Ao que tudo indica o Chevrolet Ônix Rs desembarca no mercado automobilístico brasileiro a qualquer momento. Trata-se de uma versão esportiva do Hatch que aproveita o sucesso de vendas da Chevrolet para ser introduzido como novo modelo no mercado. O Onix Rs surge, então como uma novidade na linha 2021.
A marca norte-americana manteve a discrição quanto aos detalhes técnicos do novo carro no início de sua projeção. Mas, o decorrer do tempo já trouxe aos amantes de carros expectativas e previsões sobre o que esperar. Juntamente com as atualizações sobre as características do novo carro, informações sobre o preço do modelo também são estruturadas. O que já se imaginava sobre ficar entre o LTZ e o Premier finalmente se confirmou. Afinal, os levantamentos dão conta de que o Onix Rs invadirá o mercado custando em torno de R$75 mil.
Produzido em Gravataí, no Rio Grande do Sul, o novo Onix já é vendido na Colômbia, Equador e Bolívia. Assim, se faz inevitável que o compacto da Chevrolet mais vendido no mundo, seja também vendido no Brasil.
Aparência do Onix Rs
Conforme já se esperava o Onix Rs chega ao mercado com uma aparência mais esportiva do que os modelos anteriores. Além disso, o seu acabamento também ganha um design mais escurecido. As rodas de 16 polegadas de liga leve também ganham uma nova estética ao serem pintadas de preto. o teto é na cor preta, e o novo modelo ganha um aerofólio. Sua grada dianteira também sofre inovações, se mostrando agora com formato de colmeia, enquanto as laterais ganham saias que lhes dão novos ares.
Embora seja uma continuação da inspiração do Onix já produzido e vendido no país, a intenção do Onix Rs é se diferenciar dos demais de sua categoria sob qualquer ângulo que seja observado. Além das alterações já citadas, o conjunto é completado por faróis com adesivos foscos que compõem o visual despojado do carro seja em qualquer das opções de cores. Enquanto as grades, as rodas e o logo ganham uma pintura preta brilhante, itens como aerofólio e retrovisores recebem um tom metálico. Todas alterações foram pensadas de maneira a adornar qualquer que seja a cor escolhida, tendo como opções: branco Summit, vermelho Carmim ou preto Ouro Negro.
Interior do Onix Rs
No interior do Onix Rs os detalhes também acompanham a ideia de dar ao carro um visual esportivo. Para acompanhar o revestimento em preto, os detalhes são adicionados em vermelho. Esses detalhes estão presentes, por exemplo, na costura dos bancos e volante, no painel de instrumentos e nas saídas de ar. Como exclusividade do novo modelo, o teto colunas recebem revestimentos novos capazes de criar uma atmosfera nova para os seus ocupantes. Acompanhando o ideal esportivo o volante também é uma fonte dos comandos multifuncionais como rádio e outras funções.
A segurança interior da nova aposta da Chevrolet oferece 6 airbags para emergências. Além disso, o banco e cinto de segurança do motorista podem ser ajustados quanto a altura. As travas e vidros elétricos compõem esse pacote de facilidades e garantias.
Potência do Onix Rs
Enquanto o design do Onix Rs aponta um caminho esportivo, a potência não segue esse mesmo caminho. Na verdade, essa não é a sua intenção, claramente. Mas, pode se esperar um bom desempenho de um motor turbo 1.0, com 116 cv e 16,3 Kgfm. Essa potência pode ser explorada a partir de um câmbio automático de 6 marchas. Dele pode se esperar uma aceleração que vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.
Itens de Série
Quando se trata das facilidades e opções oferecidas pelo Onix Rs, os equipamentos são baseados na versão LTZ. Como itens de série, por exemplo, segue os principais deles:
- MyLink maior que os comuns, com 8 polegadas e compatibilidade para Android Auto ou Apple Car Play;
- Sistema de Ar-condicionado;
- Sistema de direção com assistência elétrica;
- Segurança reforçada por travas e vidros elétricos controlados a partir da chave;
- Sensores traseiros de estacionamento;
- Computador de bordo;
- Sistema de áudio com seis autofalantes;
- Controlador de limite de velocidade;
- Regulagem do cinto de segurança e do banco do motorista;
- Regulagem do volante quanto a altura e profundidade;
- Seis airbags interiores, sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina;
- Frenagem em ABS com sistema de distribuição e assistência de frenagem de urgência;
- Controle eletrônico de estabilidade e tração.
Quando se trata de comparação com os demais veículos considerados esportivos, o Onix Rs já sai na frente. Isso se dá especialmente quando o assunto é economia de combustível, já que o novo modelo economiza o correspondente a 30% em relação aos demais. Sobre isso, informações do Inmetro dão conta de que o carro pode percorrer até 14,4 km/l na estrada e 10,1 km/l na cidade. Essas estimativas se fazem em 12 km/l e 8,3 km/l quando a opção de combustível é o etanol.