Considerando o caos contínuo em que está se transformando o trânsito brasileiro, muitas vezes os carros pequenos têm sido uma excelente opção para transitar pelas cidades. É claro que, especialmente algumas atividades ou preferências pessoais pedem a utilização de um carro maior. Entretanto, utilizar uma versão menor traz mais agilidade para o deslocamento e até facilidade na hora de estacionar.
Se espaço não é exatamente a sua necessidade, escolher um modelo entre os carros pequenos pode diminuir diversas chateações. Inclusive, um carro menor geralmente também é mais barato e mais econômico. Assim, quem opta por esse tipo de gasta menos, ocupa menos espaço e passa menos raiva no trânsito.
Abaixo, separamos os melhores modelos de carros pequenos para que você faça uma boa escolha.
Fiat Mobile Like
Encontrar um desses modelos no trânsito brasileiro está cada vez mais comum. Além de atender as expectativas de tamanho reduzido, o Mobile possui muitas comodidades. Por exemplo, esse modelo é equipado com ar-condicionado, banco traseiro rebatível, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, faróis com follow me, painel moderno com iluminação em LED e muitas outras facilidades. Suas dimensões alcançam apenas 3,56 m de comprimento, por 1,63m de largura e 1,5m de altura.
Renault Kwid Outsider
Este também é uma daqueles que são muito vistos no tráfego. Uma das razões para que isso aconteça é a sua aparência que, apesar do tamanho reduzido, lembra um modelo maior. Suas estruturas alcançam 3,68 m de comprimento, 1,58 m de largura e 1,47m de altura. Com uma transmissão manual de cinco marchas, o kwid utiliza um motor 1.0, flex, com até 70 cv.
Além da aparência, seus equipamentos também chamam a atenção dos condutores. É o caso, por exemplo, de itens como o ar-condicionado, os faróis de neblina, os quatro airbags, o isofix, os vidros, travas e retrovisores elétricos, direção elétrica, painel inteligente e moderno, abertura interna do porta-malas, e outras opções.
Volkswagen Up!
O Wolksvagen Up! também está entre os mais queridos pelo motorista brasileiro. Entre os carros pequenos, este é uma preferência e uma marca dos motoristas de aplicativos, por exemplo. Apesar de tratar-se de um modelo relativamente novo no mercado, já que foi introduzido em 2014, já é bastante procurado quando o assunto é tamanho.
Esse modelo também conta com várias características que justificam o gosto dos brasileiros. São itens como sensores de estacionamento traseiro, computador de bordo, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, função de dados na porta USP, volante funcional e outros itens.
Para reforçar a segurança, o sistema de freio utiliza a tecnologia ABS e EBD. Além disso, fazem parte do pacote o controle de tração, 2 airbags, luz de condução diurna, alerta de frenagem de emergência e alerta de não utilização dos cintos de segurança dianteiros. Tudo para garantir que o tráfego seja seguro, além de confortável.
Chery QQ
Sem poder ficar de fora da lista, o Chery QQ é uma excelente opção para quem prefere ou precisa de carros pequenos. Apesar de ter tido alguns problemas de importação no início de sua comercialização no Brasil, agora parece que tudo está normalizado. Mais do que isso, a procura e utilização do Chery tem crescido entre os condutores.
Seu motor é 1.0 e tem apresentado um bom desempenho. Além disso, como a maioria dos carros mais novos, esse é um daqueles que oferece bastante facilidades para as viagens. Seus equipamentos incluem sensor de ré, isofix, ajuste de altura de faróis, ar e trio elétrico.
Para que as características listadas aqui façam jus à experiência, é necessário, entretanto que o modelo escolhido esteja entre os mais novos. Como já dito anteriormente, as primeiras versões encontraram alguns problemas. Mas, com a nova direção da marca e as melhorias, é um carro que merece estar entre os melhores carros pequenos.
Fiat Uno Way
Em mais uma representação da Fiat, esse é um modelo que não pode faltar nessa categoria. Há bastante tempo, o fiat uno é uma febre no trânsito brasileiro. Assim, a modernização e reestilização do carro deu ainda mais motivos para que esteja entre os melhores carros pequenos.
Diferente dos apresentados anteriormente, este apresenta um câmbio automatizado de cinco marchas. Para isso, o motor utilizado é um 1.3 Firefly flex de quatro cilindros. Ainda para torná-lo mais atrativo, os itens de série contam com equipamentos como controle de estabilidade e tração, banco traseiro rebatível, faróis com follow me, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas, computador de bordo, volante com ajuste de altura, monitoramento da pressão dos pneus e muito mais.
Todas essas funções estão compactadas em uma dimensão pequena. Apesar de todos esses equipamentos, o Uno mede apenas 3,82m de comprimento, 1,67m de largura 1,48 m de altura.
Fica então claro que, nem sempre o conforto do veículo é medido em seu tamanho. Muitas vezes, as facilidades oferecidas pelos carros pequenos surpreendem os condutores e até contribuem para a melhoria no fluxo do trânsito.
Quer saber mais sobre o assunto? Receba tudo em primeira mão!