Consórcio de carros: saiba tudo sobre

consórcio de carro

Adquirir um veículo próprio é um sonho comum a todos os brasileiros. Entretanto, há mais de um caminho para se alcançar esse objetivo. Afinal, comprar um bem de valor econômico alto exige planejamento e boas decisões. Assim, a primeira maneira de adquirir um carro é juntar o valor necessário e fazer a compra a vista. Na verdade, geralmente essa é a melhor opção, já que, nessa modalidade o comprador fica livre dos juros e taxas acrescidas às compras a prazo. Porém, se juntar dinheiro não é o forte do interessado, o mesmo pode optar por outras opções como financiamento, leasing ou consórcio de carro.

Cada modalidade de compra de veículo possui regras e vantagens específicas. Por essa razão, mais do que os valores de taxas e juros, o comprador deve analisar o conjunto das possibilidades e verificar se os fatores, como um todo, lhe são benéficos. Aqui, selecionamos as principais informações sobre o mundo consórcio de carro.

Como Funciona o Consórcio de Carro?

De forma trivial, o consórcio funciona como uma espécie de financiamento em grupo feito entre pessoas que desejam adquirir um bem parecido. No caso de consórcio de carro, obviamente, esse bem é o próprio veículo. Depois de reunidos, todos os participantes do grupo contribuem com um valor pré-estabelecido formando uma espécie de poupança conjunta. A partir desse fundo, a cada mês um participante é sorteado para receber a carta de crédito que servirá para a compra do carro.

Porém, nem todos os participantes querem ou podem esperar pela contemplação no sorteio. Para esses, há uma maneira mais rápida de resgatar a carta de crédito. O processo funciona como uma espécie de leilão, onde quem oferta o maior lance leva a carta de crédito.

Embora o consórcio de carro seja livre daqueles juros famosos e altos, o consórcio não está isento de taxas. Afinal, por trás do trâmite há uma administradora de consórcio que se mantém através das taxas. Além disso, como em todo negócio, há o risco de que haja desistência por parte de alguns participantes. Dessa maneira, com o fundo formado é possível suprir essa falta.

Powered by Rock Convert

Vantagens e Desvantagens do Consórcio de Carro?

A primeira e principal vantagem de se adquirir um veículo por meio de consórcio, é que não há juros nesse tipo de negócio. Isso não quer dizer que não há custos além do valor da carta de crédito. Afinal, o consórcio é intermediado por uma administradora e esse intermédio tem custos. Entretanto, as taxas de administração são irrisórias quando comparadas aos juros do financiamento, por exemplo. Além das taxas de administração, algumas administradoras podem cobrar pelo seguro prestamista e fundo de reserva.

Outra importante vantagem é que, ao comprar um consórcio de carro, o interessado faz o compromisso de pagamento conforme as suas condições. Entretanto, é importante lembrar que, quanto maior o prazo, maiores as taxas de administração. Uma oura boa notícia é que o interessado pode ser contemplado no primeiro sorteio, o que permite que o bem seja desfrutado enquanto as parcelas são pagas.

Por fim, ao resgatar a carta de crédito, o comprador tem a possibilidade de negociar o seu veículo a vista. Isso garante que o negócio seja feito nas melhores condições possíveis. Afinal, quem tem como pagar, pode pechinchar.

Como desvantagem, o consórcio de carro tem que, seu investimento é a longo prazo. Na pior das hipóteses, caso não consiga dar um lance antes, é possível que o interessado seja contemplado no fim do consórcio, que pode durar até seis anos. Apesar de ser indiferente para quem não tem pressa, pode ser um fator negativo para quem precisa do veículo com urgência.

Melhores Administradores de Consórcio

O Banco Central do Brasil é quem mede a confiabilidade das administradoras de consórcio. Ela o faz considerando os registros de reclamações e seus desdobramentos proporcionais. Após a análise técnica, o Banco Central do Brasil disponibiliza as informações em um ranking semestral. Assim, conforme o ranking do segundo semestre de 2019, as cinco administradoras de consórcio mais confiáveis são:

  • PAN Administradora de Consórcio LTDA;
  • Consórcio Nacional Volkswagen;
  • Multimarcas Administradora de Consórcios LTDA;
  • GMAC Administradora de Consórcios LTDA;
  • Caixa Consórcios S.A Administradora de Consórcios.

Vale a Pena Adquirir um Consórcio?

Embora a melhor opção seja sempre comprar a vista, o consórcio vale a pena em algumas situações. Ele é interessante para pessoas que não conseguem poupar, para aqueles que não estão dispostos a pagar as altas taxas de juros do mercado de financiamentos e para aqueles que não precisam do carro com urgência.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right