Se você tem ou deseje possuir um desses clássicos antigos do mundo automotivo, precisa saber que você também precisará protegê-lo. E, para isso há várias atitudes possíveis. Entre elas, escolher um rastreamento para carros antigos é uma excelente opção.
O sistema de rastreamento possui diversas funções que farão toda a diferença para você. Através dele você pode promover a sua própria segurança e a proteção do seu veículo. Para te ajudar com isso, temos aqui as melhores informações sobre rastreamento para carros antigos.
Por que você precisa de um rastreador
A bem da verdade, todo mundo precisa de um dispositivo rastreador em seu carro. Especialmente no Brasil, onde os números de subtração de veículos aumentam exaustivamente. Se o carro é um clássico e antigo modelo, então, faz ainda mais sentido utilizar um sistema de rastreamento para carros antigos.
Embora todo tipo de modelo seja bastante desejado pelos ladrões de carros, um modelo antigo tem ainda alguns diferenciais. Eles são, por exemplo, uma preciosa fonte de peças que nem sempre estão disponíveis no mercado automotivo legal. Assim, acabam sendo um alvo para os mau intencionados.
Além disso, as seguradoras geralmente não oferecem apólices para esse tipo de veículo. Dessa forma, ao procurar por uma apólice para o seu carro antigo, o máximo que você vai encontrar são condições muito diferentes das comuns. Isso acontece porque as seguradoras consideram que um carro antigo corre muito mais risco que o demais. Além disso, suas peças são bem mais difíceis de serem encontradas para reposição. Por fim, o valor que costuma oferecer a título de indenização geralmente está muito abaixo do preço praticado no mercado de carros antigos.
A boa notícia é que é possível resolver essa questão. Felizmente o mercado tem boas opções de rastreadores que vão deixar o seu carro protegido. Mas, claro, você precisa fazer a escolha certa.
Como funciona um sistema de rastreamento para carro antigo
Como o sistema de rastreamento para carro antigo é um equipamento autônomo, não há dificuldades em instalá-lo em seu carro, seja ele qual for. A partir da instalação você, então, tem a possibilidade de acompanhar cada metro de deslocamento do seu veículo em tempo real.
O funcionamento do equipamento se dá a partir de tecnologias de localização. São dispositivos que funcionam com GPS, radiofrequência, ou chip GSM. Assim, o sistema colhe informações do trajeto e envia ao usuário em tempo real. Esses dados são detalhes da viagem como paradas, abastecimentos, ultrapassagens de velocidade, além do monitoramento constante, claro.
Com a utilização do sistema de rastreamento para carro antigo você dirige bem mais tranquilo. E, quando você não for o motorista, também pode acompanhar a viagem remotamente. A partir da contratação de um bom rastreador você também garante um preço bem melhor na contratação de seguros. E o mais importante de tudo, garante uma chance muito maior de recuperação do veículo nos casos de perdas.
Ferramentas do rastreador
Um bom sistema de rastreamento para carros antigos reúne um leque de funcionalidades muito importantes. Todas elas juntas é o que garante a segurança de um veículo bem equipado. Entre os principais benefícios do rastreador estão:
- Alertas – o rastreador é capaz de identificar situações e emitir alertas a respeito deles. Como exemplo disso, você pode criar redes de segurança que funcionam como uma espécie de limite de tráfego para o veículo. Assim, a cada vez que o veículo ultrapassa essa limitação, você é avisado a partir de um alerta. Da mesma, quando o veículo rastreado excede a velocidade determinada como máxima, o envio de alerta é instantâneo.
- Monitoramento e controle – A partir da utilização do sistema de rastreamento você pode controlar alguns acontecimentos mesmo à distância. Entre eles estão o controle de abastecimento, o monitoramento de paradas e até o registro de ligações da ignição do carro. Também, por meio de um mapa você pode acompanhar cada centímetro percorrido pelo veículo.
- Indicação de necessidades – Por causa do levantamento de dados, o sistema de rastreamento para carros antigos também indica algumas necessidades do carro. A partir do monitoramento de trajeto, por exemplo, ele dá a chance de você analisar as rotas costumeiras e até criar novos caminhos. Além disso, você também pode utilizar o sistema para registrar dados de revisão e manutenção do veículo. Assim, ele mesmo te avisa quando é a hora de cuidar novamente do funcionamento do seu carro.
Como escolher a empresa de rastreamento correta
É importante dizer que, para que todas essas informações sejam eficazes na proteção do carro, você deve escolher bem a empresa que cuidará do seu sistema de rastreamento para carros antigos. Para que tudo funcione bem, a única saída é que você aposte em uma empresa séria e experiente.
A Declatrack, por exemplo, está há mais de 15 anos no mercado de segurança de veículos. Além de já saber exatamente o que fazer, a empresa conta com uma equipe especializada espalhada por todo o país. E, para as situações de emergência, há uma equipe disponível durante 24 horas por dia para ajudar você a recuperar o seu carro.
Receba nossas novidades em primeira mão!