Desempenho do carro: saiba como melhorar

desempenho do carro

Um veículo é um bem de consumo durável. Isso quer dizer que ele tem o objetivo de satisfazer uma necessidade humana, podendo ser utilizado por várias vezes e durante um longo período. Com o passar do tempo, porém, o desempenho vai piorando, a autonomia de combustível vai diminuindo e o motorista precisa tomar alguma atitude para reverter esse desgaste. Por outro lado, mesmo alguns condutores de automóveis em perfeito estado têm o desejo de aumentar a potência do veículo, buscando soluções simples e práticas. Neste post, vamos dar algumas dicas sobre como melhorar o desempenho do carro. Confira:

Tenha um veículo adequado ao seu perfil

Alguns motores automotivos (os de 16 válvulas, por exemplo) só entregam desempenho máximo quando trabalham em altas rotações por minuto (RPM). Esses motores, em contrapartida, apresentam um desempenho bem fraco em baixas rotações. Dessa forma, os veículos equipados com esse motor não são indicados para rodar dentro do perímetro urbano.

Já os motores de 8 válvulas, por exemplo, apresentam características opostas. Mais ágeis em rotações baixas, costumam apresentar baixo desempenho quando o motor trabalha em altas rotações. Por isso, não são indicados para quem tem o costume de dirigir em rodovias.

Antes de realizar qualquer modificação no comportamento do condutor ou no próprio veículo, é preciso saber se o carro está de acordo com a forma de uso empregada. Além disso, é preciso saber quais modificações são permitidas por lei.

Elimine o peso e aumente o desempenho do carro

Além de aumentar o consumo de combustível, carregar peso desnecessário no carro compromete a potência original. Isso porque, mais pesado, o carro precisa de mais força para se locomover, e consequentemente mais combustível. A estimativa é de que 45 quilos a mais no veículo podem aumentar em até 2% o consumo de combustível. Já grandes reduções, como 100 quilos, podem ser responsáveis por 10 cavalos a mais de potência.

Powered by Rock Convert

Por isso, reduza ao máximo o peso do veículo, tirando lixo, roupas, objetos e tudo o que não for mesmo importante para estar ali. Preste também atenção ao tanque de combustível: quanto mais cheio, mais pesado. Só não deixe o nível chegar na reserva.

Aumente a entrada de ar

O ar é fundamental para resfriar o motor e propiciar a queima de combustível. Esses são processos fundamentais para a locomoção de um veículo. Quanto mais ar, maior o resfriamento e a combustão, o que vão resultar em mais desempenho.

Esse aumento pode ser feito com a troca do filtro de ar do carro. O aumento de potência pode ser de até dois cavalos. Já para um aumento mais expressivo, o sistema de caixa e filtro de ar podem ser substituídos por um kit de admissão direta. Assim, a entrada de ar pode ser até 40% maior, resultando em até 15 cavalos a mais de potência do motor.

Cuide do seu carro

A melhor forma de garantir o perfeito funcionamento do veículo é fazendo manutenções preventivas. Esse procedimento impede falhas nos equipamentos e a queda de desempenho do automóvel, evitando prejuízos e problemas desnecessários. Além disso, é muito importante ficar atento às informações e instruções contidas no manual do veículo, como a correta calibração dos pneus e o tipo de combustível a ser utilizado.

Essas são algumas dicas para melhorar o desempenho do carro. Você tem alguma dúvida ou sugestão sobre esse tema? Comente abaixo.

Tuning: saiba quais modificações são permitidas por lei

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco