Em constante evolução desde o seu lançamento, o Porsche 911 arrasta uma multidão de admiradores. Não se esperaria menos, já que esse modelo está no mercado há mais de 50 anos. E, depois de todo esse tempo, continua agregando fãs e tecnologias. Trata-se de um modelo emblemático da Porsche. Além de tudo, é também a representação do desejo de todo piloto que ama carros esportivos.
Você conhece a história do Porsche 911? Trouxemos aqui todos os principais aspectos da sua caminhada no mundo automotivo e da sua evolução. Acompanhe com a gente!
Como tudo começou
O Porsche 911, um dos carros mais famosos de todos os tempos, nasceu em 1964, na Alemanha. Ele apareceu no mundo automotivo após o sucesso do 356. Embora tenha sido cogitado que se chamasse 901, 911 foi a ideia final. Também, a marca não pareceu ter muita escolha, já que a Peugeot reclamou o direito de nomear exclusivamente carros com nomes numéricos com 0 no meio. Ao que parece, caiu como uma luva, já que o 911 se tornou o nome mais famoso no mundo automotivo.
Então, no Salão de Automóvel, em 1963, o Porsche 911 nasceu e foi apresentado ao resto do mundo.
Características gerais Porsche 911
O primeiro Porsche 911 seguia as principais configurações do Fusca. Em um primeiro momento, o sistema de arrefecimento do motor era a ar. Apenas um tempo depois, nas gerações mais novas, é que o arrefecimento a água passou a ser adotado. Esse mesmo motor, 1.6 ou 1.8, era capaz de oferecer uma potência de 130 cv, o que levava o carro a desempenhar até 210 km/h. Para a época, tratava-se de uma velocidade bastante representativa.
Até o final da primeira geração o carro ganhou algumas alterações. O mais potente deles ganhou configuração de 210 cv e uma traseira especial conhecida como “cauda de pato”. Assim, mais uma vez trouxe uma inovação para o mundo, com uma design traseiro pioneiro.
Gerações Porsche 911
Permanecendo tantos anos no mercado, é claro que a Porsche oferecia inovações periódicas, não é mesmo? Pois é, e ao longo dos anos foram algumas modernizações e reestilizações que o mantiveram no topo do desejo dos pilotos. E, entre tantas novidades boas, alguns modelos se destacaram ao longo dos anos.
Porsche 911SC
Lançado em 1978, o Posche 911 SC foi uma dessas variações emblemáticas. Nessa nova versão, um modelo ainda mais potente se apresentou para jogo. Um modelo bastante significativo, de alumínio e com potência 3.0.
A transmissão de toda essa potência era feita a partir de um câmbio manual de 5 velocidades e um sistema de injeção de combustível da Bosch. Embora sua primeira versão apresentasse apenas 180 cv, logo a marca aumentou essa potência para 204 cv.
964 – Carrera 4
Dez anos depois, um outro modelo emblemático surgia. Esse era o Carrera 4, que ganhou remodelação e itens totalmente novos para o seu desempenho no trânsito. Especialmente quando o assunto é interior do carro, muitas coisas foram implementadas nesse modelo. Assim como a tecnologia evolui continuamente, o Porsche 911 também é evolutivo.
Com a chegada desse novo modelo, os pilotos do 911 ganharam mais conforto através do freio ABS, transmissão Tiptronic, direção hidráulica e molas com novas configurações. Agora, as molas substituíam a barra de torção, o que fez uma enorme diferença na suspensão. Nessa geração de Porsches os modelos apareceram nas versões Cabriolet, Coupé, Targa e Turbo.
911 993
Então, o sistema de arrefecimento a ar no Porsche 911 chegou ao fim nesse modelo. Nesse modelo o motor já recebeu refrigeração à água. Além disso, essa versão recebeu também modificações no design que modernizaram o aspecto. Embora não tenham sido muitas, alterações como a troca de faróis deram um aspecto de novidade.
Por fim, essa geração do Porsche 911 também ganhou, na versão turbo, um motor biturbo. Por causa dessa alteração o carro ganhou muito em diminuição na emissão de poluentes. Em razão dessa características, essa geração chegou a ganhar um prêmio importante.
Porsche 911 2021
O último Porsche 911 no mercado automotivo é a versão 2021. Aqui, a nomeclatura Carrera é abandonada e o modelo adota apenas a nova Turbo S. Essa mesma versão possui versões de carrocerias coupé e cabriolet. Seu principal atributo é um motor 3.8 com 6 cilindros biturbo. Esse conjunto mecânico está preparado para oferecer nada menos do que 650 cv de potência e 81,6 kgfm
Entre as principais evoluções dessa geração está o sistema de transmissão PDK. Sua principal função é transmitir as 8 velocidades do câmbio através de um sistema automatizado de dupla embreagem. Manuseando esse kit de velocidade você pode levar o carro a desenvolver até 330 km/h. Com a utilização do turbo a variação vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos. Mas, mesmo com toda essa potência, você não deve se esquecer de respeitar os limites de velocidade indicados pela legislação de trânsito.
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