sendo subsidiária da Goodyear, o Maybach Exelero deveria testar os limites físicos dos pneus que seriam utilizados em sua fabricação. Então, como parece comum aos carros luxuosos, o Maybach Exelero nasceu para atender a interesses exclusivos, o que lhe confere ainda mais sustância na ocupação de sua posição.
Bugatti Divo
A quarta posição do nosso ranking é ocupada novamente pela Bugatti. Ao que parece, criar carros luxuosos e exclusivos é uma das missões da marca. O nome do modelo é uma homenagem ao piloto francês Albert Divo, que representou a marca em corridas nos anos 1920. Como principal foco, o desenvolvimento do modelo tem o desempenho nas pistas. O seu sistema conta com itens diferenciados como o sistema de escape, asa traseira fixa, um spoiler grande dianteiro, saias laterais diferenciadas, grandes entradas de ar dianteiras, luzes renovadas em relação aos modelos utilizados como inspiração, lanternas renovadas e uma abertura no capô que melhora o sistema de arrefecimento.
A inspiração baseada no Bugatti Type 57SC custa ao bolso de seu possuidor uma bagatela de US $ 5,8 milhões. O preço é uma junção de conjunto mecânico, design diferenciado, marca reconhecida e exclusividade.
Assim, fica claro que o público atingido pelos carros luxuosos reúne uma partícula seleta da sociedade. Mas, embora pareça exagerado o investimento, não se pode colocar preços nos sonhos alheios. Aos que podem pagar o preço, que encham suas garagens. Por outro lado, aos que ainda não alcançaram esse patamar financeiro, apaixonar-se por carros pode ser um pontapé para novos esforços e empreendimentos. Com determinação, sabedoria e muito trabalho, algum desses modelos pode ocupar a vaga na garagem de quem agora só pode sonhar. Até lá, vá preparando a sua própria lista!
Quer saber mais sobre o assunto? Receba tudo em primeira mão!