Feliz natal! Conheça a história e algumas curiosidades sobre o natal

Hoje é um dia de festa, onde quase o mundo inteiro festeja o natal. Mas você sabe o verdadeiro significado desse dia? Sabe a história  do Natal? Confira tudo sobre esse dia especial em nosso artigo especial de natal. 

A Origem do natal:

O natal é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, e essa data já foi comemorada em datas diferentes na antiguidade. Pois não se sabe ao certo a data exata do nascimento de Jesus. Foi só no século IV que foi estabelecido o dia 25 de Dezembro como data oficial pela igreja católica. A igreja ortodoxa comemora o natal no dia 06 de Dezembro. Antes da comemoração do natal cristão, muitas outras festas eram comemoradas no dia 25, como as homenagens dos romanos ao Deus persa Mitra, que representa luz.

A árvore de natal:

Montar a sua árvore de natal é uma tradição das famílias em quase todos os países do mundo. Entretanto, muita gente não sabe a verdadeira origem dessa tradição. Acredita-se que quem iniciou essa tradição foi Martinho Lutero, que caminhava pela floresta no inverno, e achou linda a cena das árvores cobertas por neve, juntamente com o céu estrelado. Então, decidiu reproduzir a cena para sua família com galhos de árvore, reproduzindo a neve com algodão, e também utilizando estrelas e velas.

O papai noel:

Muitas pessoas dizem que o papai noel teve sua origem em um homem chamado Nicolau, que é um santo da igreja católica. Mas, alguns historiadores refutam tal fato, segundo eles o protestantismo que buscava um simbolismos diferente dos católicos, que começou a utilizar o personagem.  A imagem do papai noel como conhecemos foi criada e difundida pela Coca-Cola no século XIX. Ou seja, é um produto da mídia!

Powered by Rock Convert

A Ceia:

A comida de Natal, por outro lado, era comum nas primeiras festas. Na ceia natalina era comum a carne assada porque esses pratos eram considerados mais sofisticados, mais caros, e serviam melhor para uma situação especial. O porco, assim como o peixe, era uma das carnes mais comuns.

O peru foi introduzido apenas no século XVI. A ave é originária das Américas e se popularizou rapidamente na elite da Europa quando foi levada ao continente. Por ser mais caro, o peru virou a carne das grandes ocasiões.

E ai, o que achou das curiosidades do natal? Conta pra gente nos comentários. E claro, um feliz natal!!!

Fale Conosco