Saiba qual é a melhor postura para dirigir

dirigir

Regular o banco e os retrovisores são quesitos básicos ensinados nas autoescolas, mas, como saber qual a forma correta de regular o assento para dirigir? Muito além do conforto, fazer esses ajustes engloba a segurança, a saúde do motorista e dos passageiros. A posição inadequada do condutor provoca um cansaço muscular que com frequência pode acabar resultando em graves lesões vertebrais.

É importante salientar que existe mais de uma posição ideal, principalmente para quem passa longos períodos dirigindo um carro. Nesses casos, a mudança de postura para dirigir é essencial para trocar a área de esforço, não sobrecarregando então outras partes do corpo. Pequenos ajustes na inclinação do banco podem ser o suficiente, bem como fazer uma pausa de alguns minutos a cada três ou quatro horas.

Quais os principais problemas causados pela má postura dos motoristas?

Uma má postura no volante pode trazer sérios problemas de saúde, podemos destacar:

Powered by Rock Convert
  • Dor no pescoço (cervicalgia);
  • Dor na região lombar (lombalgia);
  • Lesões vertebrais;
  • Dor nas articulações;
  • Dor nos ombros.

Como ficar com a postura correta para dirigir?

  1. Cuidados com a região lombar: Para evitar esse tipo de problema deve-se apoiar toda a coluna no encosto. Tenha a consciência que dirigir com objetos no bolso traseiro também é muito prejudicial, pois provoca um desnível na coluna.
  2. Cuidados com o pescoço: O motorista deve ter a consciência que a cabeça deve ficar no mesmo nível do encosto, para que o peso fique bem distribuído entre ele e a coluna. Os retrovisores também devem estar alinhados da forma correta para evitar movimentos indevidos do pescoço e da coluna.
  3. Mantenha a boa posição dos braços e pernas. Os pés devem estar com uma distância confortável dos pedais, com os joelhos e cotovelos levemente flexionados. Visando garantir conforto e praticidade nos movimentos. Se os braços ficarem altos, acarretará em dor muscular, tensão nos ombros e no pescoço.
  4. Cinto de segurança: A faixa superior do cinto deve estar no meio do ombro, para que em caso de um acidente, não haja risco de enforcar o motorista ou que ela escape do peito. Outra dica é: puxe a parte inferior do cinto para que não tenha folga sob o abdome, para que o mesmo fique justo, mas nunca apertado.

Conclusão:

É muito importante ter a consciência que os maus hábitos costumam ser um dos piores inimigos dos motoristas, portanto, se perceber alguma dessas falhas é essencial que corrija imediatamente. Essas atitudes  simples são eficazes e ajudam a evitar as lesões causadas pela má postura para dirigir. Procure sempre fazer as regulagens corretas e garanta mais segurança e saúde.

Esperamos ter contribuído para melhorar a sua postura enquanto dirige e promover uma vida mais saudável. Como é a sua postura para dirigir? Compartilhe conosco deixando um comentário.

Pneu careca: saiba os riscos de não trocá-lo

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.