Com o crescimento do mercado e a busca pela maior sustentabilidade, as industrias automobilisticas começaram a investir na produção de carros elétricos.
Portanto, o carro caiu no gosto popular e desde então as vendas aumentaram. Se interessou sobre o assunto? Então venha e descubra quais são os carros elétricos mais vendidos em 2022 e um pouco de suas características.
Carros elétricos e popularidade
Embora sua popularidade venha aumentando ao longo dos anos, os carros elétricos não são novidade no mercado.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, (ABVE) houve um crescimento de mais de 70% nas vendas em comparação com o ano passado.
Por fim, com essa crescente, o mercado procura atender os mais diversos bolsos e gostos, o que ajuda a garantir o crescimento nos números de elétricos emplacados.
Tipos de carros elétricos
Antes de falarmos mais sobre os mais vendidos em 2022, vamos passar uma breve explicação sobre alguns dos diferentes tipos:
- EV (Eletric Vehicle) – modelos que somente utilizam eletricidade para se locomover.
- BEV (Batery Electric Vehicle) – são os que precisam de uma recarga externa.
- HEV (Hybrid Electric Vehicle) – são os tipos híbridos que possuem a unidade elétrica e o motor a combustão.
- PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) – também precisa de recarga externa, mas em tomadas ou eletropontos por possuírem geralmente baterias maiores.
- MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) – são para veículos hibridos leves ou parciais que possuem um pequeno motor elétrico extra para auxiliar no desempenho.
Os carros elétricos mais vendidos em 2022
Agora que sabemos um pouco sobre a origem dos carros elétricos e sua história, vamos conhecer os modelos mais vendidos e as vantagens de cada um.
-
Toyota corolla cross (HEV)
Fonte: Estado de Minas
O SUV da Toyota, uma das marcas dominantes no mercado quando o assunto é carros elétricos, pegou o melhor dos dois mundos quando trouxe o desempenho do sedan Corolla..
Por sua vez, foram vendidos aproximadamente 6 mil exemplares e a média de preço é R$ 200.000,00, uma das opções mais acessíveis.
2. Toyota Corolla Altis (HEV)
Fonte: Motor1
Outro híbrido da Toyota também da linha Corolla, brasileiríssimo, com câmbio CVT de dez marchas e é o primeiro híbrido flex do mundo.
A propósito, é uma das melhores escolhas no quesito preço, girando em torno de R$ 124.000,00.
3. Volvo XC60 (PHEV)
Fonte: Quatro Rodas
Em seguida, temos outra marca bem famosa na produção de carros elétricos que é a Volvo.
O modelo Volvo XC60 (PHEV) possui recarga plugável e banco de bateria maior, já que pode ser quase considerado 100% elétrico.
4. Volvo XC40 Recharge PE (BEV)
Fonte: Notícias R7
Por sua vez, este outro modelo da Volvo é um carro que utiliza apenas eletricidade para sua locomoção. É o primeiro 100% elétrico da marca.
Sendo assim, este modelo conta com um sistema de banco de baterias para manter o motor funcionando. Como vemos na foto, é necessário que o carro seja recarregado numa “célula de energia”.
5. BMW X5 XDrive 45E (PHEV)
Fonte: Autoesporte
Essa belezinha da BMW é mais uma opção de hibrido que, segundo a montadora, possui 87 km de autonomia no modo elétrico e pode fazer de 0 até 100 km/h em 6 segundos! É ou não é incrível?
6. Kia Stonic MHEV SX (HEV)
Fonte: Vigorito
O primeiro SUV compacto da KIA é mais simples que o híbrido comum pois é o que chamamos de híbrido leve.
Portanto, este carro elétrico possui um motor de 1.0 turbo de três cilindros e um propulsor elétrico que auxilia o carro a rodar de forma mais leve, assim não dependendo somente da propulsão.
7. Jaguar Land Rover Discovery D200 MHEV (HEV)
Fonte: Conexão Automotiva
Já a Jaguar Land Rover trouxe um motor um tanto quanto ousado. Com um turbodiesel com 4 cilindros de 204 cv de potência!
Assim, é outra opção com sistema híbrido leve, porém este possui um alternador do motor de partida integrado à correia que auxilia a economizar uma energia que seria desperdiçada durante a desaceleração.
8. Mercedes C200 AMG Line (HEV)
Fonte: Webmotors
Além de ser um modelo repaginado e estiloso, a Mercedes caprichou também no desempenho.
Este conta com um motor 1.5 turbo e outro elétrico o que ajuda a economizar combustível e entrega bom desempenho.
9. Jaguar Range Rover (PHEV)
Fonte: PlanetCarsZ
Este outro modelo da Range Rover também possui 404cv de potência e pode fazer de 0 a 100km/h com apenas 8 milésimos de segundo a mais.
Além disso, possui autonomia de até 50 km em áreas urbanas.
10. BMW X3 XDrive 30E (PHEV)
Fonte: Exame
O referido modelo da BMW supera os Range Rover em questão desempenho alcançando 100km/h em apenas 4,5 segundos.
Ele combina perfeitamente o acionamento elétrico BMW eDrive com seu motor de combustão preponderante.
Conlcusão
Por fim, sabendo das melhores opções de carros elétricos, não podemos descuidar da segurança. Então, que tal conhecer mais sobre rastreamento veicular e porque vale a pena investir nesta proteção?
Corre lá e aprenda como se manter mais seguro!