Gestão de frotas: Dicas para reduzir custos

gestão de frotas

Diminuir os gastos de uma empresa é indispensável e deve fazer parte de todo planejamento de um negócio. Muitos empresários enfrentam problemas com os custos altos para manter uma frota de veículos, tornando o trabalho da gestão de frotas primordial. É preciso ter muita atenção com os valores empregados para não comprometer e acabar prejudicando a programação financeira da empresa.

Existem diversos métodos para controlar e evitar os gastos de dinheiro com custos desnecessários em uma frota de veículos. Neste post iremos pontuar alguns deles e falar sobre a importância de empregá-los em uma empresa para reduzir os custos.

O que é gestão de frotas?

A gestão de frotas é muito importante para manter a excelência dos serviços oferecidos pela empresa. Ela controla todas as questões técnicas e supervisiona as condições dos veículos. Também é responsável pela supervisão dos motoristas e encarregados que trabalham no setor. Para o funcionamento adequado é essencial o trabalho de um bom gestor.

O profissional precisa ser extremamente organizado e conhecer todas as particularidades dos veículos, como: consumo de combustível, manutenção, características dos pneus utilizados, documentação e outros fatores que estiverem envolvidos com os veículos da empresa.

Como reduzir custos com a gestão de frotas?

Reduzir os custos operacionais é indispensável para as empresas. Com a gestão de frotas é possível fazer isso sem alterar a qualidade nos serviços prestados. Existem diversas dicas que podem ser aplicadas para diminuir os gastos na frota. Confira algumas delas:

– Manutenções preventivas

Cuidar dos veículos pode ajudar a prevenir danos maiores e inesperados. A manutenção preventiva possibilita o controle das peças e a identificação de problemas em estágios iniciais. Dessa maneira os reparos podem ser feitos sem comprometer a produtividade da frota e os problemas são resolvidos antes de tomarem proporções maiores.

telemetriaPowered by Rock Convert

– Controle de combustível

O responsável pela gestão de frotas deve controlar os níveis de consumo de combustível evitando que desperdícios sejam cometidos. Escolher corretamente os fornecedores de combustível também é primordial. Quando possível, ele negocia e fecha o fornecimento diretamente com algumas redes de distribuição, pois isso pode gerar facilidades no pagamento e até mesmo descontos.

– Cuidado com os pneus

Os pneus estão entre as peças que representam os maiores custos na gestão de frotas. É muito importante ter atenção especial com esses itens. Eles devem estar sempre com a calibragem adequada e os motoristas devem evitar derrapagens e frenagens bruscas. O gestor precisa ficar atento ao excesso de peso carregado, evitando sobrecargas, pois elas diminuem sua vida útil.

– Alinhamento das tarefas

Os processos internos também são fatores que podem aumentar os custos com a frota. O gestor deve mapear todas as etapas e identificar quais delas podem ser modificadas para evitar desperdícios. Algumas delas podem ser até mesmo eliminadas, ajudando a tornar as fases do trabalho mais rápidas. Isso reduz os custos e aumenta a produtividade.

– Qualificação dos motoristas

Investir em treinamentos para os motoristas gera um retorno a longo prazo. É importante conscientizar os profissionais sobre as medidas corretas da utilização dos veículos, proporcionando uma condução consciente. Realizando capacitações e treinamentos, a equipe entenderá a importância do seu papel na redução de custo e os benefícios que serão gerados para a empresa.

– Monitoramento e rastreamento veicular

Muitas dessas dicas apresentadas para diminuir os custos são solucionadas com um sistema de rastreamento veicular. Com ele é feito o monitoramento das trajetórias dos veículos e são disponibilizadas informações sobre velocidade, tempo percorrido, localização e outros. Com esses dados é possível fazer análises de consumo de combustível, rotas, tempo de locomoção e outras informações que são fundamentais para a gestão de frotas. Também é possível acompanhar trajetórias e evitar os gastos desnecessários com logística, desvios e outros imprevistos que possam acontecer.

A gestão de frotas é a solução para diminuir os custos de uma empresa. Ter uma equipe consciente e a ajuda da tecnologia é muito importante para desenvolver o trabalho de forma produtiva. Monitorar os veículos é peça chave para o gestor obter sucesso. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco