Como um excelente exemplar de um veículo multiuso, a VW Kombi fez história no mundo automotivo. Uma prova disso é que você pode encontrar facilmente um desses modelos ainda transitando por aí em boas condições de uso. Mais do que isso, a Kombi também é objeto de adoração por parte de alguns colecionadores, e um item de bastante valor.
Mas, você conhece a história dessa queridinha do mundo automotivo? Para te deixar informado sobre tudo de mais importante na trajetória da VW Kombi, nós reunimos as principais informações sobre o assunto para você, Continue com a gente!
Como Nasceu a VW Kombi
O nome da VW Kombi, por si, já bastante autoexplicativo. Afinal, é uma referência a um nome alemão que significa exatamente: “veículo combinado”. Isso parece bastante sugestivo, não é mesmo? A verdade é que, em essência esse é realmente um exemplo de veículo combinado. Inclusive em suas funções, a Kombi combina exatamente suas tarefas de transporte de pessoas e de objetos.
Tendo se mantido por mais de 50 anos no mercado automotivo, não é surpresa o fato de o veículo ser uma extensão de outro queridinho. Pois, a criação do holandês Ben Pon era uma espécie de evolução do nosso conhecido Fusca. Então, não havia mesmo como dar errado. Logo depois da Segunda Guerra Mundial, com as fábricas ainda em processo de recuperação, nascia a ideia do primeiro minifurgão do mundo.
Embora os primeiros rascunhos do automóvel sejam ainda de 1947, só em 1949 o veículo começou a ser produzido na Alemanha. Então, no início de 1950, o veículo começou a rodar o mundo. Já, no Brasil, finalmente a VW Kombi deu as caras, em 1953, quando começou a ser montado por aqui. Mas foi em setembro de 1958 que o veículo finalmente ganhou as ruas como o primeiro carro da Volkswagen fabricado em terras tupiniquins.
Características Gerais
Depois de seu lançamento, a Kombi foi caracterizada como um utilitário. E, como uma das principais dessas características, a VW Kombi possui uma boa dinâmica de distribuição de peso. Tudo isso considerando a manutenção do motorista na parte dianteira do veículo, enquanto o motor estava posicionado na parte traseira.
Como parte da composição mecânica, a Kombi possuía um câmbio com 4 marchas sincronizadas. Com o tempo, o modelo também ganhou tubos e batentes de proteção para os para-choques. Em seguida, o veículo também ganhou alteração na localização do número de chassi, tampa nova para o porta-malas.
A evolução da VW Kombi também pensou no conforto dos passageiros. Por isso, ao longo dos anos o freio de mão ganhou nova localização, o painel foi modernizado com marcadores mais modernos, as luzes de setas foram inovadas e muitas outras alterações foram feitas ao longo do tempo. As últimas alterações significativas recebidas pela Kombi também modernizaram o motor. A partir de 2006, já rodava por aí o Motor flex 1400cc, com refrigeração à água e novo painel com mostradores.
Todas essas mudanças e melhorias feitas ao longo dos anos transformaram também a capacidade do veículo. Enquanto a primeira versão era capaz de transportar uma carga máxima de 810 kg, sua última fabricação já acumulava a possibilidade de transporte de até 1000 kg.
Edições Especiais da VW Kombi
Durante a existência da VW Kombi algumas edições especiais foram lançadas. Certamente, alguma delas já te chamou a atenção por aí. Quem sabe, uma delas até seja o seu objeto de desejo.
Kombi Carat
A VW Kombi Carat foi a primeira edição especial desse modelo icônico. A propósito, essa edição fez uma presença bastante aclamada, por ser uma versão considerada versão de luxo. Sua capacidade também era diferenciada, fazendo possível o transporte de até 7 passageiros. Além disso, a parte interna era revestida de um tecido diferenciado, que potencializava o aspecto luxuoso do veículo.
Série Prata
Já em 2005, A Volkswagen também se preocupou em lançar uma edição especial em comemoração ao fim da refrigeração a ar na Kombi. Na ocasião, apenas 200 unidades do modelo foram produzidas. Com essa limitação, a edição realmente se tornou um desejo especial dos apaixonados por Kombis. Como parte do visual especial, a VW Kombi Série Prata possui a cor prata light metálica. ALém disso, os aros de faróis e para-choques também possuíam a cor cinza.
Edição 50 anos
A próxima edição da VW Kombi foi em comemoração aos 50 anos da Kombi. Então, em 2007, a VW trouxe para o mercado 50 unidades bastante significativas. Com um significado bastante especial, essa versão também foi bastante expressiva. Essa edição comemorativa agora alcança um preço bastante expressivo no mercado e é um valioso objeto de coleção.
Kombi 50 anos
Last Edition
Essa edição também marcou o fim da produção da VW Kombi. A Last Edition não foi apenas uma edição especial, mas a expressão da finalização da produção desse ícone automotivo. Embora sua produção inicial tenha sido estimada para 600 unidades, com o tempo essa quantidade se expandiu para 1200.
E, então, o final do ano de 2013 foi marcado pelo fim da produção da VW Kombi no Brasil. Depois de meio século de sucesso, o utilitário deu espaço para novos modelos. Mas, a história automotiva já estava fortemente marcada pelo clássico VW Kombi.
Leia também: Cadillac eldorado: conheça a sua história
Receba nossas novidades em primeira mão!