Em 1975 foi lançado o primeiro Golf GTI que veio trazer muitas novidades para o mercado automotivo.
Neste ano, no Salão Internacional de Frankfurt (IAA) na Alemanha, o Golf GTI criou uma nova categoria de carros compactos, hatch esportivos, e tração dianteira.
Uma mistura perfeita para quem gosta de carros esportivos e com preço acessível. Continue a leitura e saiba tudo sobre este clássico.
História do Golf GTI
Como citamos anteriormente, este modelo veio trazer a revolução no mercado automotivo, pois possuia características esportivas em sua composição.
Inicialmente para o lançamento foram fabricadas 5.000 unidades, mas este número, na verdade, funcionou somente como um aperitivo.
No ano de 1976, saíram da linha de produção quase 500.000 unidades, o primeiro Golf GTI nomeado Mk1, trouxe a fama de carro compacto mais bem sucedido do mundo para a linha.
Iremos mostrar detalhadamente a seguir as características de cada modelo da linha Golf GTI.
Golf GTI Mk1
Anton Konrad e sua equipe desejavam criar uma versão esportiva do Golf, e para isso, trabalharam secretamente.
Embora não houvessem ordens de produção deste modelo, Herman Hablitzel, então membro do Conselho de Tecnologia garantiu que este fosse desenvolvido.
O primeiro modelo protótipo possuia um motor de carburador que gerava 100 cv, e este após apresentado ao Presidente de Conselho de Administração Toni Schmucker, foi aprovado para produção.
O projeto que até então era secreto, ganhou notoriedade ao ser lançado no Salão Internacional de Frankfurt e ganhou um ajuste, sendo trocado o motor de carburador por um de injeção passando a gerar 110 cv e também tendo sua alavanca de câmbio renovada com a adesão de uma bola de golfe.
Modelo que atingia incríveis 182 km/h para a época, ganhou até edição de prestígio com 112 cv de potência.
Golf GTI Mk2
Já em 1984 foi lançada a segunda versão, o Golf GTI Mk2, mantendo a potência da versão especial do Mk1, porém com a inserção de um catalizador, a potência inicial foi reduzida para 107 cv.
No entanto, dois anos mais tarde a Volkswagen trocou o motor por um de 16V e ele passou a gerar 129 cv mantendo o catalizador, alterção esta que quase fez o modelo alcançar o original que ia a 139 cv.
No mais, as características como os bancos tartan e a faixa vermelha na grade do radiador mais as iniciais GTI se mantiveram.
Golf GTI Mk3
A potência do GTI terceira geração se iniciava em 115 cv e podia chegar até 150 cv. Os faróis duplos da versão anterior estavam dentro de uma lente só.
Um ano após o lançamento, ele ganhou um motor de quatro válvulas aumentando sua potência inicial a 150 cv.
Os modelos a gasolina e díesel foram separados pelas siglas sendo GTI e GTD respectivamente.
Golf GTI Mk4
A versão seguinte possuia design mais clean, eliminando a faixa vermelha, além de alcançar 180 cv. Os modelos de quatro e cinco cilindros à gasolina geravam até 170 cv enquanto os a díesel alcançavam 150 cv.
Em 2001 foi lançado um modelo comemorativo “25 anos de GTI” que gerava 180 cv.
Golf GTI Mk5
Em 2004 a versão de produção foi apresentada no Paris Motor Show, enquanto em Setembro de 2003 o GTI retornou ao Salão Internacional de Frankfurt para mostrar a mais nova versão do compacto esportivo mais bem sucedido.
Este modelo conta com modelo turbo que alcança até 200 cv e a edição especial “30 anos de GTI” gerava até 230 cv.
Com a caixa de câmbio manual o modelo ia de 0 a 100 km/h com 7,2 segundos e já com a caixa de câmbio de dupla embreagem ele ia de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.
No quesito design, a faixa vermelha retornou em formato “V” e rodas de design de Denver.
Golf GTI Mk6
Esta versão foi agraciada por ter como aperfeiçoador Hans-Joachim Stuck que adicionou um motor turbo de 210 cv que chega até 240 km/h e melhorou a aderência adicionando um bloqueio no diferencial além de escapamento duplo.
O Golf GTI Edition 35 para celebrar 35 anos de GTI no mercado chegava a 235 cv e quase 250 km/h.
Golf GTI Mk7
Em 2013 lançaram duas versões, a primeira é a versão básica que tinha 220 cv entregando 162 kW e a versão Performance com 230 cv e liberando 169 cv sendo a primeira versão a alcançar 250 km/h e serviu de base para o GTI Clubsport.
O último modelo foi o primeiro a contar com trava diferencial para o eixo dianteiro e ser ligado à matriz transversal modular.
Golf GTI Mk8
A oitava geração do ano de 2020 mantém o DNA de seus antecessores e traz mudanças principalmente no seu visual.
Ele conta com parachoque aberto com a tradicional linha vermelha e faróis em led.