Confira nesse post as principais medidas de prevenção para garantir a segurança do seu veículo
De acordo com um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança, em dois anos, mais de um milhão de veículos de passeio foram roubados no país, o que em média representa um carro por minuto. Para garantir a segurança do seu carro e da sua família, mesmo na correria do cotidiano, ações muito simples – mas que geralmente são ignoradas – podem fazer toda a diferença.
1 – Lembre-se sempre das lições da autoescola e das leis de trânsito
Com o passar do tempo, a maioria dos motoristas vai adquirindo vícios de direção. Com isso, acabam se esquecendo do que aprenderam e das leis de trânsito. Apesar de ter parecido clichê na época da autoescola, respeitar as placas e as dicas de direção são atitudes essenciais para a nossa segurança.
Algumas medidas de prevenção de acidentes podem, também, servir para prevenir assaltos, roubos e furtos ao seu veículo. Uma delas é a de Direção Defensiva. Ela representa um conjunto de providências que tem o objetivo de evitar acidentes, mesmo em condições adversas. Manter uma atenção difusa ao volante, tendo uma visão completa da área externa ao veículo, pode ajudar a identificar tanto um possível risco de acidente quanto uma movimentação suspeita próxima ao carro. O mesmo vale para o uso do celular. Além de ser infração gravíssima, tira a atenção do condutor para esses detalhes muito importantes.
2- Atualize seu GPS e tenha o itinerário traçado antes de sair de casa
Como já dissemos, o uso de celular ao volante é uma infração gravíssima de trânsito. O aparelho tira a atenção do motorista e o torna vulnerável a criminosos. Para evitar todo esse transtorno, é indispensável ter um bom aparelho de GPS automotivo, regularmente atualizado. Com isso, a passagem por lugares desconhecidos não se torne traumática. Se por algum motivo você tiver que mudar de caminho e passar por onde não conhece, atualize a rota no aparelho antes de seguir em frente.
3- Redobre a atenção antes e depois de estacionar o seu carro
Quando não puder deixar o veículo em um estacionamento fechado, opte por estacionar em vias movimentadas. Escolha também espaços com boa iluminação, de preferência próximo a imóveis com vigia e câmeras de segurança. Dentro do veículo, não deixe nenhum documento, objeto de valor ou qualquer coisa que possa atrair a atenção de alguém. Se for colocar algo no porta-malas, faça isso antes de estacionar. Certificar se todas as portas estão trancadas e se todos os vidros foram totalmente fechados nunca é demais.
Ao entrar na garagem de casa, observe o movimento na região. Se suspeitar de alguma coisa, dê a volta no quarteirão e não entre até que se sinta seguro.
4- Invista em equipamentos para a segurança do seu carro
Não pense duas vezes em equipar seu carro com dispositivos modernos e eficazes na prevenção de furtos e roubos, como rastreadores veiculares. Eles vão funcionar mesmo enquanto você estiver longe, ocupado ou dormindo. O investimento, com certeza, será menor que a dor de cabeça e o valor gasto na recuperação de um veículo desprotegido.
Cogite também buscar uma solução mais avançada, cômoda e segura contratando uma empresa de rastreamento veicular. Você terá a certeza que, além de saber onde seu veículo se encontra, sempre haverá uma equipe por trás pronta para lhe apoiar quando for necessário. Algumas oferecem atendimento 24 horas e até informações sobre o paradeiro do veículo direto da tela do seu smartphone.
Assim haverá a garantia que, mesmo se todas as outras dicas falharem, você ainda estará protegido e informado sobre a localização do veículo.
Essas foram algumas dicas de segurança do seu carro. Se tiver alguma outra dica interessante, compartilhe conosco! Deixe o seu comentário abaixo.