Quem gosta de se aventurar com o vento no rosto não dispensa uma boa bicicleta. Mas, muitas vezes, o acesso aos ambientes em que as bikes são bem-vindas precisa ser feito a partir de outro tipo de transporte. Por isso, manter um suporte de bicicleta para carro é uma ideia excelente para quem pedala.
Explorar lugares diferentes depende, muitas vezes, de mais de um veículo. Além disso, criar memórias e experiências individuais ou na companhia de outras pessoas, pede flexibilidade e opções. Conhecer novas cidades, por exemplo, exige um tráfego mais rápido que pode ser feito de carro, mas, explorar seus detalhes especialmente naturais é bem mais significativo quando o contato é mais próximo. E isso pode ser feito, perfeitamente, com uma bicicleta e seus acessórios.
Mas, colocar no carro um suporte de bicicleta para carro exige, e merece, alguns cuidados. Saiba tudo sobre isso!
A Escolha do Suporte de Bicicleta para Carro
Antes de qualquer coisa, você precisa identificar qual é o melhor suporte de bicicleta para carro para as suas necessidades. A escolha correta exige que você considere o tipo do seu veículo e a quantidade de bicicletas que você precisa carregar. Alguns suportes precisam de características específicas para a montagem e, por isso, é importante medir essas questões antes da decisão.
O transporte de bicicletas pode ser feito de duas formas. Uma delas é a partir do suporte de bicicleta para carro instalado no teto do veículo. A segunda opção para esse tipo de suporte é a instalação na traseira do veículo. Ambas as opções podem apresentar vantagens e desvantagens que devem ser consideradas.
Suporte de Teto
Montar o suporte de bicicleta para carro no teto traz algumas vantagens. Entre elas está o acesso livre ao porta-malas do veículo, já que não há ali um suporte e bicicletas ocupando espaço. Outra vantagem desse tipo de suporte é dá para acomodar bicicletas de tamanhos diferentes. Além disso, é possível carregar no teto duas bicicletas ao mesmo tempo, tudo isso sem ter que desmontar ou retirar a roda dianteira, como é comum em transportes de bicicletas.
Suporte Traseiro
Os suportes traseiros também possuem alguns diferenciais em seu favor. Por exemplo, com o suporte traseiro dá para carregar até quatro bicicletas de uma vez. Quando estão instalados na parte traseira do carro, esses suportes também facilitam a colocação e a remoção das bicicletas.
Especialmente se o veículo possui engate, o suporte traseiro é mais indicado. Isso porque, é mais firme e mais seguro do que a instalação no próprio porta-malas. Além disso, também diminui os riscos de estragos na lataria. Entretanto, cuidado, durante a instalação do suporte de bicicleta para carro a placa do veículo não pode ser coberta pela bike, já que cobrir a placa é passível de multa.
Quando instalados no porta-malas, geralmente o suporte fica mais barato do que no teto. Mas, os riscos de arranhar a lataria também aumentam. Outro risco da instalação traseira é que as bicicletas podem atrapalhar o campo de visão do motorista, dificultando assim as manobras.
Suporte para Picapes
No caso de transportes feitos por camionetes ou picapes há também um suporte específico. Nesse caso, o suporte pode ser o TruckPad, que funciona como uma espécie de colchonete que protege a tampa traseira do carro. Também pode ser utilizado o suporte do tipo TruckBedRacks, que permite que a bicicleta viaje em pé dentro da carroceria do veículo. Nesse último caso, antes de escolhê-lo, o aventureiro precisa verificar se a extensão da carroceria é suficiente para caber a bicicleta.
Regras de Instalação do Suporte de Bicicleta para Carro
Apesar de parecer uma ideia simples, a instalação do suporte de bicicleta para carro exige o cumprimento de algumas regras. De tão sérias, algumas delas são frutos da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito. Cumprir as determinações não é só uma questão burocrática. Ao contrário, elas garantem a segurança de quem viaja no veículo e de outros participantes do tráfego nas estradas.
O primeiro ponto importante é que, como a bicicleta irá compor a carga do carro, é importante observar o limite máximo de peso que pode ser transportado por cada carro. Além disso, as bicicletas devem estar entre um padrão de tamanho que não ultrapasse a largura da frente do carro ou da autorização do Contran.
Ao montar o suporte de bicicleta para carro todos os cuidados devem ser tomados para evitar acidentes. As bicicletas devem estar instaladas de modo que não corram o risco de se arrastarem ou caírem na via. Assim como os próprios suportes, os acessórios como cabos, grades, correntes, correias, grades, redes ou qualquer outro que visem fixar o suporte, devem estar devidamente ancorados também.
O descumprimento das regras são infrações de trânsito. Inclusive, algumas delas são gravíssimas, como tirar a visibilidade da placa de identificação. Por essa razão, estar atento a cada detalhe desde a escolha até a instalação, pode trazer muito mais segurança e tranquilidade para a sua aventura.
Quer saber mais? Receba tudo em primeira mão!