Com os preços dos automóveis lá nas alturas, comprar um veículo à vista está cada vez mais difícil. Entretanto, há maneiras diversas de se conquistar esse bem, sem precisar que se disponha de grandes quantias de uma só vez. Entre as opções possíveis está, por exemplo, o Financiamento Chevrolet. Você já ouviu falar dele? Esse é o momento, então, de descobrir tudo sobre o assunto antes de decidir se vale ou não a pena.
Para facilitar o processo, separamos aqui as principais informações sobre o assunto para que você saiba todos detalhes da negociação.
O que é o Financiamento Chevrolet?
Embora muita gente não saiba, a GM não apena montas veículos mas trabalha também na venda delas e na facilitação dos negócios. Quando se trata do financiamento Chevrolet, por exemplo, isso se faz a partir do banco GMAC. No Brasil, é possível comprar apenas veículos da própria Chevrolet utilizando esse tipo de financiamento. Isso porque, essa é a única marca comandada pela GM no país.
Ao que tudo indica, as taxas desse tipo de financiamento são bastante atrativas. Pois, em um ranking geral, esse é o tipo de negócio que aplica a terceira menor taxa na categoria. Entretanto, claro, a taxa de juros não é o único quesito a se considerar na hora da aquisição de um veículo.
O financiamento Chevrolet pode ser aplicado tanto para a compra de veículos novos quanto para seminovos. Entretanto, claro, você precisa se certificar se o veículo e concessionária desejados por você possuem vínculo com o banco GMAC.
Como funciona
Conforme já adiantamos o financiamento Chevrolet é uma maneira de adquirir um veículo da marca através de um sistema de financiamento próprio. Isso pode ser feito tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica. Na prática, funciona como uma espécie de empréstimo feito no GMC.
Nesse tipo de procedimento, apesar de o financiamento ser feito em nome do próprio comprador, o carro fica em alienação fiduciária, em nome da instituição bancária que está fornecendo o empréstimo. Isso se mantém até a finalização e cumprimento total do contrato. Depois disso é que possível que se faça a transferência para o comprador.
Embora seja uma informação bastante intuitiva, nunca é demais frisar o fato de que o banco em questão pode ter a posse do veículo nos casos em que o comprador não cumpra a sua parte no contrato. Assim, como em todos os demais tipos de financiamento, o comprador só é de fato o proprietário do veículo, na finalização e cumprimento total do contrato.
Como requerer o financiamento Chevrolet
O processo de requerimento do financiamento Chevrolet passa por uma fase de análise de documentos. Mas, com certeza isso não é uma novidade para você, já que isso acontece em qualquer tipo de financiamento. Nesse caso, a melhor maneira de acelerar o processo é tendo em mãos os documentos sempre atualizados para a apresentação assim que forem solicitados.
Cada caso pode contar com peculiaridades. Por essa razão, o banco pode vir a pedir outras comprovações e documentos. Mas, em regra geral, há uma lista de documentos que certamente serão solicitados.
- Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte, etc.);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda.
Caso você queira ter uma prévia do financiamento antes de se dar ao trabalho de requerê-lo, o próprio banco disponibiliza um canal de simulação online. Trata-se de uma página super autoexplicativa, onde você informa alguns dados de localização e do próprio veículo que deseja adquirir e, a partir disso, recebe uma prévia da aplicação do financiamento.
Taxas aplicadas
O GMAC possui uma política de taxas bastante atrativa. A propósito, é isso que o coloca como terceira melhor política de taxas de juros na categoria. Entretanto, é importante que você se lembre que as taxas podem variar de acordo com o resultado da análise de crédito, e da quantidade de parcelas desejadas.
De acordo com as informações do próprio simulador da marca, os veículos podem ser financiados com a utilização entre 12 e 60 parcelas fixas e mensais.
De maneira geral, a prática de juros fica em 1,24% ao mês e 15,97% ao ano.
Mas, claro, você também precisa considerar que a taxa de juros não é o único gasto nesse tipo de financiamento. Pois, há outras ações que acabam cobrando taxas, como o cadastro no banco e taxas para a troca do veículo, seja durante ou depois do financiamento.
Ao se considerar os momento econômico que o país vive, encontrar um bom financiamento pode fazer toda a diferença na hora da aquisição de um veículo. Por essa razão, vale a pena considerar todas as nuances e possibilidades.
Leia também: Os carros e marcas mais vendidos no 1º dia útil de 2022
Receba nossas novidades em primeira mão!