Tópicos

Pesquisar
uber

Quer participar da Uber? Veja se seu carro está de acordo!

Trabalhar como motorista de aplicativos como a Uber tem sido uma excelente saída para muitas questões de emprego no Brasil ultimamente. Isso porque, para muitos é uma oportunidade de gerar a renda principal da família, enquanto outros usam o meio para complementar a remuneração.

Seja qual for a razão, compor o rol de motoristas pode ser o que você precisa para resolver ou, na pior das hipóteses, amenizar suas questões financeiras. Contudo, claro, há regras que precisam de cumprimento a fim de efetivar a sua participação.

Então, para saber se o seu carro está de acordo com as regras da Uber, basta continuar esta leitura até o final. A partir das informações colhidas você já terá um ponto de partida para a adequação. Vamos juntos?

O que o seu carro precisa para entrar na Uber

Embora exija o cumprimento de alguns requisitos, por razões óbvias, compor o quadro de motoristas da Uber não é uma tarefa tão difícil. Para isso, basta cumprir algumas exigências e manter o carro nos padrões considerados ideais.

Antes de entender do que o seu carro precisa para produzir para o aplicativo, você precisa saber também dos requisitos pessoais. Assim, como motorista, você precisa ter mais de 18 anos, não possuir antecedentes criminais e possuir Carteira Nacional de Habilitação permanente com o acréscimo da informação “EAR” (Exerce Atividade Remunerada).

Após se certificar de que o motorista atende a esses requisitos, aí sim, é hora de descobrir como os carros podem se encaixar na atividade. Como existem mais de uma categoria de serviços, é importante observar as questões a seguir.

Uber X

Aqui se tem a categoria cujos requisitos são os menos restritivos de todos. Aqui se tem, inclusive, um espaço maior para a aceitação de motoristas e carros interessados em dirigir para a Uber. Contudo, claro, aqui também se tem uma concorrência maior.

Para quem deseja dirigir nesta categoria, algumas exigências são precípuas. A primeira delas é o cumprimento das regulamentações locais. Além disso, idealmente o carro precisa ser do ano de 2008 para cá, além de possuir quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado.

Uber Comfort

Uma categoria acima da anterior, a ideia do Uber comfort é, claramente, oferecer mas conforto ao passageiro. Assim, e por óbvio, as exigências também se elevam um pouco mais quanto aos carros aceitos.

Para os clientes, os principais diferenciais se apresentam no ano do veículo e na possibilidade de escolher questões como temperatura e viagem em silêncio. Então, a fim de garantir essas comodidades, os veículos e motoristas precisam atender a alguns requisitos.

De maneira geral, os carros precisam ter ate cinco anos de fabricação, o que pode variar até sete ou oito, a depender do município de atuação. Enquanto isso, as demais exigências seguem o prumo da categoria anterior, que informa que o veículo deve ter quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado. Por sua vez, o motorista dessa categoria precisa ter ao menos 100 viagens no histórico e nota mínima de 4,80 nas avaliações.

Reprodução Canva
Reprodução Canva

Uber Black

Finalmente, tem-se aqui a categoria Premium do aplicativo. Por óbvio, a fim de usufruir de benefícios privilegiados, os usuários pagam tarifas maiores. Por consequência, os motoristas também acabam recebendo mais pelo serviço prestado.

Contudo, claro, a fim de dirigir nessa categoria, motoristas e veículos passam por um crivo mais apertado. Quanto ao motorista, por exemplo, é necessário que possua mais de 100 viagens no currículo e nota média de 4,85.

Além disso, o próprio veículo veículo também precisa de algumas especificações. Nesse caso, para atender à categoria Uber Black, o veículo precisa ser sedan ou SUV e, preferencialmente, da cor preta. Contudo, aceitam-se veículos das cores: preta, chumbo, prata, cinza, azul-marinho ou branco. Além disso, os carros dessa categoria precisam apresentar ao menos quatro portas, cinco lugares, ar-condicionado e bancos de couro.

O que a Uber NÃO aceita?

Assim como características e aceitação, a Uber tem também alguns pontos que eliminam diretamente o candidato a motorista. Tratam-se de questões que não aceitas pelo aplicativo sob nenhuma hipótese.

Entre as características não aceitas pela Uber estão, por exemplo: carros de placas vermelhas (táxis), picapes, vans e caminhonetes. Além disso, não são aceitáveis em quaisquer categorias veículos adesivados, plotados, sinistrados, recuperados ou com alterações nos sistemas de freios ou suspensões.

 

Agora que você já conhece as possibilidades e impedimentos, é hora de considerar em que categoria o seu veículo encaixa. Ou, caso o seu carro não caiba em nenhuma das possibilidades, há sempre a chance de partir para um aluguel de veículos. Inclusive, ao procurar as empresas corretas é capaz de se ter até descontos concedidos por parcerias entre as lojas de aluguéis e a própria Uber.

Clique e saiba como proteger seu veículo