Muitos motoristas se comportam dentro dos postos de combustível como se estivessem em uma extensão da via, mantendo as mesmas práticas usadas no trânsito. Esses locais, porém, merecem atenção redobrada. Neste post, você vai ver dicas de segurança e cuidados no posto de combustível.
Cuidados no posto de combustível ao entrar e sair
Os pit stops nas competições automobilísticas são realizados rapidamente porque os veículos e a equipe são preparados para isso. Ainda assim, não são raros os casos de acidentes. Com veículos “comuns”, então, o motorista tem que ter ainda mais atenção. Esse cuidado deve ser redobrado antes da entrada e depois da saída do posto de combustível. Por isso, sinalize corretamente e fique atento aos outros veículos.
Direção
Dentro do posto de combustível há veículos, pedestres e material inflamável. Por isso, os motoristas devem transitar em velocidade baixa, estando atentos à movimentação de outros veículos e dos frentistas, além de sempre parar na faixa de segurança demarcada no chão, próximo às bombas.
Motor, celular e cigarro
O propulsor em funcionamento gera energia que pode causar um incêndio durante o abastecimento. Por isso, desligue o carro quando estiver no posto de combustível. Já o celular libera eletricidade estática, que pode inflamar os gases que são liberados das bombas junto com o combustível. Sobre a eletricidade estática, não há comprovação científica. Na dúvida, porém, alguns postos preferem proibir a utilização.
Já o cigarro, assim como fósforos e isqueiro, produz fogo. Em um ambiente com vários produtos altamente inflamáveis, isso representa um enorme perigo.
Combustível
Esses cuidados devem ser tomados a favor do seu veículo: abasteça somente em postos de grandes marcas, por serem mais confiáveis. Desconfie de grandes promoções ou descontos e evite postos “sem bandeira”. A qualidade do combustível adquirido vai interferir no desempenho do automóvel e no funcionamento de várias peças.
O condutor deve escolher o combustível adequado ao seu perfil, mas às vezes pode variar em casos de motor flex. Isso porque o etanol limpa o motor, enquanto a gasolina tem poder lubrificante. Para quem abastece com gasolina, uma dica é usar o combustível aditivado a cada cinco tanques. Os aditivos servem para limpar o sistema de alimentação do motor.
Checar itens do carro
Aproveite a parada no posto de combustível para dar atenção a outras partes do carro. A calibração dos pneus deve ser feita a cada 15 dias, com a pressão definida pelo fabricante. Além disso, verifique o nível do óleo do motor e da água do radiador, e complete o que for preciso. A maioria dos postos tem uma parte destinada à troca de óleo, caso necessário. Para verificar outros componentes, procure um mecânico de sua confiança.
Essas são algumas dicas de cuidados no posto de combustível. Dentro e fora deles, mantenha uma atenção difusa e pratique a direção defensiva para prevenir acidentes e evitar dor de cabeça. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.