Tópicos

gasolina barata

Saiba onde a gasolina é mais barata no mundo

Encher o tanque de um veículo no Brasil tem se tornado um grande desafio, especialmente nos últimos tempos. Apesar de ser um produto globalizado, o acesso a ela não é tão democrático assim, já que encontrar gasolina barata se tornou uma difícil tarefa no Brasil, por exemplo. A propósito, em virtude das variáveis que determinam o seu preço, sua utilização pode ser mais ou menos acessível em cada país.

Em qualquer lugar, o preço dos combustíveis pode seguir a lógica dos impostos, subsídios, preço do barril de petróleo e políticas de combate à inflação. No Brasil, inclusive, o preço segue a mesma linha de raciocínio. Além do preço estipulado pela refinaria, há a incidência de tributos federais e estaduais. Assim, a tributação está diretamente envolvida e, além disso, dita as altas e baixas do preço que chega às bombas.

Embora os preços praticados nos postos de todo o país sejam monitorados pela ANP, a diferença de tributação entre os estados, e outros fatores, pode fazer com haja expressiva diferença nos preços praticados.

Composição dos Preços

A própria Petrobrás esclarece como se forma o preço da gasolina que chega até o consumidor final. A propósito, a formação do preço indica porque é tão difícil se ter gasolina barata no Brasil. Uma parte do preço é formada pelo produtor ou importador. Conforme prática natural do comércio, nessa etapa devem ser considerados os investimentos e custos de produção. Após todas as questões apuradas, o produtor ou importador pode estabelecer a sua parte no preço.

Entretanto, uma segunda parte do preço é aplicada. Nessa etapa são aplicados os impostos e tributos que incidem no preço. Aliás, a carga incidente no Brasil é dos fatores impeditivos para o fornecimento de gasolina barata no país. Além disso, como parte da composição do preço da gasolina está a margem de lucro do revendedor que, no Brasil, representa apenas 9% do valor do combustível.

Gasolina mais Barata no Mundo

Por ter as maiores reservas petrolíferas do planeta, a Venezuela tem também a gasolina mais barata do mundo. Atualmente o país enfrenta a maior crise de sua história. Com hiperinflação, racionamentos de comida e privações jamais vistas antes, o combustível continua a ser o mais barato do mundo.

Além da Venezuela há outros países onde o combustível é absurdamente barato quando comparado aos preços praticados no Brasil. A maioria desses países são grandes produtores de petróleo, o que viabiliza a prática de preços baixos.

Apesar de também vivenciar um momento difícil de sua história, o Irã também é um dos países com gasolina barata. Isso se explica devido ao fato de o país ser uma das maiores reservas de petróleo e gás do mundo. Embora tenha sofrido um aumento significativo se considerado o contexto nacional, em comparação ao resto do mundo, o país asiático ainda oferece a segunda gasolina mais barata do mundo.

Da mesma forma o Sudão, país africano, é um dos locais onde é possível encontrar uma fração da gasolina mais barata do mundo. Como as demais referências petrolíferas, o Sudão também tem sido oprimido por crises internas grandiosas. Entretanto, tendo como base o dólar e o contexto mundial, ainda é o local de encontro de gasolina barata.

Além desses países citados, que lideram o ranking de preços de combustíveis, outros países também fornecem o combustível por um preço atrativo. É o caso, por exemplo, da Arábia Saudita, que figura o ranking onde é possível se encontrar combustível barato. Afinal, trata-se do país com a segunda maior reserva petrolífera do mundo.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right