A Honda é a marca que mais vende motocicletas no Brasil. Em um país onde as grandes cidades estão cada vez mais cheias, transitar com uma moto pode resolver grande parte dos problemas de trânsito. Além disso, ter uma moto é também sinônimo de liberdade e espírito aventureiro. Por isso, uma motocicleta não é apenas um bem, mas uma ferramenta de trabalho e a realização de um sonho.
Inclusive, The Power of Dreams, o slogan adotado pela marca tem um pouco de cada vertente. Em primeira instância, a história de seu criador traz essa vertente de superação e realização de um sonho. Mas, é também o significado da aquisição de uma motocicleta para muitos pilotos.
Para saber mais sobre a história da marca japonesa que hoje está no mundo todo, continue a leitura.
O Criador da Honda
A história da Honda tem início com um nascimento. Nascido em 1906, Soichiro Honda foi quem deu o primeiro pontapé para que a marca se tornasse o que é hoje. Um menino de aldeia, da cidade de Hamamatsu, no Japão, enfrentou vários obstáculos até construir a oportunidade certa.
Embora não fosse exatamente um bom aluno, Soichiro já demonstrava dons e habilidades com a prática das coisas, desde muito cedo. Por ser uma criança curiosa e observadora do funcionamento das coisas, aos 8 anos já havia construído a sua própria bicicleta. Com grande desenvoltura, já tinha uma coleção de pequenas invenções aos 13 anos. Aos 16, Soichiro se aventurou em Tokio como aprendiz em uma oficina para, pouco tempo depois, abrir a sua própria oficina na sua cidade de origem.
Sua trajetória até a criação da Honda traz vários percalços. Além dos grandes esforços físicos, Honda teve que empenhar as joias de sua esposa, em algum momento, para garantir que o seu negócio continuasse. Na tentativa de ver suas invenções crescerem, chegou a apresentar um grande projeto para uma grande empresa. Mas, na oportunidade, a empresa se negou a fazer parte, alegando não estar dentro dos padrões de qualidade exigidos. Anos depois, a mesma empresa que o recusou, finalmente aceita o seu projeto. Mas, Honda tem sua fábrica bombardeada durante a guerra. Apesar dos esforços de Soichiro em reconstruí-la, um terremoto a derruba novamente.
Durante um tempo de escassez de gasolina, Honda desenvolveu um modelo de bicicleta motorizada. Ao circular com ela entre sua comunidade, despertou tanto interesse que muitos dos seus vizinhos quiseram uma igual. Soichiro não conseguiu mais atender a demanda e, então, decidiu oficializar uma oficina para isso. Com o auxílio de parceiros de todo o seu país, a oficina foi montada, e se tornou um dos maiores impérios da produção automobilística do Japão.
História da Honda
Com toda a sua experiência, Soichiro Honda fundou, então, a Honda Technical Research Institute. Dois anos depois, a marca se tornaria a Honda Motor Co. LTDA. Com o primeiro protótipo de motoneta criado em 1949, a marca já alcançou grande sucesso. Na ocasião, eram vendidas cerca de 131 motos por dia. O modelo inicial contava com 98 cc e dois tempos. Com o sucesso do primeiro protótipo, logo a marca inseriu também sua evolução. Tratava-se da F-Type, uma motocicleta de 50 cc que chegou a vender 6000 unidades por mês.
Embora sua principal fonte de sucesso seja o motociclismo, a Honda também decidiu se aventurar na produção de carros. Assim, em 1963, chegava ao mercado sua primeira aposta em carros. O carro esporte 5500 não foi apenas a primeira aposta da marca, mas, o primeiro automóvel esporte do Japão. Além do carro esporte, o caminhão T360 também foi aposta da marca em sua nova vertente automobilística.
Quase uma década depois, o Honda Civic foi inserido no mercado como nova aposta da marca em carros. Com o sucesso desse, vários outros seguiram o modelo concretizando a história da Honda. Dessa forma, além de ter firmado a sua supremacia mundial em motocicletas, a Honda também é uma importante representante das montadoras de carro.
Honda no Brasil
No Brasil, a Honda chegou já na segunda metade da década de 60. Embora as importações tenham sido autorizadas pelo governo em 1968, as altas tarifas praticadas só permitiram a expansão das vendas em 1971. Nessa ocasião, já existia aqui no país a Honda Motor do Brasil Ltda. Essa facilitação das transações impulsionou a venda de motocicletas no país.
A primeira motocicleta lançada pela Honda por aqui foi a CG 125 que, a propósito, ainda faz muito sucesso entre os motociclistas. Esse primeiro lançamento foi seguido por outros também bastante aceitos pelos condutores. Mas, um marco mundial da marca se deu no Brasil, com o lançamento da primeira motocicleta do mundo movida a álcool.
De lá para cá, a Honda alcançou espaços cada vez maiores no Brasil. Foram lançamentos de, quadriciclos, carros e inovadores modelos de motos. Inclusive, é de feitio da marca adiantar tendências que, em seguida, são seguidas por outras marcas. Não à toa, a Honda é a marca que mais vende motocicletas no Brasil.
Quer saber mais sobre o assunto? Receba todas as nossas novidades em primeira mao!