Se você ama a BMW, certamente o BMW M5 é objeto da sua admiração. Afinal, o design arrojado e elegante desse veículo faz dele um dos automóveis mais bonitos da marca. Isso acontece por causa da mistura perfeita de um design delicado, potência arrojada e espaço interno bastante satisfatório.
Como parte da família, serie 5, o BMW M5 é um esportivo que já está em sua sexta geração. E, dessa vez, a versão se apresenta ainda muito mais veloz, moderno e eficiente.
Então, para você, apaixonado por carros, nós trazemos aqui todas as principais informações sobre esse icônico modelo. Continue com a gente para conhecer tudo sobre o BMW M5!
História do BMW M5
Conforme já adiantamos, o BMW M5 já é a sexta geração de uma linha de veículos icônicos que caiu no gosto dos apaixonados por carros. A propósito, já são 33 anos no mercado, onde o veículo já recebeu várias e significativas alterações até chegar ao modelo atual. Durante esse tempo de mercado, o veículo recebeu muitas melhorias importantes.
Ao longo dos anos, até chegar à sexta geração, o BMW M5 recebeu muitas inovações importantes. Em cada geração foram introduzidas novidades e tecnologias que transformaram esse, num dos carros preferidos dos condutores. Mais do que isso, ele é o sonho de consumo de muita gente.
Veja só como o BMW M5 evoluiu em 33 anos!
1º Geração – 1985
A primeira geração do BMW M5 nasceu em 1985. Esse foi o pontapé inicial para o sucesso em que se tornou. Assim, o E28, foi apresentado no Salão do Automóvel de Amsterdam. Com a proposta de combinar o espaço de um sedã com o desempenho de um esportivo é que esse modelo chegou ao mercado. Inclusive, por ocasião de seu lançamento, ele chegou a ser considerado como o sedã de produção mais rápido do mundo.
Como prova dessa produção efetiva do BMW M5, o primeiro modelo já apresentava a possibilidade de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos5. A partir disso, era possível alcançar uma velocidade média de até 245 km/h.
2º Geração – 1989
Em 1989, chegava ao mercado o E34, a segunda geração do BMW M5. Ele se manteve no mercado pelos próximos 6 anos até o fim de sua fabricação, em 1995. Tratava-se de um modelo construído à mão, como a versão anterior. Inclusive, o próprio motor também era de fabricação manual.
O motor utilizado nesse modelo era o mesmo do E28. Com essa configuração, a oferta de potência era de 315 cv, com transmissão de 5 velocidades e tração traseira. Nessa versão ainda mais potente, a aceleração poderia ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos. Nessa versão a velocidade máxima também ganhou alguns quilômetros, chegando a entregar até 250 km/h.
3º Geração – 1998
A terceira geração do BMW M5, o E39, veio a surgir quase uma década depois da segunda geração. Anunciado no Salão de Genebra daquele ano, a ideia era investir em uma produção que devolvesse resultados em volume de vendas. A fim de permitir isso, agora a linha de produção não era mais exclusiva. Ao contrário, o modelo dividiu a linha de montagem com outros veículos.
Durante a sua permanência no mercado o veículo continuou a receber itens cada vez mais inovadores. Como exemplo disso temos o banco aquecido, navegador GPS, conexão bluetooth e outras possibilidades.
4º Geração – 2005
Na quarta geração, a BMW quis trazer para o mercado uma junção entre um motor V10 a gasolina e uma nova transmissão de 7 velocidades. Esse motor entregava um resultado impressionante. Por causa desse desempenho, ele chegou a receber diversos prêmios.
Conforme a própria marca, o E 60, quarta geração do BMW M5 chega a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Enquanto isso, ele é capaz de chegar a 200 km/h em 15 segundos. Já quanto a velocidade, embora o velocímetro possua marcação até 330 km/h, a potência comprovada do carro chega a 250 km/h.
5º Geração – 2011
A quinta geração surgiu, então, em 2011 com o F10. Aqui a marca tem o primeiro registro de utilização do motor turbo nessa linha. Isso foi uma enorme evolução, pois trata-se do motor mais potente utilizado pela marca à época. Nesse modelo também já foi possível ver outras inovações como injeção direta de combustível.
Com uma histórica potência, o propulsor desse veículo gera até 565 cavalos. Tudo isso é transmitido para o carro a partir de um câmbio automático de 7 velocidades e um sistema de embreagem duplo. Com histórica potência, a aceleração desse carro vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. Entretanto, como os demais, a velocidade máxima se limita a 250 km/h.
Ficha técnica do BMW M5
Então, finalmente se chega ao BMW M5, que é o que chamamos de quinta geração dessa história. Aqui nós já temos um sistema de tração possível para as quatro rodas, motor 4.4 biturbo e 600 cavalos de potência. Desde 2017 no mercado, trata-se de mais um dos modelos icônicos da BMW.
Para você conhecer todas as possibilidades do M5, trouxemos a Ficha técnica da última versão para você ficar por dentro de todas as possibilidades que esse modelo pode te oferecer!
|
Leia também: História da BMW: tudo sobre a icônica marca
Receba nossas novidades em primeira mão!