Embora o país esteja, há muito, passando por crises de todas as naturezas, o mercado automobilístico ainda é um segmento de sucesso. Afinal, seja para suprir uma necessidade ou saciar um desejo, todo brasileiro faz planos para adquirir um veículo próprio. E essa história não é novidade, ao contrário, modelos de carro são integrantes presentes na paixão dos brasileiros desde sempre.
Apesar de a maioria deles terem passado por transformações significativas, muitos permanecem no mercado apresentando inovações no design, desempenho e estrutura. Assim, elencamos a seguir os carros mais vendidos da história no Brasil.
Volkswagen Gol
Disparadamente, este é o veículo mais vendido no país, ao ponto de ser apontado como líder de vendas ano após ano desde 1987. Desde a sua criação, o veículo passou por transformações expressivas, claro, para acompanhar as tendências e novidades. Atualmente, Já são mais de 6,1 milhões de veículos vendidos no Brasil.
Fiat Uno
Também bem posicionado no ranking, está o carro mais vendido da Fiat entre seus modelos de carro. Provavelmente sua popularização tenha se dado em razão do seu preço e economia de consumo. Embora em algum momento da história a Fiat tenha substituído o Uno pelo Palio, a fabricante trouxe o modelo de volta, totalmente inovado, em 2010. Ao todo, a Fiat já vendeu mais de 3,2 milhões de veículos desse modelo.
Volkswagen Fusca
Eis aqui um clássico entre os modelos de carro. Com mais de 3 milhões de unidades vendidas no país, o Fusca caiu no gosto dos brasileiros. Ao ponto de permanecer na liderança de vendas por aproximadamente 24 anos. Criado em 1938 e presente no Brasil desde 1950, o modelo também chegou a ter sua produção interrompida no mercado voltando à produção alguns anos depois.
Fiat Palio
Lançado originalmente para substituir o Fiat Uno, o Palio acabou ganhando seu próprio espaço entre os modelos de carro. Desde 1996, ano de sua fabricação, o modelo ganhou algumas reestilizações, versões sucessoras e derivadas. É o caso, por exemplo, do SW Palio Weekend, o Siena sedan e o Strada. Até o momento já foram vendidos mais de 2,5 milhões de unidades.
Chevrolet Celta
Este é o modelo mais vendido da Chevrolet, embora tenha chegado ao mercado já no ano 2000. Inicialmente, sua intenção era competir com outros populares como o Gol e o Uno, entretanto, o celta ganhou versões diferentes e se tornou o modelo mais vendido da marca.
Chevrolet Chevette
Antecessor do Celta, o Chevette figurou o bom mercado brasileiro por 21 anos, entretanto, saiu de linha em 1994. O modelo ainda povoa o trânsito brasileiro, entretanto, sua fabricação e lançamentos deixaram apenas a saudade.
Chevrolet Classic
Mais um veículo da Chevrolet figurando a lista dos mais vendidos da história no Brasil. Mas, não é apenas mais um veículos e, sim, o terceiro veículo mais vendido pela Chevrolet em toda a história. O Classic foi uma espécie de modelo para o Celta
Volkswagen Kombi
Embora já tenha saído de linha, a Kombi foi um dos utilitários mais vendidos no Brasil.
Ford Corcel
Muito querido pelos brasileiros, o Corcel foi fabricado no Brasil durante 18 anos. No auge de sua fabricação era possível que fosse customizado com acessórios internos e externos conforme o gosto dos proprietários.
Ford Fiesta
Em substituição ao antigo Escort, o Fiesta chegou ao Brasil em 1995. Ao longo do tempo, o modelo sofreu algumas mudanças no estilo e na estrutura. Entretanto, a modelo permanece em fabricação e cada vez com mais novidades em todas as áreas.
É importante perceber que, embora passem por alterações ao longo do tempo, os veículos que mantém a liderança de vendas preferem manter as principais características de seus modelos. Afinal, se estão mantendo a liderança, nem sempre é seguro fazer mudanças radicais. Porém, há também modelos que foram reformulados ou até tiveram encerradas suas fabricações.