Motor do carro: como cuidar?

motor

O motor é o coração do seu automóvel, se ele não estiver funcionando bem, tudo pode parar…

O motor é o coração do seu carro e, por esse motivo, ele merece uma atenção especial. Não importa se você tem uma Fiat Strada ou uma Lamborghini, ambos demandam dos mesmo cuidados! Via de regra, a manutenção deve ser feita a cada ano ou então a cada 10 mil quilômetros percorrido.

Mas o que é preciso cuidar? Essa é a pergunta que muitos proprietários de veículo se fazem! É simples, basta ter atenção aos sinais, verificar a água, óleo e os filtros, e tudo tende a ficar bem. Parece tão fácil, não é mesmo? E até que é, não tem tanto segredo, mas alguns detalhes merecem atenção redobrada e vamos te mostrar quais são neste post! Confira algumas dicas importantes para cuidar do motor do seu carro!

 

Faça a limpeza dos bicos injetores

Tirando as regras básicas de convívio entre você e o seu veículo, periodicamente você precisará tomar alguns cuidados importantes para diminuir o desgaste do motor do seu carro e evitar prejuízos. Entre eles está a limpeza dos bicos da injeção eletrônica.

Se você notar que o seu veículo está apresentando falhas e aumento de consumo de combustível, as válvulas da injeção e os bicos podem estar entupidos. Isso causa um desgaste excessivo do motor, que vai fazer mais trabalho para funcionar.

Se você vai fazer o teste drive daquela Saveiro à venda, que está parada na loja faz algumas semanas, observe se ela apresenta falhas ao ligar, isso pode ser um sinal de problema.

Fique atento ao óleo do motor

Esse é daqueles problemas que criamos por não prestar atenção nos detalhes. Siga as instruções no manual do veículo sobre a troca de óleo. Porém, normalmente, a cada 10 mil quilômetros ou seis meses o óleo deve ser trocado.

É importante utilizar o tipo de óleo ideal para o motor do seu carro, isso também é definido pela montadora e estará no manual do carro.

Outra dica importante é cuidar com vazamentos e excesso de óleo, ambos são prejudiciais. Fora do tempo previsto, não complete o nível de óleo. Busque uma oficina mecânica para entender porque o veículo está queimando o fluído mais que o necessário.

Em caso de vazamento, faça o reparo na peça danifica. Troque o filtro e o óleo, reiniciando assim a contagem de tempo para a próxima troca. Se não passar por problemas durante o período, o mais indicado é trocar sempre o filtro de óleo, para evitar contaminação.

Powered by Rock Convert

A correia dentada é a grande vilã

Essa é daquelas peças baratas e de fácil manutenção, mas que podem causar um grande estrago no seu carro. A vida útil de uma correia dentada é 50 quilômetros, em média. Porém, durante as revisões anuais ou a cada 10 mil quilômetros ela deve ser revisada. Quando você compra um carro novo, como um HB20, ele sai da loja com as peças na garantia e em pleno funcionamento.

Mas não se engane com isso e deixe de fazer as revisões, todas as peças podem apresentar falhas e causar grandes estragos. Com a correia dentada não é diferente. Por isso, o mais indicado é verificar as condições da borracha e se ela está seca.

Observe também se os dentes da correia estão corroídos ou apresentando rachaduras. E se for o caso, faça a troca da peça, mesmo que ela não esteja de fato estragada.

É importante que você tenha em mente que se a correia dentada pular um dente durante o funcionamento do motor ou se ela se romper, o motor do carro trava na hora e pode chegar a fundir em apenas alguns minutos. Ou seja, seu motor para de funcionar de vez e estará fundido. Como consertar isso? Comprando um motor novo ou fazendo uma retifica da peça e isso custa caro!

Cuidados ao dar a partida no veículo

Essa é uma daquelas dicas que pode parecer excesso, mas que são essenciais para aumentar a vida útil do motor do carro. Por isso, antes de virar a chave na partida e ligar o seu veículo, desligue todos os dispositivos (som, luzes, ar condicionado e outros) e também não coloque o pé no acelerador.

Apenas gire a chave e dê a partida, deixe o carro por pelo menos um minuto parado, assim todos os componentes serão checados pelo computador de bordo e tudo estará funcionando quando você sair com o carro do lugar.

Fique atento ao nível de água

Já falamos do óleo e, por isso, não podemos esquecer da água. Regularmente verifique o nível de água que está no reservatório do seu carro. Não deixe que ultrapasse o limite máximo e mínimo. Esse líquido passa por dentro do motor enquanto o veículo está liga e é o responsável por manter a temperatura ideal da peça durante o uso.

Se você observar no painel do seu carro uma alteração de temperatura, pare imediatamente o veículo em um local seguro e deixe esfriar. Depois disso abra a tampa do reservatório e reponha a água. Procure uma oficina mecânica para entender os motivos que estão causando um superaquecimento do motor. Do mesmo modo, se o carro aquecer demais, o motor poderá fundir!

A gasolina precisa ser boa

É importante que você abasteça o seu carro em postos de combustível confiáveis. Observe qualquer mudança de consumo ou falhas após o abastecimento. Gasolina adulterada ou de má qualidade causa graves problemas no motor do seu carro. Além disso, em determinados casos, seu carro pode parar de funcionar se a gasolina utilizada danificar a bomba e os injetores de combustível por completo.

Gostou deste artigo com dicas sobre como cuidar do motor do seu carro? Então que tal aproveitar a visita em nosso blog e compartilhar este post com os seus amigos usando as suas redes sociais?

É apaixonado pelo seu carro? Então é claro que você preza pela segurança dele. Que tal conhecer mais sobre nossas soluções em rastreamento veicular? Basta preencher o formulário abaixo que nossa equipe entrará em contato com você o mais breve possível.

This form does not exist
Fale Conosco