Atualmente, há incontáveis marcas de automóveis figurando a produção automobilística em todo o mundo. Ademais, trata-se de um mercador promissor e sempre crescente, especialmente por cuidar de suprir não só necessidades, mas também desejos. No Brasil, especificamente, há uma grande atuação dessas fábricas e montadoras de todo o mundo. Uma delas, com grande tradição e nome estabelecido, é a GM Motors. A história dos carros da Chevrolet conta não só a trajetória de uma marca, mas um processo de crescimento possível e estrondoso capaz de impactar a realidade de pessoas e famílias inteiras.
Para além de sua história, o conceito dos veículos produzidos e a confiabilidade de suas funções está também ligada à história de sua marca. Por isso, aos amantes de automobilismo, de história e de sucesso, a história por trás dos carros da Chevrolet é conhecimento essencial.
Os Carros da Chevrolet no Mundo
O início da Chevrolet no mundo remete a dois nomes, em primeira instância. Louis Chevrolet, um engenheiro mecânico apaixonado por velocidade, e um visionário comerciante chamado Wiiliam Durant, que fundou a GM Motors. Isso se deu em 1908, nos EUA,
Juntos inicialmente com uma relação de prestação de serviços, Durant se vê obrigado a largar o seu empreendimento, dois anos depois, para se juntar à Chevrolet. A partir daí, o trabalho se transforma em uma parceria no desenvolvimento de um modelo de carros. Em seguida, um ano depois, a Chevrolet Motor Company lança um modelo que, embora fosse caro, oferecia muito e conquistou os usuários.
Embora, Durant tenha conseguido, um tempo depois, reaver o controle da GM, ele transformou a Chevrolet em uma divisão da empresa, em 1917. A partir daí, a empresa se tornou concorrente direta da Ford, que já produzia à época. Entretanto, adquiriu enorme visibilidade ao se dedicar à produção de automóveis de baixo custo.
Em 1919, a GM construiu o seu primeiro edifício em Detroit. Em seguida, em 1920, Durant deixa de vez a GM. Os próximos passos, dirigidos por Alfred Sloan, fizeram dos carros da Chevrolet, uma venda de estratégia. Seu principal slogan: “um carro para cada bolso e necessidade” fez história na marca.
A História da Chevrolet no Brasil
No ano seguinte, em 1925, a GM Brasil é fundada em galpões alugados no bairro Ipiranga, em São Paulo. Inicialmente, o plano era montar os veículos importados dos EUA. Então, no dia 26 de janeiro, a produção dos carros da Chevrolet teve seu início no Brasil. Já em setembro do mesmo ano, o primeiro carro foi oficialmente lançado. Tratava-se de um furgão de entregas urbanas.
A produção que, inicialmente era de 25 veículos por dia rapidamente elevou se a 40 no ano seguinte. Em 1927 o número de produção diária subiu para 150. A partir daí, o sonho de produção foi exponencialmente aumentado. Ainda em 1927, a GMB iniciou a construção da gigantesca fábrica de São Caetano do Sul que, em 2 anos já estaria pronta para o funcionamento.
Após as crises financeiras sofridas pelo mundo nos anos envoltos a 1927, a GM decidiu parar suas atividades. Entretanto circunstâncias e té estratégias governamentais permitiram que a empresa continuasse em funcionamento e que diversificasse suas atuações.
Com forças renovadas, a GMB iniciou seus investimentos na nacionalização de veículos. Além disso, se especializou no fornecimento de peças e acessórias de posição. Além disso, direcionou esforços para marcas de eletrodomésticos e outras ações promissoras.
A GMB ainda teve que provar suas forças durante a Segunda Guerra Mundial. Como as demais fabricantes de veículos, a empresa teve que se submeter ao comando militar e passou a produzir veículos bélicos. Embora, depois da guerra os números de venda tenha diminuído significativamente, rapidamente a GMB voltou à sua produção crescente.
A partir daí a história é de novas inaugurações, inovações de tecnologias, produção em massa e muito crescimento. Atualmente são 3 grandes Complexos Industriais que abastecem todo o país. Eles estão em São José dos Campos e São Caetano do Sul, em São Paulo, e em Gravataí, no Rio Grande do Sul. Além disso ainda há vários outros núcleos também em São Paulo, um deles se trata de um grande Centro de Referência Tecnológica em São Caetano do Sul.